Buscar

1. Direito Penal II - Resumo. AÇÃO PENAL: INTRODUÇÃO, ESPÉCIES, REPRESENTAÇÃO CRIMINAL E REQUISIÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA. Qual é a definição de a...

1. Direito Penal II - Resumo. AÇÃO PENAL: INTRODUÇÃO, ESPÉCIES, REPRESENTAÇÃO CRIMINAL E REQUISIÇÃO DO MINISTRO DA JUSTIÇA. Qual é a definição de ação penal? Quais são as espécies de ação penal? O que é a ação penal pública incondicionada? E a ação penal pública condicionada?

A ação penal é o direito de invocar a prestação jurisdicional, ou seja, o direito de requerer em juízo a reparação de um direito violado.
As espécies de ação penal são: ação penal pública incondicionada, ação penal pública condicionada, ação penal privada exclusiva e ação penal privada subsidiária da pública.
A ação penal pública incondicionada é aquela em que o Ministério Público não precisa de autorização ou manifestação de vontade de quem quer que seja para iniciar a ação.
A ação penal pública condicionada é aquela em que é necessário que haja representação do ofendido ou de quem tenha qualidade para representá-lo, ou, ainda, de requisição do Ministro da Justiça.

Essa pergunta também está no material:

Introdução à ação Penal - Resumo
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A ação penal é o direito de invocar a prestação jurisdicional, ou seja, o direito de requerer em juízo a reparação de um direito violado. As espécies de ação penal são: ação penal pública incondicionada, ação penal pública condicionada, ação penal privada exclusiva e ação penal privada subsidiária da pública. A ação penal pública incondicionada é aquela em que o Ministério Público não precisa de autorização ou manifestação de vontade de quem quer que seja para iniciar a ação. A ação penal pública condicionada é aquela em que é necessário que haja representação do ofendido ou de quem tenha qualidade para representá-lo, ou, ainda, de requisição do Ministro da Justiça.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais