Buscar

AV DIREITO PENAL 1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201409235767)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito às fontes do direito penal brasileiro, assinale a opção correta.
		
	 
	As fontes de cognição classificam-se em imediatas ¿ representadas pelas leis ¿ e mediatas ¿ representadas pelos costumes e princípios gerais do direito.
	
	As fontes materiais revelam o direito; as formais são as de onde emanam as normas, que, no ordenamento jurídico brasileiro, referem-se ao Estado.
	
	Na norma penal em branco ao avesso, o preceito secundário fica a cargo de norma complementar, que, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, pode ser legal ou infralegal.
	
	A analogia, método pelo qual se aplica a lei de algum caso semelhante ao que estiver sendo analisado, é classificada como fonte formal mediata do direito penal.
	
	O complemento da norma penal em branco considerada em sentido estrito provém da mesma fonte formal, ao passo que o da norma penal em branco considerada em sentido lato provém de fonte formal diversa.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408533643)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Edmar, utilizando-se de arma de fogo de uso permitido, por volta das 19h de uma sexta-feira, na esquina entre a Av. Paulista e Rua da Consolação, ruas de grande movimento no centro da capital paulista, aborda Luíza, mediante o emprego de grave ameaça, vindo a subtrair-lhe a bolsa com todos os seus pertences, e, ato contínuo, empreende fuga, sendo, todavia, preso em flagrante delito poucos minutos após a subtração. Do fato narrado, a conduta de Edmar, encontra-se descrita como incursa nos delitos de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Entretanto, como as condutas foram perpetradas no mesmo contexto fático-temporal, surge o denominado conflito aparente de normas. A partir desta premissa, com base nos estudos realizados sobre a Teoria da Norma Penal, assinale a alternativa correta acerca do princípio utilizado para fins de solução do referido conflito aparente de normas e consequente responsabilização penal da conduta de Edmar: Código Penal Roubo Art. 157. Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa. § 1° ----------------------------------------- § 2° A pena aumenta-se de um terço até metade: I - se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma; Lei n. 1086/2003 Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido Art. 14. Portar, deter, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição, de uso permitido, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
		
	 
	princípio da consunção ou absorção, haja vista o fato do porte ilegal de arma de fogo de uso permitido ter sido crime-meio para a realização da conduta de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo.
	
	princípio da especialidade, segundo o qual, norma especial afasta a incidência de norma geral, de modo a restar caracterizada a conduta de Edmar como incursa no art.157, §2º, I, do Código Penal.
	
	princípio da subsidiariedade, haja vista a conduta do porte ilegal de arma de fogo de uso permitido somente ser tipificada quando a conduta não tiver por finalidade a prática de outro delito, mais grave, neste caso, o roubo com o emprego de arma de fogo.
	
	princípio da especialidade, segundo o qual, norma especial afasta a incidência de norma geral, de modo a restar caracterizada a conduta de Edmar como incursa no art.14, da Lei n.10826/2003.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409489238)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Código Penal brasileiro adotou qual teoria para definir o local do crime?
		
	
	Teoria da ação mista
	
	Teoria do resultado objetivo
	
	Teoria da ação
	 
	Teoria mista ou da ubiquidade.
	
	Teoria do resultado
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409639751)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	¿Não se pode compreender a criminalidade se não se estuda a ação do sistema penal, que a define e reage contra ela, começando pelas normas abstratas até a ação das instâncias oficiais, e que, por isso, o status social de delinqüência pressupõe, necessariamente, o efeito da atividade das instâncias oficiais de controle social da delinqüência, enquanto não adquire esse status aquele que, apesar de ter realizado o mesmo comportamento punível, não é alcançado, todavia, pela ação daquelas instâncias¿. O parágrafo acima ratifica o posicionamento de qual autor:
		
	
	Emile Durkheim
	
	Edwin Sutherland
	
	Cesare Lombroso
	
	Marquês de Beccaria
	 
	Alessandro Baratta
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409354251)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2016. FAURGS. TJ-RS. Juiz de Direito Substituto) Sobre a aplicação dos elementos da teoria geral do delito, assinale a alternativa correta.
		
	
	A legítima defesa putativa própria caracteriza-se por uma intepretação equivocada do agente em relação às circunstâncias reais de uma determinada situação fática, fazendo-o acreditar que está sofrendo (ou na iminência de sofrer) uma agressão injusta, e seu reconhecimento tem como consequência legal o afastamento da ilicitude da conduta, ainda que tal equívoco interpretativo decorra de culpa do próprio agente.
	
	Quando reconhecido que a conduta delitiva decorre de coação irresistível ou do cumprimento de ordem de superior hierárquico não manifestamente ilegal, o agente que a praticou terá sua pena diminuída de um sexto a um terço.
	
	O erro quanto à pessoa e o erro na execução do crime fazem com que o agente responda pelos resultados típicos alcançados, não sendo levadas em consideração as condições e características das vítimas que efetivamente pretendia atingir.
	
	Reconhecida a intenção do coautor de participar de crime menos grave, o juiz deverá aplicar-lhe a pena em relação ao mesmo crime dos demais acusados, diminuindo-a, todavia, de um sexto até a metade.
	 
	Adamastor, tomado por ciúmes e agindo com animus necandi, desferiu três disparos de arma de fogo calibre .38 contra Bento, que atualmente namora sua ex-companheira Catarina. O primeiro tiro atingiu a região lateral esquerda do pescoço da vítima, enquanto os demais se alojaram na região inferior de sua perna esquerda, próximo ao joelho. Logo após os disparos, contudo, o próprio autor, assustado com o desfecho de sua ação, contatou o SAMU e o Hospital de Pronto Socorro, a fim de que a vítima fosse socorrida e recebesse atendimento médico de urgência, o que efetivamente veio a ocorrer em face do pronto atendimento de uma ambulância. Em que pese não ter corrido risco de vida, Bento recebeu alta médica após permanecer internado durante 45 dias. Pelo exposto, é correto tipificar a conduta de Adamastor como um crime de lesão corporal grave.

Outros materiais