objetiva   administração financeira e gerenciamento de capital 100
12 pág.

objetiva administração financeira e gerenciamento de capital 100

Pré-visualização3 páginas
Disciplina(s): Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
	
	
	
	
	
	
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal. 
Questão 1/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
O Ciclo de capital de giro é o período que a sua empresa leva entre comprar dos seus fornecedores e receber dos seus clientes.
A gestão do capital de giro, apesar de relativamente simples, requer atenção e cuidados, principalmente com a conversão em caixa, que, se não levada em conta pelo gestor, pode comprometer seriamente as finanças da empresa. Isso pode ocorrer, por exemplo, devido:
Nota: 10.0
	
	A
	Ao Ponto de Equilíbrio Operacional.
	
	B
	A empresa ter vendido muito a prazo, e ter que tirar dinheiro de seu próprio caixa para pagar fornecedores, impostos e outras despesas, uma vez que ainda não recebeu o dinheiro das vendas efetuadas.
Você acertou!
Um bom exemplo da gestão do ciclo de capital de giro pode ser: Ganhar prazo para o pagamento dos seus fornecedores e antecipar os recebimentos dos seus clientes. Este é o ideal!
Um problema comum no ciclo de capital de giro pode ser: Vender muito a prazo e ter que pagar os fornecedores antes de receber dos seus clientes.
 
Isso faria com que a sua empresa precisasse de dinheiro para financiar parte do período do ciclo de capital de giro. Este período é chamado de período de conversão em caixa.
 
O grande ponto da gestão do capital de giro é não deixar que falte capital para o fechamento do ciclo e, quando preciso, manter a necessidade de capital de giro a menor possível.
 
A grande dica de gestão é: receber dos seus clientes antes de pagar os seus fornecedores.
 
A necessidade de capital de giro da sua empresa pode variar dependendo da quantidade de vendas e das mudanças nos prazos de pagamento dos seus fornecedores, por isso, é preciso acompanhar sempre de perto o ciclo de capital de giro.
 
Saber trabalhar com o ciclo do capital de giro pode ser uma grande jogada da sua empresa. Já o contrário, pode arruinar boas oportunidades de negócio. Base teórica: aula 4 págs. 3 e 4
	
	C
	À conversão da moeda corrente que deve ser feita pela empresa, se esta visa o mercado internacional.
	
	D
	Á queda das aplicações financeiras que a empresa possa ter em bolsas de valores e outros mercados financeiros.
	
	E
	Nenhuma das alternativas.
Questão 2/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
A função financeira nas empresas é o conjunto de atividades ligadas à gestão dos recursos financeiros e dos fundos movimentados por todas as áreas da corporação.
Nas alternativas abaixo indique o item que contempla as principais responsabilidades do setor financeiro da empresa.
Nota: 10.0
	
	A
	Obtenção dos recursos necessários às atividades da empresa e Formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses recursos.
Você acertou!
A função financeira nas empresas é o conjunto de atividades ligadas à gestão dos fundos movimentados por todas as áreas, com duas principais responsabilidades:
- Obtenção dos recursos necessários às atividades.
- Formulação de uma estratégia voltada para a otimização do uso desses recursos. Base teórica: cap 1, pág. 42
	
	B
	De forma geral a função financeira é operar o contas a pagar e o contas a receber.
	
	C
	Gerenciar todos os colaboradores que trabalham no setor de finanças da empresa.
	
	D
	Gerenciar os colaboradores, o contas a pagar e o contas a receber
	
	E
	Demonstrar por meio de resultados a importância do setor financeiro para a direção da empresa e a necessidade de ter mais recursos para este setor.
Questão 3/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Sabemos que na Administração Financeira a parte de Custos é de importância fundamental. Sabemos também que não se trata de uma ciência simplesmente exata, onde questões de bem-estar estão correlacionadas direta ou indiretamente.
Dessa maneira, analise as afirmativas que seguem e assinale a alternativa que, em termos de decisões administrativo-financeiras, causa, no longo prazo, menor impacto no resultado financeiro.
Afirmações:
I - Em termos de aumento dos lucros, é necessária uma revisão no quadro de pessoal. Nossos custos com recursos humanos estão muito altos.
II - Precisamos revisar nossas estratégias e investir em novos equipamentos, para desenvolvimento de produtos mais atuais.
III - Precisamos rever os processos de qualidade na fabricação dos produtos. É necessário que os custos com esterilização sejam reduzidos, uma vez que, estatisticamente estamos bem acima das margens mínimas de segurança.
IV - Existem muitos fornecedores da nossa matéria prima, e muitos deles ainda com melhor qualidade e preço competitivo. Isso nos trará uma boa redução de custos, apesar do trabalho de orçamento dos mesmos.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e IV apenas.
Você acertou!
Letra \u201cd\u201d => afirmativas II e IV apenas.
 
Justificativa: As alternativas I e III resultam em queda na qualidade, acima de tudo, do produto, causando uma redução dos lucros no longo prazo. As alternativas II e IV, apesar de exigirem um investimento ou desembolso inicial, possuem condições melhores de sustento.
(Rota de aprendizagem 1 - Aula 1)
	
	E
	Afirmativas I e II, apenas.
Questão 4/12 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital
Com a prática do escambo, tornou-se comum que as comunidades negociassem os gêneros que lhes eram excedentes por artigos que não produziam, mas que também eram necessários à sua sobrevivência.
Aos poucos o escambo foi ficando mais complexo e as primeiras dificuldades não tardaram a surgir. Nem sempre quem produzia milho, por exemplo, conseguia trocar seu excedente pela mercadoria que desejava, pois para isso, era sempre necessário que a outra parte estivesse disposta a adquirir esse cereal.
Dado o conceito de escambo, assinale a alternativa que apresenta corretamente a origem do dinheiro.
I.  Verificamos que o dinheiro foi desenvolvido para substituir o escambo devido ao fato de nem sempre as mercadorias serem divisíveis e também nem sempre quem produzia algo, conseguia trocar pela mercadoria que desejava.
II. O dinheiro foi inventado no século V a.C. por comerciantes como Marco Polo para viabilizar o comércio do império romano com o asiático na época de Genghis Kahn.
III. O dinheiro é uma mercadoria como todas as outras e que, por conta do seu caráter divisível e de sua essencialidade, tem um custo elevado para as empresas.
IV. Se não tivéssemos dinheiro, teríamos que realizar um grande número de trocas de mercadorias para ter acesso a bens imprescindíveis à nossa sobrevivência.
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	
	D
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
Aos poucos o escambo foi ficando mais complexo, e as primeiras dificuldades não tardaram a surgir. Nem sempre quem produzia milho, por exemplo, conseguia trocar seu excedente pela mercadoria que desejava, pois, para isso, era sempre necessário que a outra parte estivesse disposta a adquirir esse cereal. Outra grande dificuldade residia no fato de que as mercadorias em si, nem sempre eram divisíveis.
Para solucionar este problema, a humanidade inventou o dinheiro no século VII a.C.
O grande número de trocas que teríamos que realizar para ter acesso aos bens imprescindíveis à nossa sobrevivência que um mundo sem dinheiro, hoje, seria simplesmente impossível.
O dinheiro é uma mercadoria como todas as outras e que, por conta