Buscar

AVALIAÇAO ECONOMIA

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Em uma economia de mercado, nenhum agente econômico, indivíduo ou empresa, se preocupa em gerenciar o funcionamento do sistema de preços. Qual das alternativas a seguir corresponde a definição de Economia de Mercado, de acordo com o conteúdo estudado no livro didático da disciplina de Economia Brasileira.
Escolha uma:
a. É o setor econômico formado pelas indústrias criativas (o conjunto de atividades econômicas relacionadas a produção e distribuição de bens e serviços que utilizam a criatividade e as habilidades dos indivíduos ou grupos como insumos primários.)
b. É aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços.
c. É um ecossistema socioeconômico construído em torno do compartilhamento de recursos humanos, físicos e intelectuais. Compartilhar, emprestar, alugar e trocar substituem o verbo comprar no consumo colaborativo.
d. O sistema de economia de mercado é típico das economias capitalistas, em uma economia baseada na propriedade privada e na livre-iniciativa. Qual o conceito de economia de mercado está de acordo com o conteúdo estudado no livro didático da disciplina de Economia Brasileira. Sistema econômico e social predominante na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização. Neles, a economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres que dispõem apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, que são os proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir bens e serviços visando à obtenção de lucro.
Economia de Mercado é a base do capitalismo, livre iniciativa e a garantia da propriedade privada. O aluno irá encontrar a resposta e orientação no capítulo 5 do livro Didático de Economia Brasileira, pagina 85, onde está registrado:O sistema de economia de mercado é típico das economias capitalistas, em uma economia baseada na propriedade privada e na livre-iniciativa. Qual o conceito de economia de mercado está de acordo com o conteúdo estudado no livro didático da disciplina de Economia Brasileira. Sistema econômico e social predominante na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização. Neles, a economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres que dispõem apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, que são os proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir bens e serviços visando à obtenção de lucro.
e. É uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente do bem que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário."
Feedback
A resposta correta é: O sistema de economia de mercado é típico das economias capitalistas, em uma economia baseada na propriedade privada e na livre-iniciativa. Qual o conceito de economia de mercado está de acordo com o conteúdo estudado no livro didático da disciplina de Economia Brasileira. Sistema econômico e social predominante na maioria dos países industrializados ou em fase de industrialização. Neles, a economia baseia-se na separação entre trabalhadores juridicamente livres que dispõem apenas da força de trabalho e a vendem em troca de salário, e capitalistas, que são os proprietários dos meios de produção e contratam os trabalhadores para produzir bens e serviços visando à obtenção de lucro..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Entre os fatores de produção destacamos o Capital ou Bens de Capital, de acordo com o conteúdo estudado em nosso livro da disciplina de Economia Brasileira, assinale a alternativa que corresponde a definição de Capital ou Bens de Capital:
Escolha uma:
a. Capital é tudo que tem valor econômico e está a disposição de uma instituição para que essa faça a distribuição dos dividendos à seus acionistas.
b. Pode ser definido como o conjunto de bens fabricados pelo homem e que não se destinam à satisfação das necessidades pelo consumo, mas que são utilizados no processo de produção de outros bens. O capital inclui todas as instalações, edifícios e todos os tipos de equipamentos que podem ser utilizados na produção de bens. Exemplos de capital são computadores, máquinas, usinas, estradas de ferro, instalações fabris, e todos os tipos de equipamento utilizados na fabricação de bens e serviços.
Capital é tudo aquilo é produzido ou fabricado não para o consumo direto, mas para ser utilizado na produção de bens e serviços que atenderão as necessidades individuais e coletivas. O aluno irá encontrar a resposta e orientação no capítulo 2 do livro Didático de Economia Brasileira, pagina 28, onde está registrado:Capital ou Bens de Capital pode ser definido como o conjunto de bens fabricados pelo homem e que não se destinam à satisfação das necessidades pelo consumo, mas que são utilizados no processo de produção de outros bens. O capital inclui todas as instalações, edifícios e todos os tipos de equipamentos que podem ser utilizados na produção de bens. Exemplos de capital são computadores, máquinas, usinas, estradas de ferro, instalações fabris, e todos os tipos de equipamento utilizados na fabricação de bens e serviços.
c. Capital pode ser definido como o conjunto de atividades econômicas que proporcionam ao país ou empresas públicas e privadas a disponibilidade de dinheiro em caixa, preferencialmente em dólares.
d. Pode ser definido como o dinheiro que aplicamos ou investimos em contas de poupança ou fundos de investimentos. É o valor original de nossos investimentos. Em alguns casos também usamos para designar as cidades mais importantes de um estado.
e. Capital é o dinheiro que uma empresa dispõe em caixa para investir em estoque, bens de capital são os estoques adquiridos pelas empresas.
Feedback
A resposta correta é: Pode ser definido como o conjunto de bens fabricados pelo homem e que não se destinam à satisfação das necessidades pelo consumo, mas que são utilizados no processo de produção de outros bens. O capital inclui todas as instalações, edifícios e todos os tipos de equipamentos que podem ser utilizados na produção de bens. Exemplos de capital são computadores, máquinas, usinas, estradas de ferro, instalações fabris, e todos os tipos de equipamento utilizados na fabricação de bens e serviços..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O que é Economia? A lista de definições é extensa, e é sempre difícil resumir em poucas palavras uma descrição exata de uma matéria, dando a perfeita ideia do que ela é. Dentre as definições de Economia apresentadas a seguir, qual está relacionada com os conceitos formais apresentados em nossos estudos?
Assinale a alternativa que está de acordo com o conteúdo estudado no livro didático da disciplina de Economia Brasileira.
Escolha uma:
a. Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem a utilização do dinheiro, empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las para consumo, agora e no futuro, entre diversas pessoas e grupos da sociedade. Elas analisam os custos e os benefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos
A Economia estuda basicamente desde os primórdios os fatores de produção a entender se RECURSOS NATURAIS + CAPITAL + MÃO DE OBRA = BENS E SERVIÇOS. O aluno irá encontrar a resposta e orientação no capítulo 1 do livro Didático de Economia Brasileira, pagina 9, onde está registrado:Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem a utilização do dinheiro, empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las paraconsumo, agora e no futuro, entre diversas pessoas e grupos da sociedade. Elas analisam os custos e os benefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos.
b. Economia é tudo aquilo que deixamos de desperdiçar de forma irresponsável, podendo ser a economia de dinheiro, materiais e serviços
c. Economia é o estudo da maneira pela qual os homens decidem normatizar as taxas de juros da economia e administrar o valor do dólar no mercado cambial, de forma a garantir um melhor desempenho na balança de pagamentos
d. Economia é o estudo da maneira pela qual as pessoas podem realizar seus gastos e compras de forma parcimoniosa, objetivando a economia de seu dinheiro
e. Economia é o estudo da maneira pela qual os homens decidem utilizar recursos financeiros e investimentos de forma a gerar um maior retorno financeiro
Feedback
A resposta correta é: Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem a utilização do dinheiro, empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las para consumo, agora e no futuro, entre diversas pessoas e grupos da sociedade. Elas analisam os custos e os benefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Plano de Metas proposto por JK tratava-se de um ambicioso conjunto de objetivos setoriais que constituiu a mais sólida decisão consciente em prol da industrialização na história econômica do país. Sobre o Plano de Metas proposto por JK, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A política econômica do Plano dava tratamento preferencial ao capital de terceiros
b. A política econômica do Plano dava tratamento preferencial ao capital estrangeiro
A política econômica do Plano dava tratamento preferencial ao capital estrangeiro. Financiava os gastos públicos e privados com expansão dos meios de pagamento e do crédito, via empréstimos do BNDE, bem como por meio de avais para a tomada de empréstimos no exterior.
c. A política econômica do Plano dava tratamento preferencial ao capital nacional
d. A política econômica do Plano dava tratamento preferencial ao capital público
e. A política econômica do Plano dava tratamento preferencial ao capital privado
Feedback
A resposta correta é: A política econômica do Plano dava tratamento preferencial ao capital estrangeiro.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando se completou a transição democrática, o Brasil estava imerso em uma crise econômica de grandes proporções, mas não se tinha clara ideia de sua gravidade. Sabia-se de sua existência desde o início da década, mas o diagnóstico de causas era impreciso e parcial. No entanto, tínhamos um aspecto mais aparente que era...
Escolha uma:
a. o alto nível de desemprego
b. a crise da dívida externa
Quando, no início de 1985, se completou a transição democrática, o Brasil estava imerso em uma crise econômica de grandes proporções, mas não se tinha clara ideia de sua gravidade. Sabia-se de sua existência desde o início da década, mas o diagnóstico de causas era impreciso e parcial. Só se percebia o aspecto mais aparente: a crise da dívida externa.
c. a taxa de juros elevada
d. a hiperinflação
e. a corrupção
Feedback
A resposta correta é: a crise da dívida externa.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A moratória mexicana de 1982 tornou ainda mais dramáticas as pressões sobre o balanço de pagamentos. O superávit comercial foi reduzido, em função de uma queda nas exportações. No entanto, as importações caíram, o que ocasionou...
Escolha uma:
a. Um aumento do impacto da queda das exportações sobre o déficit comercial
b. Um aumento do déficit comercial sobre o impacto da queda das exportações
c. Uma diminuição do impacto da queda das exportações sobre o déficit comercial
A moratória mexicana e a deterioração das contas externas brasileiras dificultaram o financiamento desse déficit, e as reservas líquidas do país se tornaram negativas em mais de US$ 2 bilhões.
d. Uma diminuição do déficit comercial sobre o impacto da queda das exportações
e. Uma diminuição do impacto da queda das exportações sobre a inflação
Feedback
A resposta correta é: Uma diminuição do impacto da queda das exportações sobre o déficit comercial.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A tomada do poder pelos militares, em 1964, pôs fim ao chamado populismo no país. Foi nesse contexto histórico que a economia brasileira predominantemente agroexportadora transformou-se em outra, de base urbano-industrial. Sobre os primeiros períodos da ditadura militar:
I. A prioridade inicial do novo governo foi a normalização das relações com os organismos financeiros internacionais.
II. Todas as ações buscavam uma integração maior com os países capitalistas desenvolvidos, especialmente os Estados Unidos.
III. O Brasil assumiu então uma posição de aprofundamento do modelo socialista, já hegemônico no país desde o Plano de Metas de JK.
IV. O resultado foi o aumento da internacionalização da economia brasileira com relação aos capitais externos e a consolidação da monopolização.
Assinale a alternativa que mostra a sequência correta em relação à veracidade das informações:
Escolha uma:
a. V-F-F-V
b. V-F-V-F
c. F-F-V-V
d. F-V-V-F
e. V-V-F-F
O aumento da dependência externa, que se refletiu, sobretudo, no enorme aumento da dívida externa do país, foi determinante para os rumos da economia brasileira.
Feedback
A resposta correta é: V-V-F-F.
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), embora fosse a resposta do governo militar à crise conjuntural da economia brasileira, também tinha o objetivo de superar o próprio subdesenvolvimento do país, eliminando os estrangulamentos estruturais de nossa economia. Sobre o II PND é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O grande incremento do endividamento externo levou alguns autores a classificar o período como de crescimento conduzido por financiamento externo
b. A maioria dos investimentos para crescimento industrial estava direcionada ao departamento da economia, produtor de bens de capital e bens intermediários
Era uma nova tentativa de articular a ação e os investimentos das empresas estatais com os investimentos da grande empresa privada nacional. Naquele momento de inflexão no crescimento econômico mundial, as empresas multinacionais estavam pouco interessadas em investimentos.
c. O crescimento da indústria de bens de consumo não duráveis manteve-se bem abaixo das taxas de crescimento dos outros setores
d. O capital externo que entrou no país sob a forma de empréstimos teria sido fundamental no financiamento desse crescimento
e. Eram caracterizados pela manutenção de altas taxas de crescimento por vários anos e refletiam o grande crescimento apresentado por toda a economia mundial nesse período
Feedback
A resposta correta é: A maioria dos investimentos para crescimento industrial estava direcionada ao departamento da economia, produtor de bens de capital e bens intermediários.
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
No final dos anos 70, foi adotado um conjunto de medidas priorizando ora o crescimento econômico, ora o combate à inflação. Essa foi a primeira fase do programa delfiniano. Quais das medidas abaixo, estão entre as medidas destinadas a garantir a continuidade da expansão econômica?
I. Desvalorização cambial com vistas a estimular as exportações;
II. Aumento do Imposto de Renda sobre remessas de lucros para o exterior
III. Maiores facilidades de crédito para a compra de bens de consumo duráveis;
IV. Redução do crédito para a capitalização das empresas;
V. Menos estímulos creditícios à agricultura;
VI. Menos incentivos à exportação;
VII. Redução dos custos financeiros para o financiamento de bens de consumo duráveis
Escolha uma:
a. I, III e VII
b. III, IV e VII
c. I, II e V
Entre as medidas destinadas agarantir a continuidade da expansão econômica, destacam-se: Desvalorização cambial de 30% com vistas a estimular as exportações; Redução do Imposto de Renda sobre remessas de lucros para o exterior de 12,5% para 1,5%, objetivando estimular a entrada de capital estrangeiro sob a forma de empréstimos; Criação de um imposto sobre as exportações agrícolas beneficiadas pela desvalorização cambial a fim de transferir esses recursos para outros setores; Maiores facilidades de crédito para a compra de bens de consumo duráveis; Ampliação do crédito para a capitalização das empresas; Implementação de um programa de reativação da construção civil; Maiores estímulos creditícios à agricultura; Maiores incentivos à exportação; Redução dos custos financeiros para o financiamento de bens de consumo duráveis (redução do IOF e liberação do limite de crédito).
d. III, IV e V
e. I, IV e VI
Feedback
A resposta correta é: I, III e VII.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A crise da dívida externa brasileira nos anos 1980 foi decorrência direta do processo de inserção internacional do país. Embora tenha se destacado pela sua magnitude e duração, essa crise foi tão-somente mais uma crise cambial que atingiu a economia brasileira. Os problemas da nossa economia estão sempre associados, direta ou indiretamente, às crises cambiais. Sobre a crise da dívida externa, analise as seguintes afirmações:
A redução do endividamento foi acelerada a partir do milagre econômico, supostamente financiado pela entrada de recursos externos.
PORQUE;
Os dados sobre a evolução da dívida externa do Brasil não deixam dúvidas quanto à importância dos fatores externos na explicação para a escalada do endividamento.
A esse respeito, conclui-se que:
Escolha uma:
a. as duas afirmações são falsas
b. a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
c. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
d. a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
O aumento do endividamento foi acelerado a partir do milagre econômico, supostamente financiado pela entrada de recursos externos. A partir do primeiro choque do petróleo e durante o período de implantação do II PND, o endividamento aumentou devido ao financiamento dos déficits em transações correntes do país.
e. as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
Feedback
A resposta correta é: a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando