Buscar

Uso da Comunicação e das Teorias sociais na elaboração das relações entre os homens e seu meio (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PISCOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Uso da Comunicação e das Teorias sociais na elaboração das relações entre os homens e seu meio
Falarmos sobre a representação social do ambiente é falar também da influência acarretada pelo ambiente que nos circunda, já que as representações sociais são prescritoras de comportamento e descrevem como esse interfere no ambiente.
Ao nos depararmos com as teorias relacionadas a psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento, esta nos mostra ser realmente necessário a interação do sujeito com o meio, pois a medida que consegue aprender diante de ensinamentos de forma coletiva, poderá fazer individualmente e é nessa perspectiva que se encontra os dois elementos.
Sendo assim, o pensamento acontece de fora para dentro e o sujeito não pode ser considerado apenas ativo, mas também interativo.
De acordo com Sá (1996):
O que permite uma distinção das representações sociais é o fato de serem vinculadas a inserções sociais específicas e determinadas práticas de comunicação socialmente definidas. As representações sociais possibilitam uma articulação entre os sistemas de comunicação e os sistemas de organização cognitiva.
Conforme Jovchelovitch (2000), as representações sociais são encontradas nas reuniões públicas, nos cafés, nas ruas, nos meios de comunicação, nas instituições sociais, enfim, no encontro público de atores sociais, nos espaços em que os sujeitos sociais se reúnem para falar e dar sentido ao cotidiano.
Há também muitas formas de interação como os instrumentos mediáticos, evidenciando que a aprendizagem e o desenvolvimento não acontecem somente através do contato físico, mas também através das ferramentas criadas pelo homem para esse fim, como vídeos, filmes, livros, etc.
Desta forma, essas práticas constituem o eixo entre os contextos ambiental e social, e evidenciam as relações da pessoa com o ambiente, que ocorrem de acordo com sua função social. 
Importante destacar que a inteligência humana é desenvolvida junto com a evolução da criança a partir de seu nascimento, logo após o primeiro contato com o novo mundo, onde começa a interagir com o meio e as pessoas mais próximas. Os primeiros sinais do saber são transferidos pela educação dos pais e familiares.
As representações sociais são fenômenos específicos que estão relacionados com um modo particular de compreender e de se comunicar um modo que cria tanto realidade quanto senso comum.
Sendo assim, o crescimento da inteligência surge muito mais por reorganizações mentais, com o intuito de assimilar maiores níveis de aprendizagem. Não podemos deixar de considerar, que o desenvolvimento ocorre de maneira empírica e reflexiva, pois há o pensamento das ações realizadas do mundo sobre ela e dela sobre o mundo. 
Com isso, infere-se que tratar as representações sociais significa abordar a própria construção da realidade, como universo em que se encontram indivíduos e grupos que se comunicam, se relacionam e consolidam o meio social em que vivem.
Portanto, a teoria social pode fornecer dados que abordam a forma em que a sociedade está se organizando e disseminando seus pensamentos, sendo possível entender as estruturas, os processos internos e as dinâmicas da lógica da produção e criação dos sentidos que dão sustentação a determinadas formas de conceber o mundo.
REFERÊNCIAS
Jovchelovitch, S. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil.Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Moser, G., Ratiu, E., & Vanssay, B. Pensar en el água: representaciones sociales, ideologías y prácticas: un modelo de las relaciones con el agua en diferentes contextos societales. Trayectorias, 2005.
Sá, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
Possibilidades de uso da teoria das representações sociais para os estudos pessoa-ambiente. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2011000100008. Acesso: 20 jul 2016.
 
A imagem abaixo demonstrando a Psicologia do Desenvolvimento, representa as mudanças que passamos ao longo de toda a vida, sendo que a ideia central é de que todos têm fases do desenvolvimento que são comuns, e de que cada uma estuda as mudanças que ocorrem no corpo, na inteligência, na memória, na cognição, na moral, nos sentimentos, na personalidade, no comportamento e no inconsciente.

Continue navegando