A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Apresentação do Projeto de Monografia

Pré-visualização | Página 1 de 1

AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM UTILIZADAS POR APRENDIZES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
SECRETARIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
CAMPUS AVANÇADO PREFEITO WALTER DE SÁ LEITÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
GEONARA NASCIMENTO SILVA
A leitura não é apenas decodificar sinais ou o que está escrito, é uma comunicação social, que permite o crescimento e compreensão pessoal. Para Kleiman (2004, p.12) é “um processo psicológico em que o leitor utiliza diversas estratégias baseadas no seu conhecimento lingüístico, sociocultural, enciclopédico”. Todavia, é visível o desinteresse de alunos por leitura em Língua Estrangeira visto que dentre muitos fatores desse acontecimento estão: a seleção do material à forma como ele é trabalhado em sala.
É comum de um aluno de língua estrangeira [...] não ter muito interesse em estudar um idioma diferente do seu. Uma grande parte dos alunos desinteressados costuma dar sempre a mesma desculpa: “Para que eu vou estudar outro idioma se eu nunca vou sair do Brasil?” (JOSÉ, (2011, p. 190)
Introdução
Seguindo esse pensamento o presente projeto de pesquisa propõe analisar e propor estratégias que possibilitem uma interação: professor-aluno, aluno-aluno e, principalmente, aluno-leitura, buscando facilitar e garantir um melhor desempenho dos alunos na compreensão textual e formação de novas opiniões.
Como o uso de estratégias e dicas em uma proposta de leitura pode ajudar na compreensão e desenvolvimento da competência leitora de alunos de 1º ano do Ensino Médio?
Delimitação do tema
Sugerir uma proposta interativa de leitura em sala de aula para desenvolver tanto a competência leitora como articular as demais habilidades dos alunos com o intuito de fornecer e explanar as informações prévias dos mesmos, fazendo com que a participação seja mais ativa, participativa e compreensiva nas aulas de Língua Inglesa.
Objetivos Geral e Específicos
BRASIL, MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Estrangeira – 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1998.
FIRAK, E. Estratégias de leitura para o ensino médio, aplicadas a textos jornalísticos. 
JOSÉ, E. S. de S. A necessidade de despertar nos alunos interesse pelo estudo de Língua Inglesa nos dias atuais. Letras Escreve – Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras-UNIFAP. Vol. 1 - Nº 11. Amapá. Jan. a Jun de 2011. Disponível em: <http://periodicos.unifap.br/index.php/ letras/article/viewFile/221/n1saojose.pdf.> Acesso em: 21 out. 2012.
REFERENCIAS:
LIMA, R. D. Perguntas de compreensão de leitura nas provas de inglês do vestibular da UERN: uma análise crítica. (Monografia de graduação: Departamento de Letras/Língua Inglesa/CAWSL) – UERN, 2006.
NETO, F. B. C.. Crenças do professor sobre ensino aprendizagem de leitura em língua estrangeira na escola pública de ensino médio. (Monografia de graduação: Departamento de Letras/Língua Inglesa/CAWSL) – UERN, 2006.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. (6. ed.) – Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.