Buscar

HISTÓRIA SOCIA E ECONOMIC a contemporanea

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Leia o trecho de texto que segue:
“A história de como nasceu a Primeira Guerra Mundial precisa explicar as interações multilaterais entre cinco participantes autônomos de igual importância: Alemanha, Áustria-Hungria, França, Rússia e Grã-Bretanha; seis se acrescentarmos a Itália“.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CLARK, Christopher. Os sonâmbulos: como eclodiu a Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 26.
Os motivos que levaram a Alemanha e a Itália a entrarem em guerra no início do século XX contra os demais países têm suas bases na época da corrida expansionista. Tendo como referência o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Tanto a Alemanha quanto a Itália tardaram sua entrada na corrida expansionista em função do sistema feudal de produção.
	
	B
	O progresso econômico dessas nações estava atrelado às riquezas acumuladas pelas monarquias.
	
	C
	Tardiamente constituídas como Estados nacionais, Itália e Alemanha tardaram também a conquistar colônias.
“Dentre essas nações encontram-se Alemanha e Itália, que por se constituírem tardiamente como Estados nacionais, tiveram sua entrada no ‘jogo’ da conquista de novas colônias adiado. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 76)
	
	D
	A corrida expansionista transformou as colônias da Alemanha e da Itália em centros de decisões políticas e econômicas.
	
	E
	A política expansionista da França, representada por Napoleão Bonaparte, combinava princípios liberais e absolutistas de outros países e foi copiada pela Alemanha e Itália.
Questão 2/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Atente para o seguinte extrato de texto:
“O monarca representava o país e ser apresentado na imprensa a partir de sua esfera privada já era, em si, sinal de sua decadência política. Como dizia Etienne de la Boitie, com relação à Luiz XVI, ‘um monarca que foge – e que é percebido desta maneira – é, a cada dia, menos rei“.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHWARCZ, Lilia. Corrupção no Brasil império. In: AVRITZAER, Leonardo (et al.) (org.). Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 235.
Sobre o rei Luís XVI e, a partir do conteúdo apresentado no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, reflita sobre as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  (  ) O rei Luís XVI jurou cumprir a nova constituição e utilizou suas relações de influência para fazer valer os princípios constitucionais.
II. (  ) Com apoio secreto a uma parcela da nobreza que havia fugido, Luís XVI faz forte campanha contra a constituição.
III.(  ) Um grande movimento é organizado para  a fuga de Luís XVI  e de sua família para, a partir do exterior, o rei pudesse organizar a ofensiva.
IV. (  ) A tentativa de traição de Luís XVI, ao fugir do país, encontra apoio na população que dava apoio à monarquia.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F – V – V - V
	
	B
	V – V – F - F
	
	C
	F – V – V - F
As afirmativas II e III são verdadeiras: “Luís XVI, mesmo tendo jurado à Constituição, continuou buscando maneiras de reverter a situação. Secretamente e apoiado por uma parcela da nobreza que havia fugido para o exterior, fez uma forte campanha para que as monarquias vizinhas se organizassem, intervindo na França de forma a garantir seu retorno ao trono de maneira absoluta. Um movimento foi organizado para que Luís XVI e o restante de sua família fugissem de Paris para, no exterior, organizarem a ofensiva”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 34)
As afirmativas I e IV são falsas: “Luís XVI, mesmo tendo jurado a Constituição, continuou buscando maneiras de reverter à situação [...] a população francesa se enfurece e sai às ruas destruindo bustos e representações do poder real”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias p. 34-35)
	
	D
	F – V – F - V
	
	E
	V – F – V - F
Questão 3/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Considere a seguinte passagem de texto:
“As guerras da Indochina compreendem dois conflitos militares distintos, mas entrelaçados, que se desenrolaram ao longo de três décadas. A Guerra da Indochina (1946-1954) foi protagonizada pelo Vietminh, o movimento de libertação nacional do Vietnã, e pela França, potência colonial da Indochina. A Guerra do Vietnã (1960-1975) foi o conflito entre o Vietnã do Norte e seus aliados do Vietcong (comunistas sul-vietnamitas), de um lado, e os Estados Unidos e o Vietnã do Sul, de outro“.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGNOLI, Demétrio. Guerras da Indochina.  In: MAGNOLI, Demétrio (org). História das Guerras. São Paulo: Ed. Contexto, 2011. p.205.
A partir do apresentado na passagem de texto anterior e do conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as afirmativas a seguir. Na sequência, assinale aquela que descreve as etapas do conflito entre a França e a Indochina:
Nota: 10.0
	
	A
	Os franceses mudaram suas colônias para o Caribe; os Estados Unidos receberam apoio dos nazistas na França.
	
	B
	A França é invadida pelos nazistas e perde seu domínio na Indochina; acontece uma guerra entre Laos e Camboja.
	
	C
	A França é invadida pelos nazistas e perde seu domínio na Indochina; é deflagrada a guerra entre Vietnã do Sul e Vietnã do Norte.
Você acertou!
“A Indochina encontrava-se sob domínio francês desde 1887; quando em 1940 a França foi ocupada pelos nazistas o domínio sob a Indochina caiu. Em 1941 os japoneses ocuparam o território, [...] – que, como vimos, colaborou com os nazistas na França”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos diasp.271) [...] “Em 1955, Diem assumiu o poder por meio de um golpe de estado, tendo, para tanto, o apoio dos EUA. Estabelece-se, então, no Vietnã do Sul um governo impopular de caráter autoritário [...]”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p.272)
	
	D
	Os franceses ocupam a Indochina para fazer vinícolas; acontece a guerra entre Indochina e Indonésia.
	
	E
	França e Indochina fazem acordos comerciais; tem início a Guerra entre Vietnã do Sul e do Norte.
Questão 4/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Considere a seguinte citação:
“Somente, no início dos anos 70, com a eleição de Margaret Thatcher na Inglaterra e Ronald Reagan nos Estados Unidos, o neoliberalismo chegou ao poder, iniciando-se uma campanha em busca da hegemonia ideológica do mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de. Do liberalismo ao neoliberalismo: o itinerário de uma cosmovisão impenitente. 2ª.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p.51.
Considerando a citação anterior e o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a mudança realizada na Inglaterra, durante a gestão de Margaret Thatcher e que está relacionada ao neoliberalismo:
Nota: 0.0
	
	A
	Criação do sindicato dos trabalhadores como política social.
	
	B
	Redução da desigualdade social com o crescimento econômico.
	
	C
	Redução do Estado para reduzir os impostos pagos.
“Assim, nos anos de 1980, na Inglaterra, Margaret Thatcher iniciou uma série de reformas econômicas que tinham o neoliberalismo como escopo teórico [...] Thatcher fez, ainda, alterações na legislação trabalhista, principalmente nos tópicos ligados aos sindicatos; o principal objetivo era a redução do tamanho do Estado, que, segundo os neoliberais, era consequência direta de sua política protecionista. Para eles, reduzir o tamanho do Estado significava também uma redução nosimpostos pagos”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 265)
	
	D
	Criação de novos empregos, garantindo seu alto índice.
	
	E
	Política de abertura para cidadãos cubanos.
Questão 5/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Considere a seguinte citação:
“O Congresso de Viena restabelece o princípio da restauração, ou seja, manda retornar ao trono os reis depostos por Napoleão durante suas guerras, voltando os Bourbons para a França; Luiz XVIII e Carlos X. [...] O Congresso de Viena vem, então, a transformar toda a política europeia como estou a comentar. A insurreição nacionalista vem na época a se formar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERRA, Dimas. Viagem. São Paulo: Biblioteca24horas, 2010. p. 192
Sobre o Congresso de Viena e considerando o conteúdo apresentado no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias sobre tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O Congresso de Viena teve, por objetivo, restabelecer o equilíbrio entre os países europeus.
II.O Congresso de Viena atuou no sentido de atender aos interesses de todos os países envolvidos.
III.Sentimentos de nacionalidade, inspirados pela ideia de Estados independentes, passaram a fazer parte do cotidiano.
IV. O Congresso de Viena atuou na tentativa de deter a onda liberal vinda com o expansionismo napoleônico.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, III e IV.
Estão corretas as afirmativas I, III e IV: “o Congresso de Viena[...] teve por objetivo reestabelecer o equilíbrio entre os países europeus. [...] monarquias tradicionais europeias que tentavam deter a onda liberal que alcançava a Europa e as Américas. [...] O sentimento de nacionalidade por meio do qual se presumia que toda nação deveria possuir um Estado independente e livre do domínio estrangeiro passou a fazer parte do cotidiano dos indivíduos em vários locais“. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 77)
A afirmativa II está incorreta: “No entanto esse congresso atuou claramente em defesa dos interesses dos países que haviam se coligado para a derrota napoleônica”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 77)
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 6/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Leia o seguinte excerto de texto:
“Nacionalista, não quer dizer ser socialista
A minha posição é somente de humanista
Tiram onda de refinados, mas a miséria é grosseira
Não se espante quando ouvir uma testemunha verdadeira”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=wuCi4-036_I > Acesso em 22 set. 2016.
Ao longo do século XX, ocorreram muitas guerras e movimentos de independência de países na África e Ásia. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que apresenta uma característica comum desses processos de descolonização. Use, como referência para a sua resposta, o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias:
Nota: 0.0
	
	A
	A religião era o principal motivo pelo qual os países africanos lançavam-se em lutas pela independência.
	
	B
	A Organização das Nações Unidas (ONU) foi quem patrocinou as guerras entre metrópoles e suas colônias.
	
	C
	Os processos de independência estavam relacionados à adesão ao sistema capitalista com base em políticas neoliberais.
	
	D
	Os países asiáticos usaram a revolução cubana como exemplo para conquistar a independência.
	
	E
	A independência política e identitária foram estimuladas pela Carta da ONU.
“[...] a crise de 1929 repercutiu em todo o mundo e também chegou às colônias. O nacionalismo, uma das características marcantes no período, trouxe à tona nessas localidades o desejo de independência e a necessidade de rompimento dos laços com as metrópoles. Esse sentimento atingiu os países que ainda não haviam alcançado sua independência política, os quais, apoiados pela Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) documento em que se reconhecia o direito dos povos à autodeterminação, passaram a exigir que o documento assinado por muitas das nações que mantinham colônias sob seu domínio fosse respeitado”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 267-268)
Questão 7/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Leia o trecho de texto a seguir:
“Percebe-se que Stalingrado ofereceu a esses jovens generais promissores a ocasião de mostrar a exata dimensão de seu valor. Os êxitos que obtiveram determinaram sua futura ascensão no exército. [...] Em Stalingrado, o alto comando reuniu a nata dos generais soviéticos e esses homens iriam fazer jus à esperança que havia sido depositada neles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEUTH, Alexander. Stalingrado: o início do fim da Alemanha nazista. São Paulo: Contexto, 2015, p. 12.
Sobre a ofensiva sofrida pelo exército alemão e a partir do exposto no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as assertivas a seguir. Assinale a opção que contém a assertiva correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Os alemães avançaram sobre Moscou, mas a resistência do exército soviético, somada às condições climáticas, inviabilizou esse avanço.
“Os alemães avançaram e atacaram Moscou, entretanto, a resistência dos exércitos soviéticos, somados aos problemas climáticos – tornou o avanço impossível”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 155)
	
	B
	Hitler decidiu não invadir Stalingrado por sua posição estratégica, tanto do ponto de vista político quanto militar.
	
	C
	O comando alemão, em sintonia com Hitler, decidiu manter o ataque, mesmo com a resistência soviética.
	
	D
	Entre as estratégias do exército soviético, estava o ataque constante, sem recuos, deixando poucas chances aos alemães.
	
	E
	A rendição alemã se deu por negociações, a fim de não comprometer a invencibilidade do exército alemão.
Questão 8/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Considere o seguinte excerto de texto:
“Nesta atmosfera exaltada, venceu entre os deputados o ponto de vista de que, antes da redação de uma constituição, deveria ser proclamada uma Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Além de relacionar os princípios que deveriam nortear o texto constitucional, ela seria o manifesto revolucionário da nova França”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TRINDADE, José Damião de Lima. História social dos direitos humanos. São Paulo: Peirópolis, 2002. p. 53.
O excerto de texto acima trata da criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão durante o período da Revolução Francesa. Sobre essa declaração, analise as assertivas a seguir e, tomando como referência o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, assinale a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Fortemente influenciados pelos ideais tradicionais do período medieval, os deputados da Assembleia compuseram a declaração.
	
	B
	Alguns traços da declaração demarcam seu caráter burguês, especialmente a defesa da propriedade privada.
“Embora possa ser pensada como um grande avanço à época, não é possível deixar de perceber os traços tipicamente burgueses desse documento. Nele, tanto a propriedade privada, como a liberdade, a segurança e o direito de resistência à opressão são declarados como direitos naturais”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 32)
	
	C
	Por meio dessa declaração, o Estado passa a exercer os poderes antes exercidos pela monarquia.
	
	D
	Com essa declaração, é estabelecida a universalidade dos direitos, mas, nem todos se beneficiavam dela.
	
	E
	A propriedade privada torna-se um direito natural, assim como a liberdade e a resistência violenta à opressão.
Questão 9/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Observe o seguinte mapa:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente,ele está disponível em: <www.google.com.br/maps/>. Acesso em: 12 jul. 2016.
O mapa representa uma parcela do Oriente Médio, uma região que tem vivenciado diversos conflitos territoriais, principalmente o Iraque. Durante o período governado por Saddam Hussein, houve constante intervenção militar das forças armadas dos Estados Unidos naquele país. Tomando como referência o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que justifica a presença constante do exército norte-americano naquela região:
Nota: 0.0
	
	A
	A razão principal da presença do exército norte-americano diz respeito ao seu papel de mediador de conflitos religiosos.
	
	B
	Há um interesse declarado dos Estados Unidos em investir em pesquisas científicas naquela região.
	
	C
	A expansão do território poderia fazer do Iraque o país detentor de cerca de 50% das reservas mundiais de petróleo, ameaçando a economia mundial.
“ [...] a preocupação dos Estados Unidos e dos outros países era que, caso conseguisse seu intento, Saddam Hussein passasse a deter aproximadamente 50% das reservas mundiais de petróleo. Diante disso, os norte-americanos romperam relações diplomáticas com o Iraque e organizaram uma coalização militar contra Saddam Hussein”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 246-247)
	
	D
	O motivo maior foi de garantir a segurança local contra os soldados iranianos e, consequentemente, a garantir também a paz econômica.
	
	E
	A região é propícia para o desenvolvimento de táticas militares e foi utilizada como área de treinamento pelo exército norte-americano.
Questão 10/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Observe a imagem a seguir, feita pelo fotojornalista israelense Micha Bar-Am:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://goo.gl/3RIVIu/>. Acesso em: 11 jul 2016.
O holocausto foi um dos eventos mais violentos que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial. Sobre o povo judeu e tomando como referência o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O povo judeu foi o motivo que desencadeou a Segunda Guerra Mundial, por causa do território que ocupavam no Oriente Médio.
	
	B
	Os nazistas formavam um grupo de judeus que habitava a Alemanha, mas que negava sua origem judaica.
	
	C
	A mudança dos judeus para a Palestina, na época da Segunda Guerra Mundial, foi incentivada pelo governo alemão.
	
	D
	O sionismo era um movimento, desde o século XIX, que pretendia estabelecer um território no qual os judeus pudessem se reunir novamente.
“Já no final do século XIX ressurgiu o projeto de se constituir uma nação que possa servir de lar aos judeus espalhados pelo mundo. Theodor Herzl, um judeu austríaco, dá o nome de sionismo a esse movimento”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 217)
	
	E
	Os nazistas entraram em guerra com os judeus por motivos religiosos.
Conheça o novo AVA
 
Questão 1/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Observe a charge sobre a Operação Condor na década de 1970. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/eM8ksK/> Acesso em 15 jul. 2016.
A partir do conteúdo apresentado no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, sobre as ditaduras militares na América Latina, analise as alternativas a seguir e marque aquela que corresponde a três países latino-americanos envolvidos na Operação Condor:
Nota: 10.0
	
	A
	Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
Você acertou!
“A Operação Condor (como fica conhecido esse acordo de cooperação) atuou nos países do Cone Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai), principalmente na década de 1970”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p.208)
	
	B
	Argentina, Paraguai, Colômbia e Venezuela.
	
	C
	Brasil, Chile, Equador, Venezuela e Peru.
	
	D
	Argentina, Venezuela, Paraguai, Uruguai e Cuba.
	
	E
	Argentina, Brasil, Equador, Colômbia, Chile e Venezuela.
Questão 2/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Considere a seguinte citação:
“O Congresso de Viena restabelece o princípio da restauração, ou seja, manda retornar ao trono os reis depostos por Napoleão durante suas guerras, voltando os Bourbons para a França; Luiz XVIII e Carlos X. [...] O Congresso de Viena vem, então, a transformar toda a política europeia como estou a comentar. A insurreição nacionalista vem na época a se formar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERRA, Dimas. Viagem. São Paulo: Biblioteca24horas, 2010. p. 192
Sobre o Congresso de Viena e considerando o conteúdo apresentado no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias sobre tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O Congresso de Viena teve, por objetivo, restabelecer o equilíbrio entre os países europeus.
II.O Congresso de Viena atuou no sentido de atender aos interesses de todos os países envolvidos.
III.Sentimentos de nacionalidade, inspirados pela ideia de Estados independentes, passaram a fazer parte do cotidiano.
IV. O Congresso de Viena atuou na tentativa de deter a onda liberal vinda com o expansionismo napoleônico.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, III e IV.
Estão corretas as afirmativas I, III e IV: “o Congresso de Viena[...] teve por objetivo reestabelecer o equilíbrio entre os países europeus. [...] monarquias tradicionais europeias que tentavam deter a onda liberal que alcançava a Europa e as Américas. [...] O sentimento de nacionalidade por meio do qual se presumia que toda nação deveria possuir um Estado independente e livre do domínio estrangeiro passou a fazer parte do cotidiano dos indivíduos em vários locais“. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 77)
A afirmativa II está incorreta: “No entanto esse congresso atuou claramente em defesa dos interesses dos países que haviam se coligado para a derrota napoleônica”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 77)
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I e III.
	
	E
	I e IV.
Questão 3/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Considere a seguinte passagem de texto:
“As guerras da Indochina compreendem dois conflitos militares distintos, mas entrelaçados, que se desenrolaram ao longo de três décadas. A Guerra da Indochina (1946-1954) foi protagonizada pelo Vietminh, o movimento de libertação nacional do Vietnã, e pela França, potência colonial da Indochina. A Guerra do Vietnã (1960-1975) foi o conflito entre o Vietnã do Norte e seus aliados do Vietcong (comunistas sul-vietnamitas), de um lado, e os Estados Unidos e o Vietnã do Sul, de outro“.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGNOLI, Demétrio. Guerras da Indochina.  In: MAGNOLI, Demétrio (org). História das Guerras. São Paulo: Ed. Contexto, 2011. p.205.
A partir do apresentado na passagem de texto anterior e do conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as afirmativas a seguir. Na sequência, assinale aquela que descreve as etapas do conflito entre a França e a Indochina:
Nota: 0.0
	
	A
	Os franceses mudaram suas colônias para o Caribe; os Estados Unidos receberam apoio dos nazistas na França.
	
	B
	A França é invadida pelos nazistas e perde seu domínio na Indochina; acontece uma guerra entre Laos e Camboja.
	
	C
	A França é invadida pelos nazistas e perde seu domínio na Indochina; é deflagrada a guerra entre Vietnã do Sul e Vietnã do Norte.
“A Indochina encontrava-se sob domínio francês desde 1887; quando em 1940 a França foi ocupada pelos nazistas o domínio sob a Indochina caiu. Em 1941 os japoneses ocuparam o território, [...] – que, como vimos, colaborou com os nazistas na França”. (Livro-baseDa Revolução Francesa até nossos diasp.271) [...] “Em 1955, Diem assumiu o poder por meio de um golpe de estado, tendo, para tanto, o apoio dos EUA. Estabelece-se, então, no Vietnã do Sul um governo impopular de caráter autoritário [...]”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p.272)
	
	D
	Os franceses ocupam a Indochina para fazer vinícolas; acontece a guerra entre Indochina e Indonésia.
	
	E
	França e Indochina fazem acordos comerciais; tem início a Guerra entre Vietnã do Sul e do Norte.
Questão 4/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Leia o trecho de texto a seguir:
“Percebe-se que Stalingrado ofereceu a esses jovens generais promissores a ocasião de mostrar a exata dimensão de seu valor. Os êxitos que obtiveram determinaram sua futura ascensão no exército. [...] Em Stalingrado, o alto comando reuniu a nata dos generais soviéticos e esses homens iriam fazer jus à esperança que havia sido depositada neles”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEUTH, Alexander. Stalingrado: o início do fim da Alemanha nazista. São Paulo: Contexto, 2015, p. 12.
Sobre a ofensiva sofrida pelo exército alemão e a partir do exposto no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as assertivas a seguir. Assinale a opção que contém a assertiva correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Os alemães avançaram sobre Moscou, mas a resistência do exército soviético, somada às condições climáticas, inviabilizou esse avanço.
“Os alemães avançaram e atacaram Moscou, entretanto, a resistência dos exércitos soviéticos, somados aos problemas climáticos – tornou o avanço impossível”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 155)
	
	B
	Hitler decidiu não invadir Stalingrado por sua posição estratégica, tanto do ponto de vista político quanto militar.
	
	C
	O comando alemão, em sintonia com Hitler, decidiu manter o ataque, mesmo com a resistência soviética.
	
	D
	Entre as estratégias do exército soviético, estava o ataque constante, sem recuos, deixando poucas chances aos alemães.
	
	E
	A rendição alemã se deu por negociações, a fim de não comprometer a invencibilidade do exército alemão.
Questão 5/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No Risorgimento, Gramsci viu transformismo, cooptação, acordo pelo alto, exclusão das massas populares, ditadura sem hegemonia, e assim por diante. Para ele, todo o Risorgimento foi ‘revolução passiva’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, Marco A.; COUTINHO, Carlos N.; COMPARATO, Fábio K.; OLIVERIA, Francisco. Como pensar? Revista Lua Nova. São Paulo, n. 54, p. 87-132, 2001.
Sobre os movimentos nacionalistas na Itália no período conhecido como Risorgimento e, tendo como referência o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, é correto afirmar:
Nota: 0.0
	
	A
	Nos estados dominados pela Áustria houve pouca incidência de movimentos nacionalistas.
	
	B
	O movimento nacionalista italiano unificou trabalhadores, camponeses e mesmo a burguesia nacional.
“No caso italiano, as definições do Congresso de Viena haviam dividido a região da Itália em oito estados independentes, alguns deles dominados pela Áustria Nesse contexto   se acirraram movimentos nacionalistas de diversas matizes, envolvendo desde trabalhadores, campesinos, até a burguesia nacional. Esses movimentos foram chamados de Risorgimento e acompanhavam o cenário nacionalista que se desenhava na Europa à época”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 80)
	
	C
	O Congresso de Viena dividiu a Itália em oito estados, permitindo que cada um desenvolvesse sua ideia de nação.
	
	D
	O nacionalismo, como visto na Itália, era singular e diferente de outros movimentos europeus.
	
	E
	A fragmentação em torno da ideia de nação dava sinais de que a Itália não estava preparada para virar Estado.
Questão 6/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Leia o seguinte excerto de texto:
“Nacionalista, não quer dizer ser socialista
A minha posição é somente de humanista
Tiram onda de refinados, mas a miséria é grosseira
Não se espante quando ouvir uma testemunha verdadeira”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=wuCi4-036_I > Acesso em 22 set. 2016.
Ao longo do século XX, ocorreram muitas guerras e movimentos de independência de países na África e Ásia. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que apresenta uma característica comum desses processos de descolonização. Use, como referência para a sua resposta, o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias:
Nota: 0.0
	
	A
	A religião era o principal motivo pelo qual os países africanos lançavam-se em lutas pela independência.
	
	B
	A Organização das Nações Unidas (ONU) foi quem patrocinou as guerras entre metrópoles e suas colônias.
	
	C
	Os processos de independência estavam relacionados à adesão ao sistema capitalista com base em políticas neoliberais.
	
	D
	Os países asiáticos usaram a revolução cubana como exemplo para conquistar a independência.
	
	E
	A independência política e identitária foram estimuladas pela Carta da ONU.
“[...] a crise de 1929 repercutiu em todo o mundo e também chegou às colônias. O nacionalismo, uma das características marcantes no período, trouxe à tona nessas localidades o desejo de independência e a necessidade de rompimento dos laços com as metrópoles. Esse sentimento atingiu os países que ainda não haviam alcançado sua independência política, os quais, apoiados pela Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) documento em que se reconhecia o direito dos povos à autodeterminação, passaram a exigir que o documento assinado por muitas das nações que mantinham colônias sob seu domínio fosse respeitado”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 267-268)
Questão 7/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Leia o trecho de texto que segue:
“A história de como nasceu a Primeira Guerra Mundial precisa explicar as interações multilaterais entre cinco participantes autônomos de igual importância: Alemanha, Áustria-Hungria, França, Rússia e Grã-Bretanha; seis se acrescentarmos a Itália“.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CLARK, Christopher. Os sonâmbulos: como eclodiu a Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 26.
Os motivos que levaram a Alemanha e a Itália a entrarem em guerra no início do século XX contra os demais países têm suas bases na época da corrida expansionista. Tendo como referência o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que contém a afirmativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Tanto a Alemanha quanto a Itália tardaram sua entrada na corrida expansionista em função do sistema feudal de produção.
	
	B
	O progresso econômico dessas nações estava atrelado às riquezas acumuladas pelas monarquias.
	
	C
	Tardiamente constituídas como Estados nacionais, Itália e Alemanha tardaram também a conquistar colônias.
“Dentre essas nações encontram-se Alemanha e Itália, que por se constituírem tardiamente como Estados nacionais, tiveram sua entrada no ‘jogo’ da conquista de novas colônias adiado. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 76)
	
	D
	A corrida expansionista transformou as colônias da Alemanha e da Itália em centros de decisões políticas e econômicas.
	
	E
	A política expansionista da França, representada por Napoleão Bonaparte, combinava princípios liberais e absolutistas de outros países e foi copiada pela Alemanha e Itália.
Questão 8/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Leia o trecho de texto a seguir:
“Sob a fachada de autoridade absoluta, a monarquia francesa se baseava em uma complexa série de acordos tácitos entrea coroa e as elites sociais e políticas. Abaixo do rei e da família real, a sociedade francesa, como a de todos os antigos regimes do continente, dividia-se em uma hierarquia de ordens, conhecidas como estados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:PRICE, Munro A queda da monarquia francesa. Trad. Julio Guimarães. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 37.
Sobre as mudanças constitucionais de 1791 apresentadas no livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as afirmativas a seguir:
I. O voto ficou restrito à parcela da população que pudesse pagar o equivalente a três dias de salário
II. Poderiam concorrer aos cargos públicos todos os cidadãos, desde que comprovada a origem francesa.
III. O rei foi privado do controle do exército e não participava do processo de elaboração das leis.
IV. Mesmo não extirpando de vez os poderes do rei, a constituição atendia às demandas população.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e IV.
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e III.
as afirmativas I e III são corretas: “O voto ficou restrito a uma parcela da população: somente aqueles que pudessem pagar impostos equivalentes a três dias de salário teriam direito ao voto [...] o rei foi privado do controle do exército[...] ele próprio não exercia nenhuma interferência no processo de criação das leis”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 33)
As afirmativas II e IV são incorretas: “só poderiam ser eleitos candidatos aqueles que comprovassem possuir posses. [...] a Constituição estava longe de satisfazer as demandas da maior parte da população que havia participado ativamente do processo revolucionário, impossibilitando a identificação das massas com a forma de governar estabelecida”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 33)
Questão 9/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Considere a seguinte citação:
“Somente, no início dos anos 70, com a eleição de Margaret Thatcher na Inglaterra e Ronald Reagan nos Estados Unidos, o neoliberalismo chegou ao poder, iniciando-se uma campanha em busca da hegemonia ideológica do mundo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de. Do liberalismo ao neoliberalismo: o itinerário de uma cosmovisão impenitente. 2ª.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p.51.
Considerando a citação anterior e o conteúdo do livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a alternativa que apresenta a mudança realizada na Inglaterra, durante a gestão de Margaret Thatcher e que está relacionada ao neoliberalismo:
Nota: 0.0
	
	A
	Criação do sindicato dos trabalhadores como política social.
	
	B
	Redução da desigualdade social com o crescimento econômico.
	
	C
	Redução do Estado para reduzir os impostos pagos.
“Assim, nos anos de 1980, na Inglaterra, Margaret Thatcher iniciou uma série de reformas econômicas que tinham o neoliberalismo como escopo teórico [...] Thatcher fez, ainda, alterações na legislação trabalhista, principalmente nos tópicos ligados aos sindicatos; o principal objetivo era a redução do tamanho do Estado, que, segundo os neoliberais, era consequência direta de sua política protecionista. Para eles, reduzir o tamanho do Estado significava também uma redução nos impostos pagos”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p. 265)
	
	D
	Criação de novos empregos, garantindo seu alto índice.
	
	E
	Política de abertura para cidadãos cubanos.
Questão 10/10 - História Social e Econômica Contemporânea
Observe o mapa do canal de Suez:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://goo.gl/jHeU9B/> Acesso em20 jul. 2016.
A nacionalização do canal de Suez em 1956 causou tensão entre Egito e Israel e acabou por resultar na invasão do Egito por parte Israel. O Estado de Israel, por outro lado, não estava sozinho nessa empreitada. Que países se aliaram ao Estado de Israel no ataque ao Egito?  Assinale a alternativa que contém a resposta correta. Use como referência o livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias para dar a sua resposta:
Nota: 0.0
	
	A
	Inglaterra e França.
“Em 1956, o presidente recém-empossado do Egito, Gamal Abdel Nasser, nacionalizou o canal de Suez, fazendo com que Inglaterra, França e Israel se reunissem em uma operação internacional que visava à derrubada do governo egípcio. Assim, Israel invadiu o Egito e Inglaterra e França atacaram a zona do canal de Suez”. (Livro-base Da Revolução Francesa até nossos dias, p.220)
	
	B
	URSS e China.
	
	C
	Estados Unidos e Turquia.
	
	D
	Inglaterra e Itália.
	
	E
	França e Alemanha.
Conheça o novo AVA

Continue navegando