Buscar

REAÇÕES DE TRANSFERÊNCIAS DE ELÉTRONS

Prévia do material em texto

REAÇÕES DE TRANSFERÊNCIAS DE ELÉTRONS
Brunna Rodrigues, Letícia Gonçalves e Natália Correia 
Química Experimental I, 5T23, Turma B
Neste relatório reporta-se um estudo que consiste no estudo de reações de óxido-redução em que há troca de elétrons entre os elementos de modo que, quando ocorre perda de elétrons, a reação é chamada de reação de oxidação e quando há ganho de elétrons, é chamada de reação de redução. Denomina-se agente redutor o elemento que sofre oxidação e agente oxidante o que sofre redução.
MATERIAIS
Para a realização do experimento, foram utilizados: tubos de ensaio, estante de tubos, pipeta de Pasteur, solução de sulfato de cobre, nitrato de prata, fio de cobre, prego, solução de brometo (NaBr), solução de iodeto (KI), clorofórmio, água de cloro, solução de iodo, solução de clorato de potássio e NaOH (1 mol/L). 
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS
 O processo de execução experimental, consistiu em várias etapas, que serão abordadas a seguir, juntamente com as análises levantadas: 
Foi adicionado em um tubo de ensaio um pouco de solução de sulfato de cobre e depois, um prego previamente lixado. Após um tempo em observação, notou-se que houve a formação de precipitado de cobre e a cor azul permaneceu.
Oxidação (ânodo): 
Redução (cátodo):
Global: 
Adicionou-se solução de nitrato em um tubo de ensaio juntamente com um fio de cobre. Após um instante, foi observado a formação de cristais de prata em todo fio de cobre. 
Oxidação (ânodo): 
Redução (cátodo):
Global: 
Colocou-se novamente em um tubo de ensaio uma solução de nitrato de prata, porém, agora juntamente com um prego previamente lixado. Após algum tempo, foi observado a formação de um precipitado e a cor transparente.
Oxidação (ânodo): 
Redução (cátodo):
Global: 
Oxidação dos íons brometo e iodeto:
No primeiro tubo de ensaio, foi adicionado 20 gotas de solução de NaBr. No segundo, adicionou-se 20 gotas de solução de KI. E, no terceiro, adicionou-se 10 gotas de solução de NaBr e 10 gotas de solução de KI. Por fim, foi adicionado 1 Ml de clorofórmio e 10 gotas de água de cloro em cada tubo e posteriormente agitado e deixado em estado de observação.
A solução de NaBr é mais densa do que a mistura entre clorofórmio e água de cloro. Assim, observou-se uma solução bifásica, em que a solução de NaBr ficasse embaixo da mistura de clorofórmio e água de cloro.
O iodeto é solúvel em clorofórmio e é mais denso do que o cloro. Assim, também apresenta bifase e a parte violeta se trata do iodeto junto ao clorofórmio e a alaranjada, da água de cloro.
No terceiro tubo, também houve a formação de duas fases, sendo a violeta a parte mais densa formata pelo iodeto e clorofórmio, e a menos densa, alaranjada, formada por brometo e água de cloro.
Oxidação do iodo
Foi colocado em um tubo de ensaio 10 gotas de solução de iodo e 20 gotas de solução de clorato de potássio, juntamente com algumas gotas de NaOH 1 mol/L. Após agitar vigorosamente por um tempo e observar, foi notado a mudança de cor, em que primeiramente estava vermelho, depois alaranjado e por fim transparente.
A Figura 1 consiste nos resultados obtidos em cada etapa. 
	1.
	2.
	
	
	3.
	4.1.
	
	
	4.2.
	4.3.
	
	
	5.
	
Figura 1: Resultados experimentais.
Fonte: Autoras (2018). 
CONCLUSÃO
Com a análise dos resultados obtidos conclui-se que, as reações de óxido-redução acontecem mediante transferência de elétrons. Os agentes redutores são aqueles que perdem elétrons, já as substâncias que ganham elétrons são denominadas agentes oxidantes.
Observou-se a atividade de metais em reações de óxido-redução e verificou-se se tais reações eram espontâneas ou não, a partir do cálculo dos potenciais. 
Logo, obteve-se êxito no experimento, uma vez que fixou-se com a observação prática, os diversos conceitos sobre reações de óxido-redução.		
REFERÊNCIAS
INSTITUTO DE QUÍMICA. Apostila de Química Experimental. Universidade Federal de Goiás, 2018. 
PRINCÍPIOS DE QUÍMICA – Questionando a vida moderna e o meio ambiente, 3ª edição; Atkins, Peter e Jones, Loretta, 2002;

Continue navegando