Buscar

aed topo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESCOLA DE ENGENHARIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
TOPOGRAFIA APLICADA
MÉTODOS DE LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO 
COM A UTILIZAÇÃO DE RECEPTORES GNSS
ATIVIDADES EXTERNAS DA DISCIPLINA (AED)
Docente: Edson Nishi
Discente: Matheus Rodrigues da Silva
GOIÂNIA - GO
DEZ/2018
A AED será uma pesquisa bibliográfica (apresentação deverá ser impressa, formato A4) sobre os Métodos de Levantamento Topográfico com a Utilização de Receptores GNSS. Essa atividade deverá ser entregue no dia 05/12/18.
Levantamentos topográficos são definidos como aqueles que utilizam medições angulares, lineares e de desníveis obtidos através de, respectivamente, teodolitos, medidores eletrônicos de distâncias e níveis em suas diversas combinações e cálculos decorrentes e destinam-se a fornecer arcabouço de pontos diversos com coordenadas e altitudes para a utilização nos levantamentos que visam a determinação do perímetro e do georreferenciamento do imóvel.
Na realização dos levantamentos topográficos, os conceitos de definição de sistemas de referência, assim como campo de pontos de referência e campo de pontos-objeto devem ser entendidos e diferenciados pelos profissionais que realizam este tipo de levantamento. Uma poligonal, por exemplo, constitui um campo de pontos de referência sob a qual se pode determinar pontos de detalhes (pontos-objeto) e densificar uma dada região.
Além dos métodos tradicionais de georreferenciamento, ainda há a possibilidade do uso de um sistema de navegação por satélite que possui a capacidade de oferecer posicionamento em qualquer ponto da superfície terrestre, adota-se a nomenclatura de Sistema de Navegação Global por Satélite (Global Navigation Satellite System -GNSS).
Os receptores GNSS são utilizados na maioria dos levantamentos topográficos e/ou geodésicos e auxiliam para que ocorra um melhor rastreio das informações do local de interesse. É fundamental que o engenheiro cartográfico ou agrimensor encontre o receptor ideal para suprir todas as necessidades do dia a dia do seu trabalho, reduzindo custos e otimizando seu tempo.
Antes de falar sobre os receptores, é interessante falar a respeito de posicionamento. Posicionar um objeto significa determinar suas coordenadas em relação a um referencial específico. Para isso, essas coordenadas precisam ser determinadas utilizando algum tipo de informação, nesse caso, os satélites GNSS. Com esses satélites é possível obter a localização, o tempo e a velocidade de um receptor GPS que se encontra sobre o ponto de interesse.
Podemos classificar os receptores levando em consideração o comprimento de onda utilizado e as aplicações em 4 tipos sendo que algumas aplicações possíveis dos diferentes tipos de receptores são:
Receptor GNSS código C/A: Obtenção de coordenadas de pontos que não exigem acurácia, levantamento de área útil de lavouras, levantamento de dados para processos de licenciamento ambiental, uso automotivo, roteirização etc.
Receptor GNSS para SIG: Trabalhos que não exijam grande acurácia e que precisem do cadastramento de alguns dados. Entre estes dados podem estar, por exemplo, fotos para o caso de receptores que possuam câmera fotográfica integrada.
Receptores L1: Possibilitam a realização de trabalhos que exigem acurácia elevada, porém existe grande perda de tempo na obtenção de dados quando comparados a receptores L1/L2 acrescidos de RTK e da constelação GLONASS.  Também apresentam problemas para a obtenção de dados em locais de mata fechada.
Receptores L1/L2: Possibilitam a obtenção de todo tipo de coordenada. O problema é que são complexos possuindo diferentes métodos de obtenção de dados o que exige grande conhecimento técnico do profissional. Outro ponto fraco deste tipo de receptor gnss é o preço, pois custam, em média de R$ 60.000 a R$ 80.000 reais. 
Outro sim, a utilização de receptores GNSS acrescidos de sinal RTK possibilita a obtenção de dados com a acurácia exigida pela legislação para os principais trabalhos topográficos. Uma exceção é o levantamento de dados para locação de marcos geodésicos de apoio imediato para a qual deve ser utilizado o método estático.
Além disso, dominar o posicionamento pelo GNSS utilizando o receptor certo de acordo com a acurácia exigida possibilita a obtenção de dados com grande produtividade e grande segurança na realização dos trabalhos.
REFERÊNCIAS
ABNT. NBR-13.133 – Normas Técnicas para a Execução de Levantamentos Topográficos. 1994.
Espartel, L. Curso de Topografia. 9ª Edição. Editora Globo. Rio de Janeiro, RJ. 1987.
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDE). Norma Técnica para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). 2003.

Outros materiais