Buscar

Qual o papel da psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o papel da psicologia?
Quais suas abordagens?
 Vygotsky, pensador da psicologia social, da educação e da psicologia sócio-histórica.
Os fatores importantes da teoria de Vygotsky são: 
• Mediação: o conhecimento é adquirido através da interação com vários interlocutores, numa relação em que todos os envolvidos são ativos; 
• Linguagem: sistema simbólico de significados e significantes dos grupos humanos que favorece o intercâmbio social e o fenômeno do pensamento; 
• Cultura: universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real; 
• Processo de interiorização: que envolve um componente interno e outro externo e que sendo interpessoal se torna intrapessoal
A teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev SemenovichVygotsky (1896-1934). Procurando entender a estagnação em que a psicologia se encontrava no início do século XX, Vygotsky desenvolveu estudos que demonstravam a mediação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Procurando entender a estagnação em que a psicologia se encontrava no início do século XX, Vygotsky desenvolveu estudos que demonstravam a mediação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. 
três são os pilares dessa nova abordagem:
as funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral;
o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico;
a relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (OLIVEIRA, 1997, p. 23).
Sobre os conceitos de subjetividade e objetividade
Objetividade (filosofia) Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
 A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano. Este mundo interno é composto por emoções, sentimentos e pensamentos.Através da nossa subjetividade construímos um espaço relacional, ou seja, nos relacionamos com o"outro"
	dê a sua opinião sobre qual a importância do estudo da psicologia social.
Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica, formulado originalmente por Vygotsky, na década de 1920. Na explicitação mais difundida, a ZDP é descrita como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.  
O conceito de dialogismo foi elaborado pelo linguista russo Mikhail Bakhtin, que o explica como o mecanismo de interação textual muito comum na polifonia, processo no qual um texto revela a existência de outras obras em seu interior, as quais lhe causam inspiração ou algum influxo.
O dialogismo está presente tanto nas obras impressas como na própria leitura, esferas nas quais o discurso não é observado em um contexto de incomunicabilidade, mas sim em constante ação recíproca com textos semelhantes e/ou imediatos. Este elemento aparece quando se instaura um processo de recepção e percepção de um enunciado, que preenche um espaço pertencente igualmente ao locutor e ao locutário.
Psicologia social 
é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.[1]
O Papel Social é um conceito da sociologia que, de maneira geral, determina a função dos indivíduos na sociedade. Ele é produzido pelas interações sociais(processos de socialização) desenvolvidas as quais geram determinados comportamentos dos sujeitos de um grupo social
Grupo social é uma forma básica de associação entre seres humanos que estão mutuamente em interação. A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação.
DUAS OU OUTRAS PESSOAS SE INTERAGEM ENTRE SI.

Continue navegando