Buscar

RESENHA CRÍTICA CARDIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REABILITAÇÃO CARDÍACA COM ÊNFASE NO EXERCÍCIO
 DJALMA R. RICARDO E CLAUDIO GIL S. DE ARAÚJO
ARTIGO DE REVISÃO – RESENHA CRÍTICA
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a reabilitação cardiovascular é o somatório das atividades desenvolvidas para garantir aos pacientes as melhores condições físicas, com repercussão direta na melhora da qualidade de vida dos indivíduos. Também visa restabelecer as condições cardíacas e pulmonares, que é uma tarefa delicada e que traz efeitos altamente benéficos ao estado clínico do paciente quando monitorada e feita com prudência. Os objetivos mais específicos de uma reabilitação cardiovascular incluem tratamento eficiente e efetivo dos sintomas e modificação dos fatores de risco cardíaco, para prevenir o início e progressão da doença cardíaca tanto quanto possível (PRYOR e WEBBER, 1998).
 A chave para conseguir resultados benéficos dos exercícios nos vários sistemas do organismo é o planejamento e implementação de um programa de exercício aeróbico em termos de intensidade, duração e frequência. O treinamento aeróbico deve proporcionar uma sobrecarga cardiovascular suficientemente capaz de estimular aumentos no volume de ejeção e no débito cardíaco. Essa sobrecarga circulatória central deve ser realizada exercitando os grupos musculares específicos para determinado desporto de forma a aprimorar sua circulação local (O’SULLIVAN e SCHMITZ, 1993). O estudo em questão teve a contribuição de recentes e renomados estudos publicados internacionalmente, com enfoque nos de ensaios clínicos selecionados e randomizados. 
Com base nos achados, observou-se que houve aumento significante na recuperação de coronariopatias com a realização da RCEE. Outros resultados encontrados foram a diminuição dos fatores ao que se refere à mortalidade total, mortalidade cardíaca, reinfarto, revascularização miocárdica com implante arterial (RVM) e angioplastia coronariana transluminal percutânea (ACTP) e também colesterol total, LDL, HDL e triglicérides. Segundo ao que as evidências demonstradas nos estudos, a atividade física está totalmente relacionada com o sucesso do tratamento. Houve também a presença de limitações nos ensaios clínicos pelas incontáveis razões que podem influenciar nos resultados expostos. A revisão realizada confirma as vantagens que a RCEE pode trazer aos pacientes portadores de coronariopatias, pois contribuem na diminuição das ocorrências de outros eventos coronarianos posteriores. Mas não são conclusivos tanto a qualidade de vida quanto os fatores modificáveis, apesar de haver uma ação propícia na promoção do método.

Continue navegando