Buscar

ativ01

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
ATIVIDADES DA AULA 1
1- Segundo Schultz (2002), os filósofos antigos estudavam os problemas
relacionados à natureza humana por meio da intuição e de suas limitadas
experiências. Após o século XX, surgiram novas teorias. Sobre as principais abordagens desse novo período de estudos, complete o quadro abaixo.
Abordagem / Escola
Descreva as principais características de cada Escola. 
Behaviorismo
É um ramo da Psicologia que estuda o comportamento e não a mente. Descreve e explica o comportamento sem recorrer aos esquemas mentais ou psicológicos. O ponto de partida desta teoria é o comportamento entendido como a interação indivíduo-ambiente, ou seja, a interação do homem com o ambiente.
Gestalt
 Evidencia a percepção. O que o indivíduo percebe e como percebe, são dados importantíssimos para se compreender o comportamento humano. A Gestalt postulava a ideia da necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. Na visão dos gestaltistas, o comportamento deve ser estudado em seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
Psicanálise
Foi introduzida por Freud e postula o inconsciente como objeto de estudo. A Psicanálise caracteriza- se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras, ou até mesmo pela imaginação, sonhos e associação livre.
ATIVIDADES DA AULA 2
1- O importante para a empresa, muitas vezes, é o grau de inteligência, competência e capacidade do trabalhador, questões como a saúde mental são pouco valorizadas. Levando em consideração o papel da psicologia organizacional, disserte sobre como deveria ser a relação do sujeito com o trabalho.
 
 Ao longo da vida percebemos que o trabalho tem uma grande importância no nosso dia a dia. Desde a adolescência já se começa a pensar em qual profissão seguir. Dentro desse desejo de uma profissão é possível observar que o trabalho tem um papel muito importante, pois é a atividade que nos leva a buscar nossa sobrevivência. É por meio do trabalho que alcançamos a realização pessoal, conhecemos várias pessoas e usamos toda nossa capacidade cognitiva: pensamentos, conhecimentos e informações, tornando nossa vida mais interessante. Dentro do campo de trabalho é muito importante o posicionamento. “quem sou eu? o que eu busco? O que eu desejo? O que a empresa tem a me oferecer?” 
 Para Papalia, o trabalho está entrelaçado com todos os aspectos do desenvolvimento, onde fatores cognitivos, físicos, sociais e emocionais afetam o tipo de trabalho que as pessoas fazem. Segundo Dejours, a organização do trabalho pode exercer sobre o homem uma ação específica que pode causar impacto no aparelho psíquico, ou seja, desencadear, em determinadas situações, sofrimentos atribuídos ao conflito entre a história individual do ser humano portadora de esperanças e de desejos, e uma organização que o ignora. As organizações de trabalho, ou um conjunto de pessoas, precisam ter suas ações coordenadas para atingir as metas e os objetivos que uma organização ou empresa almeja. É nesse sentido que a Psicologia organizacional desempenha um importante papel para o ambiente de trabalho e para a empresa, assim é possível afirmar que a psicologia organizacional tem um papel fundamental que é buscar um ajustamento do homem ao ambiente de trabalho.
 Com base no exposto é notável que a relação do sujeito com o trabalho deve ser uma adequação de bem estar geral, onde os indivíduos devem manter um bom relacionamento com o grupo de trabalho, para conseguir um bom desempenho para a empresa, levando em consideração todas as necessidades e vontades dos sujeitos.
2- Um dos principais objetivos dessa aula é conhecer as contribuições da Psicologia Organizacional. Disserte sobre essa psicologia apresentando sua contribuição para o ambiente profissional.
 
 Os objetos de estudo da psicologia organizacional são os comportamentos do homem na realização de suas atividades de trabalho e tem como objetivo alcançar a adequação dos indivíduos nas organizações com o intuito de promover um bem estar geral entre organização e colaboradores, bem como, estudar os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. A Psicologia Organizacional nos mostra que ao longo do processo de evolução do homem, sempre houve uma busca e uma necessidade de obter um melhor entendimento sobre a relação do homem com o trabalho. Essa psicologia proporciona a compreensão do comportamento humano dentro das organizações, e ajuda no encaminhamento de soluções interpessoais para a criação de um clima favorável à inovação e a produtividade. A Psicologia Organizacional atua mais especificamente, sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas. Geralmente, as principais áreas da psicologia organizacional analisam o trabalho e as condições em que este é executado e estão ligadas ao recrutamento e seleção de pessoal; treinamento e diagnóstico organizacional.
 O objetivo da psicologia na organização é dar suporte aos colaboradores no aspecto de trabalho em grupo, ajudando a ter flexibilidade, participar efetivamente na busca de resultados, agir criativamente e inovar processos e métodos organizacionais, proporcionando um melhor ambiente de trabalho. A Psicologia organizacional se preocupa também com o bem estar do indivíduo/funcionário, se ele está satisfeito com o ambiente de trabalho e se consegue “suportar” as “pressões” impostas pela empresa.
ATIVIDADES DA AULA 3
1- Para, Chiavenato (2000), liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana, utilizada para a consecução de um ou mais
objetivos específicos. Com base nessa aula responda as questões abaixo:
Descreva os tipos de líderes e de liderança apresentados na aula;
Existem três tipos de liderança: a democrática, a autoritária e a liberal.
Democrática: O líder conduz e orienta o grupo, incentivando a participação democrática das pessoas. O líder abre espaço para todos colocarem suas ideias e contribuições. Existe um consenso de definição de metas e métodos para atingir os objetivos da empresa. Esse líder passa confiança para o grupo mesmo que precise, num primeiro momento, direcionar e delegar.
Autoritária: O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo. É aquele líder que exerce certa pressão sobre o grupo, ele dirige o grupo centralizando todas as decisões nele. É ele que impõe os horários, as ideias, não abrindo espaço para que os membros do grupo possam contribuir. Essa atitude autoritária pode gerar no seu grupo alguns atos de rebeldia, pois alguns membros não estão preparados para serem coagidos.
Liberal: líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o à vontade e sem controle algum, permitindo que o grupo faça o que quiser. É aquele que é amigo de todo mundo, mas que não está preocupado com a coesão da equipe. Ele simplesmente “deixa as coisas acontecerem. Cada um faz o que quer e na hora que quiser, sem seguir nenhum critério ou direcionamento”. Esse líder não contribui de maneira satisfatória para a empresa, pois não define as estratégias da equipe e não direciona as ações. Isso causa no grupo uma tensão e cada indivíduo vai trabalhar do seu modo e do seu jeito, assim o serviço é realizado de forma inadequada e os objetivos da empresa não são alcançados.
Após ter lido sobre os estilos de liderança e identifique qual você acredita ser mais adequado para ser utilizado por um administrador de empresas.
O estilo de liderança mais adequado para ser usado por um administrador é o democrático, pois existe uma democracia dentro do grupo de trabalho. A comunicação é franca, espontânea e cordial e o trabalho acontece de maneira harmoniosa e produtiva, mesmo sem a presença do líder. Dentre as característicasda liderança democrática destacam se algumas: 
As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimuladas e assistidas pelo líder;
O grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento ao líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates;
A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolherem seus companheiros de trabalho;
O líder procura ser um membro normal do grupo em espírito. O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” nas críticas e elogios;
Todas essas características são fundamentais para uma boa organização da empresa e garantem um melhor resultado na hora de atingir a meta almejada pelo administrador.
...É por meio da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade
e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental
não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para
continuidade dos sistemas sociais.
Sebastião V. Nova
ATIVIDADES DA AULA 4
1- Segundo Braghirolli et al (2005), toda sociedade é formada por diferentes
grupos e organizações, assim atualmente o indivíduo faz parte de vários grupos
simultaneamente. Um dos temas preferidos pela psicologia social moderna é o estudo dos grupos.
Com base na afirmativa acima.
Disserte sobre as contribuições da Psicologia social para o trabalho em equipe.
 Segundo BOCK, a Psicologia social estuda as manifestações comportamentais apresentadas pela interação de um indivíduo com os outros, ou a simples expectativa dessa interação, descrevendo o indivíduo no conjunto de suas relações sociais. BOCK também acredita que a partir do ponto de vista do encontro social, a Psicologia social estuda: a interação social por meio das manifestações comportamentais desencadeadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação; a interdependência entre os indivíduos; o encontro social; a percepção social; a comunicação; as atitudes e as mudanças de atitudes; o processo de socialização, os grupos sociais e os papéis sociais. 
 Esse tipo de Psicologia estuda como as pessoas são influenciadas e como se influenciam umas as outras. Seu objeto de estudo é o inter-relacionamento, interpessoal. Apresenta a curiosidade de saber como as pessoas se comportam e se relacionam em grupo, qual contribuição cada indivíduo para que o processo de agrupamento aconteça de maneira satisfatória. Preocupa-se com os níveis de comunicação entre os colaboradores dentro da instituição. Acredita que o individuo consegue se desenvolver mais e ter uma saúde mental melhor quando participa de grupos.
 Utilizando se de suas técnicas a Psicologia Social identifica problemas e possíveis problemas dentro das instituições. É possível observar que existem pessoas com dificuldade de comunicação, o sentimento de competição que existe dentro das empresas faz com que as pessoas se “percam” dentro desse processo e passam a agir de maneira individualista, preocupando se apenas com ela e acaba esquecendo que a facilidade no ato de se comunicar com o outro (transmitindo o conhecimento) pode ser o diferencial para alcançar uma promoção, por exemplo. Por meio da psicologia social foi possível perceber que é mais fácil transmitir o conhecimento técnico do que modificar o comportamento humano.
 Explique como ocorre o Processo de Socialização.
“...É por meio da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para continuidade dos sistemas sociais.” (Sebastião V. Nova)
 A socialização, primeiramente, é um processo onde o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos e começa logo após o nascimento. Ao longo da vida o individuo irá participar de vários grupos e por isso terá que assumir diferentes papéis sociais, simultaneamente. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. É a integração do homem na sociedade. O homem, desde o nascimento, participa de vários grupos e adquire conhecimento que o torna um ser sociável.
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 1 a 4 por meio do portfólio 1
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 04-11-2016 
Porém, quem entregar as atividades de 1 a 4, no portfólio 1, até o dia , 24-10-2016 poderão corrigir as atividades caso esteja errada.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Continue navegando