Buscar

Prova 1 (Freud e Bion) 5º Semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relacione totem e complexo de édipo. Totem é o membro ancestral do cla, pode ser considerado, uma planta, um animal ou um fenômeno natural. Serve como guardião e protetor. Os integrantes do mesmo totem se tornam parentes sanguíneos e com isso não podem, matar destruir ou comer seu totem e nem cometer relações sexuais entre os membros do totem. Complexo de édipo pode ser definido como sentimentos hostis e amorosos em relação ao pai, corresponde a fase fálica e é vivido entre os 3 e 5 anos e revivido na adolesencia, onde é superado pela escolha de um objeto. No menino ele tem sentimentos amorosos em relação a mãe e quer ocupar o lugar do pai, então tem desejo de matar esse pai. A relação dos dois para Freud, é que os dois tem a mesma origem, tem a presença de sentimentos ambivalentes em relação ao pai. No totem existem os mandamentos que seriam a proibição de matar o tem e e casar com uma mulher do mesmo totem coincidem com os crimes cometidos por édipo. O sentimento de culpa que origina o totem está presente também no complexo de édipo, depois do menino desejar matar o pai, ele sente um sentimento de culpa e necessidade de reparação.
Em que consiste o mal estar na civilização? Freud fala que as pessoas para viverem em uma civilização, elas restringem suas pulsões agressivas e sexuais para manter a coesão, o que ocasiona um conflito entre o individuo e a sociedade. Conflito esse que se dá pelas exigências do super ego e o ego. Esse conflito causa raiva, frustração e vem acompanhada por um sentimento de culpa. Esse sentimento resultante inconscientemente, desse conflito está na origem do mal estar na civilização. Para convivermos bem precisamos abrir mão da nossa satisfação. 
Amor e ideal do ego nos grupos. O amor para freud é a única ligação capaz de superar os narcisismos individuais e o ódio entre as pessoas. Através do amor as pessoas renunciam de seus desejos individuais a favor do grupo se unem aos membros e ao líder. Quando o ideal do ego ele é o líder, ocupa o lugar do ego de cada individuo. Em um grupo as pessoas tendem a escolher um único e mesmo objeto para colocar no lugar do seu ideal do ego. O ideal do ego quando em caso de situação amorosa, é tao idealizado que o ego se entrega literalmente ao objeto, ele ocupa o lugar do ideal do ego.
Capacidade negativa, sem memoria, sem desejo e sem compreensão. A capacidade negativa se refere a capacidade do terapeuta, de suportar nao saber, suportar incertezas em uma situação analítica. Bion fala sobre a intuição, para ele o terapeuta deve ir sem memoria, sem desejo e sem compreensão. Ou seja ele deve evitar ir com uma memoria saturada de questões anteriores, nao deve desejar mais que o paciente, desejar algum tipo de tratamento e deve procurar nao compreender nada, deve se basear na intuição. 
Suposto de luta e fuga e posição esquizo-paranoide a posição de m. Klien a esquizo paranoide se refere ao inicio da relação do bebe com a mae, o bebe tende a fazer uma cisão do seio, em seio bom e seio mal. Seio bom é aquele que gratifica e seio mal é aquele que frusta, ele ataca o seio mal, arranha, morde e tem o sentimento de paranoia de ser atacado, de ser aniquilado. No suposto de Bion de luta e fuga, o grupo está direcionada para um inimigo, onde eles tem que fugir ou atacar esse inimigo. Existe a cisão entre os membros do grupo, tidos como bons e o inimigo de fora tido como ruim. E a cisão relacionada ao objeto, alguns membros do grupo a favor do objeto e outros contra. Formando assim subgrupos. No momento que o grupo ataca, ele tem sentimentos paranoides que vai ser atacado também. 
Porque a fonte de toda necessidade religiosa está ligada ao pai e não a mãe? Freud fala que o sentimento religioso está ligado a uma dependência infantil e a uma necessidade da figura paterna, que protege. É a forma que o individuo encontra para negar perigos do mundo exterior e de suprir alguma falta, algum vazio. Freud diz que isso é mais que um sentimento oceânico. o sentimento oceânico é aquele de plenitude e infinto de desejos, encontrada nas primeiras relações com a mae. 
Porque a identificação é a forma elementar de ligação afetiva do individuo com o grupo? Para psicanalise ela é considerada a expressão primeira de ligação afetiva com outra pessoa, através dela os indivíduos se ligam entre eles e com o líder, permitindo a coesão de grupo. É a revivescência das relações entre filhos e pai da horda primitiva.
Relação de sentimento de culpa e mal estar na civilização: a origem do mal estar na civilização é o sentimento de culpa inconsciente que é resultante do conflito entre super ego e ego travado entre o individuo e a sociedade. Esse conflito tem duas origens: angustia frente uma autoridade externa e angustia frente o super ego. Para poder viver em civilização, nós renunciamos dos nossos desejos individuais, restringimos pulsões sexuais e agressivas. 
Relacione totem a contemporaneidade: totem é o membro ancestral do clã, pode ser representado por um animal, planta ou fenômeno natural. Os membros do mesmo totem estão na obrigação de não matar, destruir ou comer seu totem e cometer relações sexuais entre os membros. Ele é originado através de um sentimento de culpa e necessidade de reconciliação. Temos o caso da Suzane que matou os pais para tomar seu poder e depois se converteu a igreja evangélica. Podemos ver ai a relação da religião com sentimento de culpa.
 Supostos básicos e posições de M.Klein: Melanie Klein fala de duas posições a esquizo paranoide, que no inicio existe a simbiose entre a mãe e o bebe, onde ele depende dela e deposita nela todas as suas necessidades. Que pode ser relacionada com o suposto do Bion de dependência, onde o grupo deposita todos as suas necessidades no líder, achando que ele vai resolver todos os seus problemas. Centra toda atenção no líder. A esquizo- paranoide propriamente dita se refere a cisão que o bebe faz, através do seio, o seio bom é aquele que gratifica e o seio mal é o que frustra. Morde, arranha o seio mal e tem medo que o seio ataque ele de volta. Sentimentos paranoides. No suposto de bion, existe a cisão referente aos membros do grupo em relação ao objeto, e eles atacam o inimigo e por isso tem sentimentos paranoides. A posição depressiva é quando existe, a culpa, o reconhecimento da pessoa como uma só, reconhecimento do outro e dos problemas. Relacionado ao suposto de acasalemento, que por ser mais maduro as pessoas reconhecem seus problemas, diferenciam os outros, existe o par.
Mudança catastrófica e gênio : gênio é aquela pessoa portadora de uma ideia nova que ameaça o grupo. existe uma ideia ja estabelecida e aceita por todos, o gênio vem com uma ideia nova o que acaba ocasionando em uma mudança na estrutura e essa mudança se da de forma violenta, brusca. 
 Dor e aprendizagem: Bion fala que mais do que sentir a dor é preciso sofrer para poder aprender com as experiências que o individuo passa. Na situação analítica não existe a retirada da dor, mas se aprende a viver com ela. 
 Explique tabu, significado, fonte e sentimentos que desencadeiam. Tabu é uma palavra que tem duplo significado. De um lado traz a ideia de sagrado, consagrado e de outro de proibido, perigoso. É uma proibição muito primitiva posta por uma autoridade. As pessoas que seguem os tabus tem sentimentos ambivalentes, de amor e ódio, ao mesmo tempo que seguem o tabu existe o desejo inconscientemente de transgredir.
Qual a forma de ligação de um individuo com o líder e o grupo? a ligação pode se dar através do amor, que através dele é possível superar os narcisismos individuais e o ódio entre as pessoas, a identificação que é a expressão primeira de ligação afetiva com outra pessoa, permitindo a coesão. O ódio que também é tido por Freud como uma forma de ligação e o ideal do ego, no momento que os indivíduos colocam um único e mesmo objetivo no lugar do seu ideal do ego.
 Relacione a dinâmica de grupos a vida pessoal e profissional de Freud ( amor e ódio). Quanto ao amor: na vida pessoal em relação com a esposa, coma mãe. Profissional: ligada a sociedade psicanalítica de quartas feiras. Quanto ao ódio: na vida pessoal o fato dele ser judeu e vivenciar a guerra, perdendo 4 irmãs. Profissional: criticas quanto as suas teorias.
 Porque é difícil para os homens serem felizes? Porque o individuo vive um mal estar, o sentimento de culpa que é originário está ligado a uma necessidade de punição e uma perda da felicidade. As pessoas precisam restringir seus desejos, seus impulsos para conviver em grupo. os avanços da tecnologia e da civilização nao cumpriram a promessa de felicidade. O ser humano está sempre em busca da felicidade. Se da de duas formas, busca do prazer e evitar sofrimento. Freud fala que é uma busca obsessiva e que muitas vezes pode escravizar.
 Relacione tabu a biografia pessoal: quando freud falou sobre os desejos incestuosos sobre a mãe e que as pessoas tem um desejo inconsciente da relação incestuosa. Então esses descobrimentos, a questão da sexualidade na época de Freud, era um tabu, ninguém comentava. 
Relação entre animal totêmico e fobia infantil: o objeto na fobia infantil assim como no animal totêmico é representado por um animal, e esses animais sao representados pelo pai temido e respeitado.
 Relação entre identificação e idealização do ego: a identificação é a forma mais elementar de relação afetiva com outra pessoa, o que permite a coesão em um grupo. na identificação ocorre o enriquecimento do ego, diferente da idealização, quando existe uma relação amorosa, a idealização é tão grande que o ego se entrega totalmente ao objeto, o objeto ocupa o lugar do ideal do ego. O ego fica enfraquecido. Para freud o amor é uma patologia. Nossas idealizações tem a ver com nossas identificações desde as relações com nossos pais, idealizamos nas nossas relações, os nossos heróis. No grupo é escolhido um único e mesmo objeto para ser o seu ideal do ego. Muitas vezes é colocado no líder.

Continue navegando