Buscar

caso 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CIVIL II - CCJ0222 
Título Caso Concreto 32 
 Descrição 
Caso concreto 
 Leia ao caso concreto narrado abaixo e responda, de forma objetiva e fundamentada, às questões formuladas de acordo com os temas abordados no plano de aula: Sophia é proprietária de uma franquia de lanches que funciona dentro do Campus da Universidade Estácio de Sá. Oferece num painel em sua lanchonete; meia dúzia de modalidades de sanduiches, pao de queijo e salgados além de cafés, sucos naturais variados e refrigerantes. Bianca é aluna nova do Campus e pessoa adepta á dieta de restrição alimentar para manter a forma física. Bianca, ao chegar cedo na faculdade indaga de Sophia se ela poderia lhe fornecer um sanduiche feito em pão integral e um suco de abacaxi. Sophia anui e produz o lanche.
 Após consumir, Bianca paga o preço convencionado e recebe a nota fiscal.
Identifique, na lei e jurisprudência, obrigações contidas na situação supra citada? 
A obrigação de Sophia ( dona da lanchonete) – obrigação de fazer coisa certa, está especificado pelo gênero ( sanduiche e suco ) , qualidade ( pão integral e suco de abacaxi) e quantidade ( um) 
O que aconteceria se Sophia alegasse que essa semana somente teria bebidas como produtos para consumo¿ Caberia alguma reclamação de Bianca
Questão objetiva. Marcio assume voluntariamente com Ana, mediante pagamento certo, prévio e semanal o compromisso de manter aparado o jardim e fazer o tratamento da agua da piscina da residência da mesma. Nessa situação estamos falando de: 
a) Obrigação de dar Leandro é proprietário de um imóvel na Barra da Tijuca embora resida em outro, também de sua propriedade em Vargem Grande. Para não deixar o imóvel desocupado e passível de sofrer ocupação por sem tetos, decide alugar o bem. O advogado que elabora a seu rogo o contrato de locação do imóvel, estabelece ao locatário a obrigação de pagar pelos 36 meses do contrato o IPTU relativo ao bem. Felipe, locatário anui com o contrato na íntegra. 
Qual a obrigação contida na cláusula do pagamento do IPTU pelo locatário?
R: QUANTO AO REFERIDO CASO PODEMOS VISUALIZAR A OBRIGAÇÃO DE PAGAR ( OBJETO IMEDIATO) , IPTU ( OBEJTO MEDIATO) 
Após assinatura do contrato, Felipe se arrepende e se recusa a apagar o IPTU. Procede a alegação do locatário¿
R: FELIPE SÓ RESPONDERÁ POR PERDAS E DANOS CONFORME O ARTIGO. 389 CC.
Questão objetiva. A obrigação propter rem:. 
a) Acompanha a coisa 
b) Obrigação de restituir Acompanha a pessoa.
c) Obrigação de meioÉ hibrida 
d) Obrigação de fazerAcompanha pessoa ou bem, dependendo da circunstância

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando