Buscar

COERÊNCIA E DISCURSO DE LINGUAGEM AULA05

Prévia do material em texto

ASPECTOS SEMIOLÓGICOS DO DISCURSO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	AULA05
COERÊNCIA E DISCURSO: TEXTOS TEMÁTICOS E FIGU...
	
	
	
	
		Aluno: 
	6
	Disc.: ASP.SEMIOL.DISCURSSO 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantava as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. (LISPECTOR, Clarisse. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.)
A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado estabelecendo uma relação de coesão textual. A organização do discurso e sua funcionalidade muitas vezes parecem incoerentes, o uso do elemento de coesão:
	
	
	
	prejudica a compreensão e quebra a leitura do texto.
	
	
	expressa o mesmo conteúdo nas duas situações do discurso.
	
	
	ocupa posição fixa e é isto que permite identificar o sentido.
	
	
	assume funções discursivas distintas nas duas vezes em que é usado.
	
	
	contém uma ideia de sequência que permite a compreensão do texto pelo leitor.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Como já dissemos em nossas aulas, há duas formas básicas de texto: os predominantemente concretos e os predominantemente abstratos. Os primeiros são chamados figurativos e os segundos, temáticos. Falamos que são predominantemente, por que um texto não é normalmente construído somente com temas ou apenas com figuras, mas que é composto predominantemente com temas ou figuras.
Leia agora, com atenção, o texto:
Era uma vez um escorpião que estava na beira de um rio, quando a vegetação da margem começou a queimar. Ele ficou desesperado, pois, se pulasse na água, morreria afogado e, se permanecesse onde estava, morreria queimado. Nisso, viu um sapo que estava se preparando para saltar no rio e, assim, livrar-se do fogo. Pediu-lhe, então, que o transportasse nas costas para o outro lado. O sapo respondeu-lhe que não faria de jeito nenhum o que ele estava solicitando, porque ele poderia dar-lhe uma ferroada, levando-o à morte por envenenamento. O escorpião retrucou que o sapo precisaria guiar-se pela lógica; ele não poderia darlhe uma ferroada, pois, se o sapo morresse, ele também morreria, porque se afogaria. O sapo disse que o escorpião estava certo e concordou em levá-lo até a outra margem. No meio do rio, o escorpião pica o sapo. Este, sentindo a ação do veneno, vira-se para aquele e diz que só gostaria de entender os motivos que fizeram que ele o picasse, já que o ato era prejudicial também ao escorpião. Este, então, responde que simplesmente não podia negar a sua natureza.
Marque a opção mais adequada a este texto:
	
	
	
	esse texto foi construído na linguagem figurativa, utilizando-se de termos abstratos;
	
	
	esse texto foi construído na linguagem temática, utilizando-se de termos concretos;
 
	
	
	 esse texto foi construído na linguagem figurativa, utilizando-se de termos concretos;
 
	
	
	esse texto foi construído na linguagem temática, utilizando-se de termos abstratos;
 
	
	
	esse texto foi construído na linguagem figurativa, utilizando-se de termos como a expressão "negar a sua natureza".
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		 
Suave Mari Magno, de Machado de Assis
Lembra-me que, em certo dia,
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
Um pobre cão.
Arfava, espumava e ria,
De um riso espúrio e bufão,
Ventre e pernas sacudia
Na convulsão.
Nenhum, nenhum curioso
Passava, sem se deter,
Silencioso,
Junto ao cão que ia morrer,
Como se lhe desse gozo
Ver padecer.
"Mari magno", usada pelo poeta latino Lucrécio, passou a ser empregada para definir o prazer experimentado por alguém quando se percebe livre dos perigos a que outros estão expostos.
O texto é predominantemente figurativo, mas uma expressão destoa. Marque-a:
	
	
	
	Um pobre cão arfava;
	
	
	na rua, ao sol de verão;
	
	
	sem se deter, silencioso;
	
	
	ventre e pernas sacudia.
	
	
	em certo dia;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um texto temático é predominantemente dissertativo, mas isso não significa que não haja figuras que aparecerão de forma genérica. Esse tipo de texto pretende mostrar fatos ao leitor sem a preocupação de convencê-lo.
Marque a opção que NÃO corresponde ao texto temático.
	
	
	
	É um texto dinâmico com relações de temporais.
.
	
	
	É um texto com função interpretativa.
	
	
	É um texto predominantemente dissertativo.
	
	
	É um texto cuja função é representativa, e para tal, ele usa palavras predominantemente concretas
	
	
	É um texto com foco em conceitos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		19/07/2012às 22:15 \ Direto ao Ponto
A Casa do Espanto expulsou a parte boa
A demissão de Denise Rocha, assessora do senador Ciro Nogueira (PP-PI), deixa claro que até no clube dirigido por Madre Superiora tolerância tem limite. A Casa do Espanto, como o país está cansado de saber, não vê nada de mais em cenas de roubalheira explícita, assaltos a cofres públicos, desvios de verbas do Orçamento, ladroagem hedionda, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha, corrupção ativa ou passiva, atentados ao decoro parlamentar e aos bons costumes, compra e venda de votos, cabides de empregos onde se penduram parentes, amigos, vizinhos, agregados ou desconhecidos de confiança, pagamento das despesas da amante com donativos de empreiteiras, aluguel de partidos, arrendamento de bancadas, funcionários fantasmas, atos secretos, corporativismo endêmico, alianças obscenas, acertos cafajestes e outros atropelamentos do Código Penal.
O texto caracteriza um tipo de:
	
	
	
	Narração espacial
	
	
	Narrativa de fábula
	
	
	Narrativa causal
	
	
	Narrativa sucessiva
	
	
	Narrativa com descrição
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Circuito fechado
(Ricardo Ramos, Circuito fechado, Rio de Janeiro, Record, 1978)
 
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal.
Este trecho é de um:
	
	
	
	texto abstrato
	
	
	texto narrativo
	
	
	texto é concreto
	
	
	texto sincrético
	
	
	texto dissertativo
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Num texto figurativo predominam termos concretos em que se cria um efeito de realidade, caracterizando uma imagem de mundo. Faz-se a análise de relações humanas e acontecimentos.
 Marque a opção com exemplo de texto figurativo:
	
	
	
	Punidas por problemas na qualidade dos serviços oferecidos, as empresas de telefonia celular "falharam" ao calcular a demanda por seus produtos, avaliou nesta quinta-feira (19) o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez.
 
	
	
	Neste domingo (22), das 13h às 18h, serão aplicadas as provas do Vestibular de Medicina do campus Londrina da PUCPR. Os portões que dão acesso às salas onde o exame acontece fecham às 12h40 ¿ 20 minutos antes do início da prova.A Uefa abriu nesta terça-feira processos disciplinares contra as federações de futebol de Espanha e Rússia por supostos abusos raciais de seus torcedores durante a Eurocopa
	
	
	Em Bauru, ladrão tenta roubar loja, mas deixa calça para trás. Roberto Luis da Silva foi pego pela polícia depois de invadir a loja de móveis, localizada na avenida, às 11h45 da terça-feira, dia 13 de julho.
 
	
	
	A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Leia o texto abaixo:
Julguei que em qualquer dificuldade moral ou material, um homem tinha o direito de interessar nela o seu melhor e mais simpático amigo. Vejo que é um erro, e que não acreditei bastante no que se lê em Proudhon: "Que em todas as decadências, o primeiro sintoma é a depravação do sentimento da amizade". Vejo que chegamos a esse momento histórico: já não há "amigos", há apenas "parceiros" ¿ e em obediência à sua intimação, daqui por diante, alegre ou triste, dirigir-me-ei ao meu travesseiro. Eça de Queirós. Quando tínhamos verbo, pág. 115.
 Destacando-se o trecho: "Que em todas as decadências, o primeiro sintoma é a depravação do sentimento da amizade.", pode-se afirmar que
	
	
	
	O segmento transcrito é típico de um texto temático.
	
	
	O segmento transcrito é típico de um texto temático, pois predominam palavras concretas.
	
	
	Esse trecho é exemplo de uma frase típica de um texto figurativo.
	
	
	Esse trecho é constituído dominantemente de palavras concretas.
 
	
	
	O trecho "depravação do sentimento da amizade" caracteriza um texto figurativo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
 
 
 
ASPECTOS SEMIOLÓGICOS DO 
DISCURSO
 
 
Lupa
 
 
 
Calc.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AULA05
 
COERÊNCIA E DISCURSO: TEXTOS TEMÁTICOS E FIGU...
 
 
Aluno:
 
 
6
 
Disc.:
 
ASP.SEMIOL.DISCURSSO
 
 
2021.1 EAD (G)
 
/
 
EX
 
 
 
Prezado (a) Aluno(a),
 
 
Você fará agora seu
 
TESTE DE CONHECIMENTO
! Lembre
-
se que este exercício é opcional, mas não 
valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
 
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. 
Aproveite para se fami
liarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
 
 
 
 
 
 
 
 
1.
 
 
 
Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e 
sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, 
malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era 
enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era 
forte no apartamento que estav
am aos poucos 
pagando.
 
Mas
 
o vento batendo nas cortinas que ela mesma 
cortara lembrava
-
lhe que se quisesse podia parar e enxugar a 
testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela 
plantava as sementes que tinha na mão, não 
outras,
 
mas
 
essas apenas. 
(LISPECTOR, Clarisse. Laços de 
família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.)
 
A autora emprega por duas vezes o conectivo
 
mas
 
no 
fragmento apresentado estabelecendo uma relação de 
coesão textual. A organização do discurso e sua 
funcionalidade muitas vezes parecem 
incoerentes, o uso do 
elemento de coesão:
 
 
 
 
prejudica a compreensão e quebra a leitura do texto.
 
 
 
expressa o mesmo conteúdo nas duas situações do discurso.
 
 
 
ocupa posição fixa e é isto que permite identificar o sentido.
 
 
 
assume funções discursivas distintas nas duas vezes em que é usado.
 
 
 
contém uma ideia de sequência que permite a compreensão do texto pelo leitor.
 
 
 
 
 
 
ASPECTOS SEMIOLÓGICOS DO 
DISCURSO 
 
Lupa Calc. 
 
 
 
 
 
AULA05 
COERÊNCIA E DISCURSO: TEXTOS TEMÁTICOS E FIGU... 
 
Aluno: 6 
Disc.: ASP.SEMIOL.DISCURSSO 2021.1 EAD (G) / EX 
 
 
Prezado (a) Aluno(a), 
 
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não 
valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha. 
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. 
Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS. 
 
 
 
 
 
 
1. 
 
 
Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e 
sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, 
malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era 
enfim espaçosa, o fogão enguiçado dava estouros. O calor era 
forte no apartamento que estavam aos poucos 
pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma 
cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a 
testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela 
plantava as sementes que tinha na mão, não 
outras, mas essas apenas. (LISPECTOR, Clarisse. Laços de 
família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.) 
A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no 
fragmento apresentado estabelecendo uma relação de 
coesão textual. A organização do discurso e sua 
funcionalidade muitas vezes parecem incoerentes, o uso do 
elemento de coesão: 
 
 
 
prejudica a compreensão e quebra a leitura do texto. 
 
 
expressa o mesmo conteúdo nas duas situações do discurso. 
 
 
ocupa posição fixa e é isto que permite identificar o sentido. 
 
 
assume funções discursivas distintas nas duas vezes em que é usado. 
 
 
contém uma ideia de sequência que permite a compreensão do texto pelo leitor.

Continue navegando