Buscar

Resumo Av2 Historia da arte e da arquitetura 3

Prévia do material em texto

Movimento Arts and Crafts Sec. XIX
É um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo, busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano. Dão origem ao movimento Artes e Oficio. As idéias dos críticos Jhon Ruskin e Pugin, são bases teóricas fundamentais para o movimento. Nas escritas de Ruskin obeserva-se a tentativa de combinar esteticismo e reforma social, relacionando à arte a vida diária do povo, é considerado o pai do movimento. Ruskin escreve duas obras: As pedras de Veneza 1851-53 e As sete luminárias da arquitetura 1849.
 As idéias nostálgicas de Pugin sobre o passado medieval diante da mediocridade das criações modernas. Surge na Grã Bretanha 1850 – 1900/ Chega aos EUA 1876 – 1916. Mas o plano pratico é dado por Willian Morris, principal líder do movimento. 
Willian Morris – Pintor, escritor, socialista militante, influenciado por Ruskin tenta combinar as idéias dele a e Marx, na defesa da arte feita pelo povo e para o povo, a idéia era que o artesão desenhasse e executasse a obra. Em 1862, é fundada a Marshall, Faulkner & Co, especializada em mobiliário e decoração em geral, como papeis de parede, tecidos, vitrais utensílios, móveis e carpetes usando técnicas artesanais. A conciencia moral de Morris seria um dos fundamentos do modernismo.
 Arte no Sec XIX Pós Impressionismo
Henri de Toulouse-Lautrec 1864-1971 – Conhecido pelas artes da ilustração, seu legado popularização e comercialização da arte. Famoso por suas litografias e pôsteres dos salões de dança e cabarés do final do sec XIX em Paris. Revolucionou o designer gráfico e cartazes da época, ficou famoso por desenhar o primeiro cartaz publicitário do Moulin Rouge, tinha pouco interesse por paisagem, preferia os interiores, composição assimétrica, influenciadas pelas gravuras japonesas, retratava cenas noturnas de interiores por luz forte e artificial e dançarinas de Cancan *Identificava com o movimento Art Nouveau.
 Transição Ecletismo – Modernismo Sec XIX – XX ART NOUVEAU
Foi um movimento artístico que surgiu no sec XIX na Bélgica, preocupação com a originalidade da forma, teve relação direta com a segunda guerra mundial, onde deu inicio a exploração do ferro e o vidro. Inspirado em elementos da natureza como folhagem e flores com formas irregulres e assimétricas. Historicismo e discurso a originalidade. Inspirado em varias fontes como Barroco tardio, o Rococó, o Historicismo Gótico, o movimento Artes e Oficios, Historicismo Celta e a Arte da China e do Japão. Facilmente reconhecidas pelas linhas graciosas exageradas e espiraladas, traços alongados formados arabescos e entrelaçados de folhagem e flores e graças.
Recebeu nome diferente em vários países:
- Art Nouveau ( França, Inglaterra e Paises Baixos)
- Stile Liberty ou Stile Floreale (Italia)
- Jungendstil (Alemanha)
*Tentativa de produção de algo novo
*Composições orgânicas inspiradas em formas vegetais e animais
*Estrutura de ferro, independente e esbelto
*Espaço interno fluido e amplo.
Hotel Tassel – Bruxelas por Victor Horta
Rompimento de Horta com plantas tradicionais, estruturas metálica aparente e integrada, espaços abertos e fluidos, multiplicação dos efeitos luminosos pelo uso de vidros e espelhos, iluminação Zenital natural, clarabóias, aquecimento econômico e ventilação saudável.
Hotel Van Eetevelde – Bruxelas 
Na fachada do edifício residencial foi adotada uma estética claramente industrial, que deixa aparente a estrutura metálica do balanço. Este suporta grandes janelas de vidro e painéis de fechamento em pedra, esculpidos em baixos relevos. Os detalhes introduzem materiais nobres e raros e revelam influência das formas orientais. Os anexos apresentam uma estética mais convencional, sendo totalmente em pedra branca, o mesmo ocorrendo com o edifício de apartamentos.
Metro de Paris – Hector Guimard
Guimard projetou duas opções para as entradas do Metrô: algumas com um telhado de vidro e outro sem ele. O arquiteto foi muito inspirado pelas formas da natureza. Se destacou também no designer de objetos decorativos.
Antoni Gaudi Antoni Gaudí 1852 – 1926 – Estudou Arquitetura em Barcelona, ficou conhecido como Arquiteto Catalão nascido na Espanha, misturava cores e texturas nas suas obras. Utilizava ferro forjado, cerâmica, Vitral, e marcenaria ele trás forte influencia da arquitetura gótica e catalã tradicional. Quando jovem aderiu a um movimento da Catalunha e tinha posicionamento contrario a igreja católica, mas no fim de sua vida isso mudou e dedicou-se exclusivamente a religião católica. Estilo de decoração Art Neuveau , modernista e geométrico.
Obras:
A sagrada Familia em Barcelona 1884 – Planta em formato de cruz, Gaudi desenvolveu um sistema de colunas anguladas e abobadas hiperboloidais, as cargas horizontais são transferidas através das colunas no interior, forma tridimensional, estrutura delgada permitindo melhorar a acústica e entrada de luz no templo.
Casa Batló, Barcelona 1877 – Arquitetura modernista, planta baixa sem linhas retas, sua síntese de formas répteis, curvas como ramos de videira, insinuações de ossos de esqueleto, pedaços coloridos de cerâmica e vidros criando uma obra diferente. Fachada principal com fortes texturas. Sinuosas e retorcidos elementos internos com portas, janelas, molduras, ninchos são resultado das formas orgânicas que inspiram o arquiteto.
Casa Milá- Barcelona 1906- 12 – Fachada ondulada de pedra e continua elimina a idéia de esquina, considerado mais uma escultura do que edifício convencional, telhado escultório com chaminés surrealistas, planta baixa em formato de oito, os balcões trabalhados em ferro forjado, clarabóias, escada de emergência, arcos parabólico de tijolos, estrutura nervurada tipo espinha.
Parque Guell – Barcelona 1900 – Possi colunas curvadas de pedra, tem pedras para preservar o sentimento natural da paisagem, terraço com vistas com a cidade de Barcelona, banco curvo fluindo em torno dele, mosaicos, cacos de cerâmica e balaustradas de ferro.
Arquitetura Norte-Americana - Os primeiros arranha-Céus
1865 arquitetos de NY, seguidos por Chicago desenvolveram um tipo original de edificação, o arranha-céu. Rápido crescimento de investimentos na construção dos EUA, aumento a demanda das empresas por proximidades ao centros comerciais já estabelecidos. Antecedendo a quebra da bolsa de 1929, * Primeiros prédios com elementos de ferro fundido fixado nas paredes externas, portantes de tijolo com colunas e vigas de madeira pesada. * Inovações técnicas: componentes estruturais produzidos em massa, elevador de segurança e técnicas de proteção contra incêndio. 
Primeiros são: Edificio Home Insurance Company em Chicago por Willian Le Baron Jenney 1883- Predio feito no limite do lote, base, coluna travamento.
Arquitetura norte americana – A escola de Chicago
Corrente formada por arquitetos que possuíam posturas de projeto e técnicas de contrução comum, atuaram de 1875 – 1925. Estruturas que nem sempre expressavam os elementos de metal no exterior, fachadas que derivavam de precedentes clássicos, com poucas edificações nas quais os elementos verticais predominavam sobre os horizontais na composição.
Principais arquitetos: Willian Le Baron Jenney - Daniel H. Burnham – Jhon Welborn Root
Obras: Edificio MOnadnock – Chicago Henri Robson Richardson.
 
 Louis Henri Sulivan – 1856 – 1924
Tinha influencia Neoclássicismo em sua obra, mas aplicava as novas tecnologias e as expressava na arquitetura. Estudou no MIT e teve influencia de Le Baron, Funda com o engenheiro Dankmar Adler uma parceria, a empresa Adler and Sulivan. Buscou inspiração em precedentes clássicos para abordar o problema expressão artística mais apropriada para um edifico alto. A sua frase era “ A formasegue a função”. Ao mesmo tempo recorre a uma forma de organização racional, estilo templo grego. BASE, COLUNA E TABLAMENTO. 
Obras: 
Edificio Auditorium de Chicago ponto de virada na carreira dele e um ponto de virada na arquitetura norte- americana, é uma enorme proporção, com enorme teatro e ao mesmo tempo um hotel e torre de escritórios, retorno do uso misto, auditório de mais de mil lugares, hotel e torre de escritórios onde terá o escritório do Sulivan e Adler. Protomoderno.
Na base geralmente lojas ou supermercados, pavimentos de escritório, vão livre com fechamento somente com paredes de vedação, entablamento toda a parte de maquinário de funcionamento do prédio, parte de serviço.
Edificio Wainwright – Saint Louis (Missouri) Sulivan e Adler Base, coluna e entablamento, com as folhagens na fachada seguindo o mesmo ornamento.
Departamento Carson Pirie Scott-já não possui mais as folhagens, agora com estruturas lisas, mais horizontalizadas, janelas mais largas, desenvolvendo novos modelos com meio fixo e as partes laterais correm, extrutura metálica aparente na entrada na parte debaixo.
Sulivan se torna alcoólatra e separa de Adler, e o ultimo projeto que fazem juntos.
Frank Lloyd Wright- Estuda arquitetura, mas não se forma, vira estagiário de Sulivan e em seguida vira funcionário. Mas começa a fazer projeto por fora, clientes classe media norte-americana, ate que e descoberto e é demitido. 
casa das pradarias :Plano horizontal, liso, com inclinação do telhado diminuída, vãos livres, integrada sala de estar e jantar, grandes planos de telhado, aumenta os beirais, janela acaba no beiral. Conhecido como o rompimento da caixa. * Organização da planta: organizava as lareiras, em seguida sala de estar e jantar uma de um lado e outra do outro, formação de dois eixos e em cima toda a área intima da casa, biblioteca, a parte superior não possui o mesmo tamanho que a de baixo. Wright criava mesa, cadeira, vitrais, janelas e tudo. para ter unificação de linguagem.
Casa Robie: o cliente pede a Wright para criar uma casa na qual ele possa ver e não ser visto, não queria a privacidade invadida, é a casa com mais horizontalidade acentuada, com planos bem acentuados, perdendo a idéia da caixa completamente, nesse caso foi usado tijolo romano, achatados e cumpridos, feitos por Wright, grande sistema de terraço, entrada por trás, beiral largo, criou mobiliário, e via ate vestidos e sapatos da dona da casa, para combinar com casa, mas virou motivo de chacota. Ela se torna um marco!
Passa muito tempo sem pegar projeto, pois tem um caso com a esposa de um cliente e ambos abandonam seus companheiros e filhos, a sociedade conservadora o fez cair em desgraça, como sempre foi fascinado pelo Japão ele recebe um convite do governo japonês, mas foi demolido por um terremoto, quando volta para EUA, não retoma rapidamente, ele funda uma escola e cobrava dos estagiários para ensinar, onde os alunos moravam La, enquanto ele passa seu conhecimento. 
Casa da Cascata: casa modernista organicista, se integra a natureza, planos verticais, jogo dos terraços, Wright estuda e escolhe o melhor lugar onde construir a casa, e a coloca em cima de rochas fazendo ligação com a cascata, horizontalidade, presença do vidro, maciça para mostrar mais ainda o plano, rochas para fazer alguns revestimentos, com mirante na parte superior. 
Paralelamente ao que acontecia nesse avanço de desenvolvimento com o modernismo, o que mais cai em gosto e Art Decó. Considerado o Protomodernismo.
 Art Déco- Nascido na França em uma exposição de artes decorativas, na Europa faz mais sucesso na moda, mobiliário, cartazes, linguagem de designer gráfico. 
Nos Estados unidos e popularizado na arquitetura e no cinema norte-americano, através do cinema chega inclusive para o Brasil e mundo inteiro.
 * Referencia: buscada nas culturas exóticas da época:, mesopotâmia, egípcia, africana, pré-colobiana, maias, incas. 
*Caracteristicas: prédio Art Déco dão referencia aos zigurate, geometrização, torres em formato de V, chapa metálica na fachada, mármore, ouro, incroporatação da tipografia, todo prédio tendo letreiro, com nome do prédio e nome do arquiteto, uso da iluminação natural e artificial para ressaltar as formas arquitetônicas.
Edficio Crysler: Formato V, escalonamento, enorme arranha céu, no limite do lote, elementos decorativos, gárgola gótica como águia de chapa metálica.
Edificio Rockfeller Center – Empire State – 
Em seguida Art Deco tem uma referencia Naútica, e começa aparecer prédios em formato de navios.
O Brasil adota a linguagem Art Déco e os prédios começam a ter esse estilo, como agencia dos correios de Solonopole, a estação central do Brasil, Getulio Vargas unifica a linguagem dos correios todos em Art Déco, Elevador Lacerda. 
 Bauhaus – Walter Gropius – (1883 – 1969) 
Edificações que se voltavam para o pátio central, tipologia também usada no ambiente da prisão, edifícios fechado pro lado de fora, janelas para o pátio central, chamado de ambiente da vigilância, olhos voltados para o pátio. 
Gropius muda essa visão, coloca Pilotis, onde as pessoas passam por baixo, edifício assimétrico, zoneado por funções como: Ateliês, administrativo, escola técnica, área coletiva e Habitação estudantil, foi a primeira escola a aceitar mulher, mas somente na tapeçaria.
Arquitetura: Simplicidade das formas, equilíbrio geometrização, janelas pré- fabricadas, pilotis, integração de ambiente interno com externo, jogo volumétrico, uma das fachadas completamente de vidro, produção de objetos design que é usado ate hoje, moderno e contemporâneo.
Fazia ilustração, cartazes, tudo que envolve designer, e mobiliário feito de aço.
Poltrona : mais famosa e até hoje muito usada e aclamado.
Os mestres da Bauhaus: 
Wassily Kandisky – um dos maiores pintores da arte abstrata, um dos fundamentos é a não necessidade de representar qualquer coisa, Arte pela Arte. As linhas de seus desenhos, vinha das musicas que ele escutava, a mudança de linha era pelo ritmo da música.
Paul Klee: Uso geométrico de formas e cores.
Marcel breuer: Arquiteto, chefe das oficinas de mobiliário, Design de mobiliário (criador da Poltrona Wassily), ao mudar para os EUA inicia-se uma nova fase .
Gunta Stolz: Desenvolve a tapeçaria como obra de artes, não somente para tapetes, alguns para ser colocado em paredes.
Mies Van de Rohe: Responsável pela direção em sua fase final,produz mobiliário também, com o nazismo de Hitler ele persegue toda arte vanguarda, modernismo e tenta fechar a Bauhaus, pois seu gosto era Neoclássico. 
Gropius Recebe convite de dirigir curso de arquitetura da Havard, leva Kandisky e Breuer, mas as tropas nazistas invadem a Bauhaus e fecha, vai para Berlim e também e perseguido pelo nazismo e fecha, em segue para EUA.
Mies Van de Rohe: Arquiteto Alemão, defensor de uma arquitetura mais limpa, o mínimo de elementos em uma composição. “ Menos é Mais”. “ Deus está nos detalhes”.
Casa Pavilhão: Plano, linhas ortogonias, placas de granito, mármore, madeira, pilares feito de chapa de aço, tudo deixado nos materiais que foram feitos, onde acaba o piso, acaba a cobertura, diálogo entre os planos, concordância. 
Casa Farnsworth EUA 1951: Casa toda em conceito aberto, todo leyout podendo ser mudado somente mudando os moveis de lugar, toda fechada em vidro, pórticos metálicos, casa sem privacidade e conforto térmico.
Edifício Seagram : recuo de 31 metros da calçada, nenhum apreço a historia, pilotis, Base, coluna e entablamento, pensamento moderno de Sulivan, vidro fazendo integração do interno pro externo, piso de concreto, parede de elevadores de mármore, linguagem racional.
 Le Corbusier – Charles Eduard Jeanneret – Gris ( 1887 – 1965)
Suiço, viveu na França, Usava concreto armado para ter liberdade construtiva, que ficava livre para algumas funções estruturais, permitindo composições de espaços, volumes e fachadas como uma pinturacubista, edifícios integrados a natureza. Contribuiu para desenvolvimento da arquitetura moderna com a obra “Vers une arquitetura”. Em seu livro anuncia 5 pontos da arquitetura:
1 – Vãos livres – (pilotis) construção de espaços aberto sob o edifício.
2 – Planta livre – a partir da libertação das paredes internas e externas da estrutura
3 – Os Vãos de janelas – conseqüência da concessão estrutural da alvenaria da fachada.
4 – A composição livre da fachada- Conseqüência da estrutura esqueleto .
5 – Teto Jardim – Solução construtiva que abre uma nova dimensão para o edifício.
Casa Domino= Laje de piso de concreto, influenciado por Auguste Perret, pilares recuados, escada em balanço,Laje nervurada em caixões e reforços de aço. Foi feita para criar habitação que pode ser construída em serie como maquinas. Estrutura tipo dominó.
Villa Savoye= Construida para ser a casa de fim de semana em Poissy, em um arborizado subúrbio de Paris, tem um estilo Puro e limpo de Le Corbusier.
Van gogh: com o tempo seus traços evoluíram de pequenas pinceladas para pinceladas espirais e curvas, fez mais de 800 telas e as mais importantes foram, O retrato de Dr. Gachet, a ponte debaixo da chuva, natureza morta com absinto, A Italiana, A vinha encarnada, A casa amarela.
Paul Cezane: Pintor Pós-Impressionaista Frances, arte inovadora. Caracteristica de suas pinturas, rigor geométrico, mais tarde serviu de ponte para o impressionismo e cubismo. Obras: açucareiro, peras e xícara azul. Pinta quadros escuros e românticos, como o retrato de seu pai, em seguida trabalha ao ar livre e clareia sua paleta de cores, A tentação de Santo Antonio. Natureza morta, jogadores de carta, o Vaso azul. Em sua guinada, usou o Tema Banhistas que foi exposta na mostra expressionista.

Continue navegando