Buscar

Sistema Cardiovascular 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Cardiovascular
 Insuficiência cardíaca
- Consiste na incapacidade de suprir as necessidades hemodinâmicas e metabólicas do corpo.
- Essa insuficiência cardíaca ativa os mecanismos compensatórios do corpo que podem ser intrínsecos ou extrínsecos. Uma vez esgotados esses mecanismos, o animal provavelmente virá a óbito sem uma intervenção. 
- Os mecanismos extrínsecos são do corpo e os intrínsecos são do próprio coração. Os extrínsecos consistem em redirecionar o fluxo sanguíneo, causando uma vasoconstrição da circulação periférica e uma vasodilatação arterial. Os intrínsecos consistem numa hipertrofia das células do miocárdio (podendo ser uma hipertrofia concêntrica ou excêntrica).
- As alterações que podem causar uma IC são:
Sobrecarga constante na pressão (como no caso de uma aterosclerose, que faz com que o coração precise de mais força para bombear ou na persistência do ducto arterioso).
Sobrecarga constante no volume (como na insuficiência valvular, onde o sangue retorna para o ventrículo ou defeito septal).
Diminuição ou alteração na contratilidade (como num infarto, onde o tecido muscular é substituído por tecido conjuntivo). 
Alterações da frequência e do ritmo cardíaco (como numa arritmia cardíaca).
- Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
- É consequência de uma IC, mas nem toda insuficiência cardíaca leva a uma ICC. Caracteriza-se por acúmulo de sangue retrógrado anterior à câmara danificada (pode gerar uma congestão retrógrada em órgãos como pulmão). 
- Diferencia-se da insuficiência cardíaca pelo fato de (como seu nome já diz) haver presença de congestão e edema no interstício de diversos órgãos e cavidades.
- Em uma insuficiência cardíaca, quando os rins sentem a diminuição do fluxo sanguíneo, a hipóxia faz com que os mesmos produzam mais renina, que por sua vez estimulará a adrenal a produzir aldosterona, que irá agir nos túbulos renais fazendo com que os mesmos retenham água e Na. Além da água que já está sendo acumulada, o Na atrai mais líquido pelo desequilíbrio oncótico, aumentando a quantidade de plasma sanguíneo. Esse líquido acaba extravasando para o interstício e para as cavidades causando o edema característico. A hipóxia também estimula a eritropoiese (formação de hemácias) na medula e órgãos extramedulares como o baço causando uma policitemia e aumento da viscosidade sanguínea, sobrecarregando um coração já danificado.

Continue navegando