Buscar

avaliação prova final (objetiva) perspectivas profissionais UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O conhecimento é extremamente relevante para o desenvolvimento da sociedade e, consequentemente, das organizações. Dessa forma, quando falamos de produtos inovadores, o conhecimento está intimamente ligado a ele. Em um sentido geral, ele apresenta uma crescente complexidade, o que leva os indivíduos a agir de maneira dinâmica em sentido a um permanente aprendizado. Em vista disso, pode-se afirmar que o conhecimento é algo que está fortemente correlacionado com as competências, que podem ser divididas em competências individuais e organizacionais. O conhecimento é cada vez mais central na estrutura produtiva, de mercado ou de terceiro setor. Com relação ao conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	É um ativo das empresas e organizações.
	 b)
	Foi denominado "Economia do Saber".
	 c)
	É um dos fenômenos mais evidentes da contemporaneidade.
	 d)
	As Universidades Corporativas são a demonstração da importância do conhecimento para as empresas.
	2.
	A inserção das tecnologias acarretou mudanças na sociedade e na forma como as pessoas passaram a interpretar os fatos do cotidiano, mudou a forma de pensar, agir e alterou as relações de trabalho. Com o avanço da multiplicidade das fontes de informação por meio das tecnologias, Litto e Formiga (2011), afirmam que a informação abundante e veloz passou a fazer parte da vida das pessoas, com um impacto cada vez maior. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O fato de não ter acesso a muita informação, acaba facilitando o aprendizado dos alunos que buscam a educação a distância para concluir seu curso de graduação.
	 b)
	A tecnologia está disponível para todos, isso significa que tudo o que estiver nas redes sociais é verdadeiro e pode ser aproveitado.
	 c)
	Hábitos, costumes e valores são facilmente modificados por meio de novelas, os noticiários conseguem influenciar a população e até alterar os resultados eleitorais.
	 d)
	Os programas de televisão de educação favorecem os alunos em termos do horário em que são transmitidos e facilitam a interação entre professor e aluno.
	3.
	Processo seletivo é um conjunto de processos pelos quais as empresas anunciam suas vagas de emprego. As etapas de um processo seletivo dependem do cargo e das características da vaga, bem como da organização que está desenvolvendo o processo seletivo. No entanto, de maneira geral, seguem uma sequência, como afirma Chiavenato (1997). Sobre as etapas do processo seletivo, analise as opções a seguir: 
I- Entrevista.
II- Testes psicométricos.
III- Prova de conhecimentos.
IV- Indicação do gestor.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. A corrida para o emprego: um guia para identificar, competir e conquistar um excelente emprego. São Paulo: Makron Books, 1997.
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	4.
	O surgimento da educação a distância trouxe mudanças sociais que influenciaram a educação de forma geral, modificando os espaços escolares, ambientes de aprendizagem e os recursos que são utilizados para o ensino. Atualmente, são vários os termos usados para designar a nova geração no que diz respeito ao contato com a tecnologia. Sobre as características que conceituam os chamados nativos digitais, analise as sentenças a seguir:
I- São pessoas que durante sua infância tiveram acesso restrito às tecnologias, através da internet discada.
II- São indivíduos que cresceram em meio às tecnologias digitais no cotidiano social e familar. 
III- São pessoas habituadas a lidar com a tecnologia desde pequenos, alterando sua forma de aprender.
IV- São as pessoas que gostam de desafios e de atividades comunitárias, preferindo o isolamento social. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Os pesquisadores contribuem para o desenvolvimento da ciência. No Brasil, dentre as ações destinadas ao fomento da pesquisa, menciona-se o lançamento de alguns editais pelo governo. Caso o pesquisador se enquadre nas características previstas no edital, ele poderá inscrever seu projeto de pesquisa. Com relação às atividades de pesquisa desenvolvidas no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As pesquisas podem variar quanto ao seu local de desenvolvimento, de tal forma que elas podem ser realizadas em indústrias, centros de pesquisa ou em universidades.
	  b)
	As atividades de pesquisa precisam ser realizadas em laboratórios especializados e com infraestrutura apropriada, pois esta é uma condição indispensável para que ocorra a pesquisa.
	 c)
	As ações dos professores universitários pouco interferem nos avanços da pesquisa, tendo em vista que eles não possuem condições de participar de editais de incentivo à pesquisa.
	 d)
	Os pesquisadores publicam os resultados de suas investigações em canais de comunicação genéricos, como blogs, programas de televisão e colunas de jornais.
	6.
	Um aspecto importante para criar oportunidades profissionais é a construção de um bom currículo, que tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas. Com relação ao currículo, analise as afirmativas a seguir:
I- O currículo é um resumo das suas atividades, portanto, quanto mais escrever melhor, mesmo que o recrutador tenha vários currículos para ler.
II- Colocar os cursos feitos, habilidades com idiomas e informática. 
III- Cuidar com os dados pessoais, como endereço, e-mail, telefone, pois é por meio deles que poderá ser contatado para uma possível entrevista.
IV- Reler sempre para se certificar de que está tudo dentro das normas gramaticais e de pontuação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	7.
	O modelo de educação à distância diferente da presencial oferta as disciplinas de forma modular, ou seja, o aluno realiza uma disciplina de cada vez, acompanhando seu desenvolvimento e as dificuldades. Assim, para o aluno ser bem-sucedido nesta modalidade de ensino, é necessário apresentar algumas características específicas. Sobre as características que o aluno precisa ter para frequentar a modalidade de ensino a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aluno deve ser constantemente motivado pelo professor e equipe EaD, que será responsável pela sua atuação acadêmica.
(    ) O aluno necessita ter disciplina para conseguir acompanhar um curso de EaD, dedicando-se aos estudos.
(    ) O aluno receberá a organização da disciplina e de seus tempos de estudos pelo professor de cada disciplina.
(    ) O aluno precisa ser curioso e apresentar autonomia para alcançar os conhecimentos de forma investigativa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	No decorrer da história, temos vários pensadores que influenciaram o campo educacional. Como exemplo menciona-se Renê Descartes, filósofo, físico e matemático, considerado importante pensador da história. Foucault também compõem o quadro de filósofos da contemporaneidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pensadores famosos do século XXI, Foucault e René Descartes compartilham de uma mesma linha de pensamento, apoiada nas premissas da neurociência e dos estudos sociais.
	 b)
	Para Foucault, o conjunto de crenças que se conhece hoje são, antes de tudo, efeitos demuitas disputas ao longo da história, daquilo que pudesse ser validado como conhecimento.
	 c)
	A história do pensamento filosófico encontra-se dissociada das teorias do conhecimento, tendo como escopo de análise o estudo da história das religiões.
	 d)
	Segundo a perspectiva de René Descartes, o conhecimento é construído de maneira pacífica e homogênea, dispensando o uso de procedimentos como análise e verificação.
	9.
	O profissional deve manter uma postura adequada, regrada segundo o contexto no qual atua. Assim, a falta de preparo para lidar com algumas situações acaba prejudicando profissionais, mesmo que apresentem excelentes currículos. Com relação à postura profissional, analise as afirmativas a seguir:
I- Respeitar os colegas de trabalho dependerá do nível hierárquico que se encontra, pois os níveis superiores devem ser sempre respeitados.
II- Aceitar opiniões faz parte do trabalho em equipe, bem como saber expor os pontos de vista sem imposições é fundamental.
III- Pontualidade com os compromissos agendados tanto com relação a horário quanto a prazos de entrega.
IV- Autocrítica e interesse pelo que se faz, buscando sempre melhorar é muito importante para o crescimento profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	10.
	No Brasil, as instituições de Ensino Superior podem ser tanto públicas como privadas. O Brasil no ano de 2016 apresentava em seus cadastros um total de 2.407 instituições de educação superior cadastradas, destas, 2.111 são instituições privadas, um número bem expressivo se comparado às instituições públicas. Acerca das instituições de ensino privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As comunitárias, com finalidade de lucro, compensam a sua atividade através de atividades de extensão.
	 b)
	As confessionais, apesar de terem ideologia cristã, possuem finalidade de lucro através do recolhimento de mensalidades.
	 c)
	Aquelas que não têm finalidade de lucro podem ser confessionais, comunitárias ou ainda, filantrópicas.
	 d)
	Todas elas possuem finalidade de lucro e são administradas por pessoas da comunidade.
	11.
	(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação  permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	 d)
	As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	12.
	(ENADE, 2014) Na atualidade, o surgimento de um novo tipo de sociedade tecnológica é determinado principalmente pelos avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e pela microeletrônica. Essas novas tecnologias - assim consideradas em relação às tecnologias anteriormente existentes -, quando disseminadas socialmente, alteram as qualificações profissionais. A ciência, hoje, na forma de tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação. Vídeos, programas educativos na televisão e no computador, sites educacionais e softwares diferenciados transformam a realidade da aula tradicional, dinamizam o espaço de ensino-aprendizagem, onde anteriormente predominava a lousa, o giz, o livro e a voz do professor. Para que as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) possam trazer alterações no processo educativo, elas precisam, no entanto, ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso signfica que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que seu uso realmente faça diferença. Nessa perspectiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Os avanços das tecnologias digitais de comunicação e informação e da microeletrônica podem ser incorporados às tecnologias mais antigas do trabalho educativo, desde que se compreendem as especificidades do ensino e da própria tecnologia.
PORQUE
II- O ensino mediados pelas TIC permite ampliar não somente as possibilidades pedagógicas de aprendizagem, mas também a interação entre os atores do processo educativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007 (adaptado).
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	  b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Outros materiais