Buscar

Legislação Profissional Contábil3

Prévia do material em texto

Legislação Profissional Contábil
Painel
Minhas disciplinas
Legislação Profissional Contábil
Exercício de Fixação 3
Exercício de Fixação 3 (E3)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	segunda, 12 Nov 2018, 13:53
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 12 Nov 2018, 14:01
	Nota
	2,00 de um máximo de 10,00(20%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O exame de suficiência está regulado atualmente pela resolução 1486 de 2015 em substituição à resolução original, de número 853 de 1999. Dentre os motivos para a instituição do exame podemos considerar válido com base na resolução 853:
Escolha uma:
a. Que o objetivo do exame de suficiência implica o atendimento do mais alto nível de conhecimento necessário ao desempenho das atribuições deferidas ao Contabilista.
b. Ser uma necessidade decorrente do interesse das instituições de ensino superior, de resguardar a qualidade dos serviços prestados pelos contabilistas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Que o exame de suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em CRC se reveste da função de fiscalização do exercício profissional, em caráter preventivo.
e. N.D.A.
Feedback
A resposta correta é: Que o exame de suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em CRC se reveste da função de fiscalização do exercício profissional, em caráter preventivo..
Questão 2
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
No que se refere à Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE, a norma contábil estabelece que:
Escolha uma:
a. N.D.A.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. A DECORE deverá evidenciar o rendimento auferido e ter relação com o período a que se refere.
d. A DECORE terá o prazo de validade de 90 (noventa) dias contados da data de sua emissão, prorrogável por igual período caso tal informação conste no corpo da declaração.
e. É vedada a emissão de DECORE por profissionais da Contabilidade, com registro baixado ou suspenso, bem como aquele que tenha seu exercício profissional cassado.
Feedback
A resposta correta é: A DECORE deverá evidenciar o rendimento auferido e ter relação com o período a que se refere..
Questão 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
No tocante aos procedimentos processuais dos conselhos, configuram-se como direitos do autuado:
Escolha uma:
a. Formular alegações e apresentar documentos nos prazos fixados, ou até antes da decisão, desde que apresente fatos novos, os quais serão objetos de consideração pelo órgão competente.
b. Ter vistas dos autos e obter cópias de documentos que o integram.
c. N.D.A.
d. Obter certidões e Conhecer das decisões proferidas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
No que tange à ciência, ou tomada de conhecimento pela parte envolvida, incumbirá ao CRC do local onde tramita o processo proceder a ciência:
Escolha uma:
a. Do interessado, quando denunciado, nos casos em que entender necessária à apuração dos fatos.
b. Do interessado, exceto quando na condição de denunciante, para conhecimento do arquivamento da denúncia ou abertura de processo contra o denunciado.
c. N.D.A.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Do autuado para, de modo compulsório, apresentar defesa.
Feedback
A resposta correta é: Do interessado, quando denunciado, nos casos em que entender necessária à apuração dos fatos..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
O Exame de suficiência previsto pela resolução 1486 de 2015 será aplicado 2 (duas) vezes ao ano, em todo o território nacional, sendo uma edição a cada semestre, em data e hora a serem fixadas em edital, por deliberação do Plenário do Conselho Federal de Contabilidade, com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias da data da sua realização. Nesta linha é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. O candidato será aprovado se obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos possíveis.
c. A aprovação em Exame de Suficiência constitui o único requisito para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade.
d. N.D.A.
e. Que o objetivo do exame de suficiência implica o atendimento do mais alto nível de conhecimento necessário ao desempenho das atribuições deferidas ao Contabilista.
Feedback
A resposta correta é: O candidato será aprovado se obtiver, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) dos pontos possíveis..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A resolução CFC1402/12 estabelece que os Profissionais da Contabilidade poderão comprovar sua regularidade, inclusive, em seus trabalhos técnicos por meio da Certidão de Regularidade Profissional, com características conforme abaixo:
Escolha uma:
a. A Certidão conterá mecanismo de segurança por meio de autenticação automática e código de segurança, que poderá ser consultado por meio do sítio do CRC que a emitir.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. N.D.A.
d. Nos casos de parcelamentos de débitos, a emissão da Certidão somente será permitida após a quitação das parcelas.
e. A Certidão será expedida, alternativamente, por meio do sítio do CRC do registro originário ou do registro originário transferido ou do registro provisório ou do registro provisório transferido do profissional, conforme modelo e especificações, ou pelos setores de atendimento ao usuário nas sedes regionais dos CRCs.
Feedback
A resposta correta é: A Certidão conterá mecanismo de segurança por meio de autenticação automática e código de segurança, que poderá ser consultado por meio do sítio do CRC que a emitir..
Questão 7
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O Conselho Regional de Contabilidade poderá realizar verificações referentes à documentação legal que serviu de lastro para a emissão da DECORE. Nesse contexto é válido afirmar que:
Escolha uma:
a. É dispensada a verificação daquelas canceladas.
b. A documentação legal que serviu de lastro para a emissão da DECORE ficará sob a responsabilidade do profissional da Contabilidade que a emitiu, pelo prazo de 5 (cinco) anos, para fins de fiscalização por parte do Conselho Regional de Contabilidade.
c. Cabendo ao Setor de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade fazer as verificações cabíveis quanto à sua correta aplicação.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. N.D.A.
Feedback
A resposta correta é: A documentação legal que serviu de lastro para a emissão da DECORE ficará sob a responsabilidade do profissional da Contabilidade que a emitiu, pelo prazo de 5 (cinco) anos, para fins de fiscalização por parte do Conselho Regional de Contabilidade..
Questão 8
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
É vedada a inscrição e participação no Exame de Suficiência e o registro em CRC aos portadores de diploma de tecnólogo, independente da titulação de competência profissional que vier a constar, para exercício profissional de contabilista, no Sistema CFC/CRCs devido a:
Escolha uma:
a. Instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia, pelo Conselho Nacional de Educação.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Necessidade de orientar a sociedade em geral e, especialmente, as instituições de ensino, para evitar a possibilidade de futuras postulações e ações judiciais.
d. O artigo 10 da resolução do CNE estabelece que os projetos pedagógicos das instituições de ensino deverão considerar as atribuições privativas ou exclusivas das profissões regulamentadas por lei.
e. N.D.A.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 9
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Considerando que dentre as atribuições do CFC está a de fiscalização do exercício profissional, publicou-se a resolução 1309/2010 que dispõe sobre procedimentos processuais dos Conselhos.Nesse tópico é verdadeira a afirmação que:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Para atender às novas demandas surgidas no curso do processo de desenvolvimento da Classe Contábil, urge a tomada de medidas mais céleres como forma de manter a disciplina e a ética profissionais.
c. N.D.A.
d. Para os fins do Regulamento, consideram-se: I – órgão – a unidade de atuação integrante da estrutura do Sistema CFC/CRC; II – autoridade – agente dotado de poder de decisão; III – interessado – todo aquele que, titular de direitos ou interesses ou no exercício do direito de representação, motive a ação fiscalizadora e ainda aquele que tenha direito ou interesse que possa ser afetado pela decisão a ser adotada; IV – autuado – todo aquele que for parte passiva em processo de fiscalização.
e. Os Conselhos de Contabilidade, no exercício da sua função fiscalizadora, obedecerão, dentre outros, os princípios da legalidade, finalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório e eficiência.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 10
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
O profissional, quando ofendido comprovadamente em razão do exercício profissional ou de cargo ou função no conselho, tem direito ao desagravo público que é o instituto que possibilita a reparação de afronta, de injúria, de uma ofensa ou dano moral por meio de retratação. Sobre esse assunto resolveu o CFC, através de resolução.
Escolha uma:
a. Acolhido o pedido, será convocada pelo presidente, no prazo de até 30 dias, Sessão Especial de Desagravo, que deverá ser divulgada com a antecedência necessária. Na sessão especial, o presidente fará a leitura da nota a ser publicada na imprensa, encaminhada ao ofensor e registrada na ficha cadastral do ofendido.
b. O contabilista inscrito em CRC, em situação regular, quando ofendido publicamente em razão do exercício profissional, cargo ou função de órgão ou entidade da classe contábil, poderá requerer o desagravo público, a ser promovido pelo CRC do registro definitivo.
c. N.D.A.
d. O processo terá início formal com as razões do pedido, instruído com os documentos probantes, e será distribuído a um conselheiro, designado relator pelo presidente do conselho.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Parte inferior do formulário

Continue navegando