A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
avaliando Org. Politica da Saude 3

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.:201812015466)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Prefeitura de Valença-RJ/2012/FUNCAB) O Movimento de Reforma Sanitária consolidouse no Brasil no final da década de 1970, em um cenário de crise econômica, que agravou ainda mais a qualidade de vida da população e aumentou as necessidades e atenção à saúde. Em relação a esse movimento, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	as propostas da reforma sanitária foram concretizadas na Constituição Federal de 1988.
	
	se estruturou, durante o período mais repressivo da ditadura militar e teve Sérgio Arouca como um dos principais militantes.
	
	por incentivo do movimento, surgem projetos de saúde comunitária e as Conferências de Saúde são transformadas em espaços de participação popular.
	 
	foi responsável pela criação do Instituto Nacional de Previdência Social ¿ INPS ¿, transformado depois no Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social ¿ Inamps.
	
	entre as bandeiras defendidas pela reforma sanitária estavam o acesso de todo brasileiro às ações de saúde de forma integral.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201812021725)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após discussões políticas, as propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecendo o movimento da Reforma Sanitária, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	O movimento era integrado por cientistas, técnicos de saúde, universitários, médicos, usuários do serviço de saúde e partidos políticos de esquerda. Os exilados políticos que voltavam para o Brasil com a anistia também participaram.
	
	A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.
	
	Este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.
	 
	O conceito de Reforma Sanitária foi unicamente utilizado para exigências de melhorias nas condições de saneamento básico, coleta e tratamento de esgoto e limpeza urbana.
	
	O movimento da Reforma Sanitária nasceu no contexto da luta contra a ditadura, no início da década de 1970
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201811734047)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para implementar-se a Gestão de um Sistema de Saúde, conforme previsto na legislação brasileira, são necessárias algumas condições político-institucionais, mínimas, assim como algumas condições técnico-político- administrativas por parte do gestor. São condições técnico-político-administrativas do gestor, EXCETO: (Prefeitura Municipal de Afrânio PE Concurso Público 2010)
		
	 
	Ter os instrumentos de gestão do SUS implementados.
	
	Ter noções e saber utilizar métodos de planejamento.
	
	Ter conhecimento da realidade onde irá atuar, ser capaz de descrevê-la, analisá-la e propor soluções para os problemas localizados.
	
	Ter capacidade para alocar recursos orçamentários e financeiros específicos para o setor saúde junto ao próprio governo e às outras esferas de governo.
	
	Ter capacidade para conduzir plano de ação.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201811734158)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Tendo como uma das prioridades e objetivos a saúde do idoso:
		
	
	fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.
	
	contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero de mama e de próstata em idosos
	 
	implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.
	
	reduzir a mortalidade por doença sexualmente transmissível
	
	consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201812030710)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 A lei 8080/90  não inclui entre os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde:
		
	 
	Utilização da estratificação de risco como estratégia para a Atenção de Urgência e Emergência.
	
	Ênfase na descentralização dos serviços para os municípios.
	
	Regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.
	
	Conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na prestação de serviços de assistência à saúde da população.
	
	Acompanhar e controlar a atuação do setor privado credenciado mediante contrato ou convênio na área de saúde não é competência do Conselho de Saúde.