Ecologia geral Exercício de Fixação 1 E2
10 pág.

Ecologia geral Exercício de Fixação 1 E2


DisciplinaEcologia Geral408 materiais5.832 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As espécies interagem umas com as outras. Interações como a competição e predação podem moldar as comunidades, controlando o número de indivíduos em cada população e a identidade das espécies. Sobre os efeitos da predação assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Os fatores relativos à predação não interferem na regulação numérica das populações.
b. Uma população nunca é prejudicada pela ação predatória.
c. A ação predatória moderada normalmente reduz a densidade de espécies dominantes.
Gabarito comentado: A ação predatória moderada normalmente reduz a densidade de espécies dominantes
Ecologia Geral / Rosa Maria Rodrigues. \u2013 Curitiba: FAEL, 2015. - Capitulo 6. Comunidades Biológicas.
Comentários: A partir de investigações realizadas em diferentes tipos de comunidades, foi verificado que em localidades onde a predação é moderada, frequentemente o predador reduz a densidade de uma espécie dominante. Assim, espécies com menor habilidade competitiva poderão ter maior possibilidade no uso dos recursos (BEGON et al., 2005).
d. A ação predatória não altera a composição de espécies em uma comunidade.
e. As espécies que vivem no mesmo habitat não sofrem com a predação.
Feedback
A resposta correta é: A ação predatória moderada normalmente reduz a densidade de espécies dominantes..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
As três camadas que formam o planeta Terra apresentam composição e propriedades diferentes. São denominadas de Crosta (também chamada de litosfera), o manto e o núcleo. Enumere os conceitos correspondentes e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Crosta.
2. Manto.
3. Núcleo.
( )É a mais profunda e menos conhecida das camadas que compõem o globo terrestre.
( )A parte externa é composta de continentes, ilhas e o fundo oceânico.
( )Trata-se de uma grossa camada rochosa. Compõe a maior parte da massa terrestre.
Escolha uma:
a. 1, 2, 3
b. 2, 3, 1
c. 1, 3, 2
d. 2, 1, 3
e. 3, 1, 2
Gabarito comentado: Resposta Correta: Sequência 3, 1, 2 .
Ecologia geral / Rosa Maria Rodrigues. \u2013 Curitiba: FAEL, 2015. Capítulo 7. A Biosfera e os Ecossistemas.
7.1.1 Litosfera ou crosta terrestre. A parte externa é composta de continentes, ilhas e o fundo oceânico\u2026 Geologicamente a crosta é formada por rochas denominadas magmáticas (ou ígneas), metamórficas e sedimentares, tendo em sua composição estruturas minerais; 7.1.2 O manto é a camada logo abaixo da crosta. Trata-se de uma grossa camada rochosa, com cerca de 2.900 km de espessura, que envolve o núcleo, e que compõe a maior parte da massa terrestre. Foi formado há pelo menos 3,8 bilhões de anos; 7.1.3 O núcleo é a mais profunda e menos conhecida das camadas que compõem o globo terrestre. Acredita-se que o núcleo terrestre seja formado de duas porções, uma externa, de consistência líquida, e outra interna, sólida e muito densa, composta principalmente de ferro (80%) e níquel.
Feedback
A resposta correta é: 3, 1, 2.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os caminhos e comportamentos da água sobre a superfície terrestre, analise as sentenças e enumere as coluna e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Infiltração
(2) Escoamento subterrâneo
(3) Detenção
(4) Evapotranspiração
( ) Abastece o lençol freático e forma zonas de recarga de água
( ) parte da água precipitada fica retida na vegetação, depressões do terreno e construções
( ) parte da água existente no solo utilizada pela vegetação e eliminada pelas folhas na forma de vapor
( ) constituído por parte da água infiltrada na camada, formando grandes massas de água chamadas de aquífero
Escolha uma:
a. 1, 2, 4, 3.
b. 3, 1, 2, 4.
c. 2, 4, 1, 3.
d. 1, 3, 4, 2.
Gabarito comentado: Detenção: parte da água precipitada fica retida na vegetação, depressões do terreno e construções. Essa massa de água retorna à atmosfera pela ação da evaporação ou penetra no solo pela ação da infiltração. Infiltração: a água infiltrada possui vários caminhos, entre eles: evaporar, ser absorvida pela vegetação, escoar ao longo da camada superior do solo ou, ainda, abastecer o lençol freático, formando zonas de recarga d\u2019água. Escoamento subterrâneo: constituído por parte da água infiltrada na camada, formando grandes massas de água chamadas de aquífero, como exemplo o aquífero Guarani, considerado o maior do mundo. Evapotranspiração: parte da água existente no solo utilizada pela vegetação e eliminada pelas folhas na forma de vapor.
e. 1, 4, 3, 2.
Feedback
A resposta correta é: 1, 3, 4, 2..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Muito benéfico para a saúde e utilizado pela humanidade desde a antiguidade, o mel ainda é destaque na alimentação da atualidade. Além de ser utilizado como adoçante natural, ele também é utilizado para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a capacidade digestiva. Atua como antisséptico, antioxidante, diurético e calmante. O mel é um produto natural. pois é produzido por abelhas, insetos que vivem uma organização de divisão do trabalho. Após a fertilização realizada pelo Zangão a Rainha põe seus ovos. Às abelhas operárias cabe a limpeza da colmeia, alimentação das larvas, produção da cera e do Mel.
Se um apicultor decide cultivar uma espécie de abelhas apenas em sua propriedade, ele estará cultivando um(a):
Escolha uma:
a. Ecossistema
b. Comunidade
c. População
d. Biosfera
e. Gaia
gabarito comentado: População. No Capítulo 1 do livro da disciplina, consta que os organismos interagem entre si e entre espécies distintas e com o meio em que vivem. Com isso, ao conjunto de organismos de uma mesma espécie, interagindo entre si e habitando determinada região, em determinada época, denomina-se população. Logo, por se tratar de apenas uma espécie temos uma população de abelhas.
Feedback
A resposta correta é: População.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
"Segundo a Primeira Lei da termodinâmica a energia pode ser transformada de um tipo em outro, mas não pode ser criada nem destruída. Seguindo a mesma linha, segundo a Segunda Lei da termodinâmica, nenhum processo que implique numa transformação energética ocorrerá de maneira espontânea, somente havendo uma degradação de energia de uma forma concentrada numa forma mais dispersa ou desorganizada. Nenhuma transformação de energia é 100% eficiente."Geralmente as Leis da Termodinâmica são explicadas na disciplina de física, mas não é mostrada a aplicabilidade destas Leis no nosso dia a dia. Curiosamente, são estas Leis que regem a transferência de energia em nós, seres vivos. Ao entender como elas funcionam e como ela se aplica nas relações ecológicas, conseguimos entender com mais facilidade a importância de todos os seres vivos no equilíbrio do Meio Ambiente.
Analise a imagem abaixo: 
Com base na imagem acima e em seus conhecimentos, responda:
Em qual dos seres vivos acima se concentra a maior quantidade de Energia e em qual dos seres vivos se concentra a menor quantidade de energia, respectivamente:
Escolha uma:
a. Coruja e Gafanhoto.
b. Coruja e Capim
Capim e Coruja
c. Capim e Coruja
d. Texugo e rato.
e. Gafanhoto e Capim.
Feedback
A resposta correta é: Capim e Coruja.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Historicamente, o ser humano sempre fez uso dos recursos naturais do planeta. Recentemente, entretanto, a preocupação com os impactos causados pelas ações do homem têm ganho cada vez mais importância, haja vista o crescente esgotamento dos recursos e desequilíbrio dos ecossistemas, vinculados ao crescimento das populações e dos grandes centros urbanos. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. O derramamento de petróleo em mares e oceanos, devido ao naufrágio de navios petroleiros ou à exploração petrolífera submarina,