Buscar

TRABALHO HIGIENE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Higiene do Trabalho (NPG 2118)
Tutor: Prof. Dr. Lucio Villarinho
A (O) aluna (o) deverá a partir de fonte de consulta reconhecidamente confiável realizar uma pesquisa com o objetivo de identificar uma publicação recente (artigo, dissertação, tese, etc.), envolvendo ações de higiene ocupacional em um determinado setor econômico.  
Uma vez escolhida a obra a (o) aluna (o) deverá realizar uma análise crítica destacando: título, autor e o link para acesso a mesma; o objetivo estabelecido pelo autor; a metodologia utilizada; os resultados alcançados, e as conclusões obtidas.
Como fechamento da análise a (o) aluna (o) deverá destacar a sua opinião sobre a publicação e apontar pelo menos um ponto forte e um ponto de melhoria.
A análise deverá ser realizada em no máximo 3 páginas, utilizando: fonte arial 12; margem 3, e espaçamento 1,5.
Título: A higiene e a segurança do trabalho aplicada em estabelecimentos de saúde.
Autor do artigo: Larissa Teixeira de Oliveira
http://periodicos.pucminas.br/index.php/percursoacademico/article/viewFile/7375/9273
O artigo aborda os riscos de acidentes, físicos, biológicos e químicos existentes no âmbito da área de saúde, abordando as principais características vulneráveis do trabalho, estruturas físicas e os investimentos na melhoria técnica e ética dos profissionais diretos e indiretos quanto à responsabilidade individual e coletiva de suas ações.
Estende-se o estudo também, para os cuidados e a cautelas necessárias em função da exposição dos clientes (enfermos) e os visitantes temporários, que não são integrados ou conscientizados e por isso tornam-se ainda mais vulneráveis aos riscos sem qualquer proteção.
A percepção e a gravidade dos riscos são negligenciadas pelos próprios profissionais diretos e nesta falta de cuidado com seus próprios riscos, passam a idéia negligenciada quanto aos cuidados coletivos.
Dessa forma, deve haver a conscientização dos colaboradores da área da saúde quanto aos riscos existentes nos locais de trabalho, assim como proporcionar maior segurança à todos que utilizam os serviços hospitalares.
Dinâmica Sugerida:
Um dos assuntos de suma importância e que deve ser tratado com ênfase são os cuidados com os uniformes dos profissionais diretos, os de limpeza e manutenção (jalecos, botas, uniformes, etc.) que na maioria das vezes são utilizados no trabalho e geralmente lavados e higienizados em casa, tornando esse processo um risco, sendo que o uniforme saiu de um ambiente nocivo, trazendo no seu corpo bactérias, vírus, entre outros. 
Também vale ressaltar nesta questão, os descartes desses objetos. Esses devem ser acompanhados de acordo com as orientações das Normas Regulamentadoras ambientais. Ou seja, é muito importante que aquele que utiliza ou fornece tenha o dever e a responsabilidade de dar o destino final adequado aos objetos.
Assunto Tratado: vias de infecção, doenças e acidentes, estrutura física e investimentos, como também, a negligência dos profissionais envolvidos, quanto as suas responsabilidades do uso e práticas que assegure a proteção de todos.
1

Continue navegando