Buscar

Queimaduras e afogamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Queimaduras
 Alterações na temperatura corpórea envolvendo diversas camadas do corpo. Podem ser provocadas por objetos quentes superaquecidos ou incandescentes, substâncias químicas como ácidos, soda cáustica, emanações radioativas como radiações ultravioletas ou infravermelhas ou a eletricidade. Independentemente da situação o tratamento sempre será o mesmo. 
 Tipos: 
Superficial: 1° grau.
Média: 2° grau.
Profunda: 3° grau.
regra do nove – área de superfície corporal
Adulto: todas as partes do corpo valem 9%. Exceções: braço completo = 9%. Somente a frente ou o verso = 4,5%. Caso a somatória resulte maior que 37% o atendimento deve ser ultra imediato, pois há risco de hipertermia e no hospital as chances de uma infecção. 
Criança: Cabeça = 18%; braços = 9% quando inteiro e 4,5% quando só frende ou de trás; Todo o tronco = 18%; Pernas = 7%.
Palmas das mãos e genitálias equivalem a 1%.
OBS: mesmo que a queimadura não abranja o membro completo considera-se o valor total (com exceção dos braços que diferem em frente e de trás). 
o que fazer
 Primeiramente avaliar, proteger, chamar ajuda e socorrer. Extinguir a fonte de calor. Lavar o local atingido com água em temperatura ambiente até que a área queimada seja resfriada. Retirar acessórios, pois após a queimadura o corpo tende a inchar. 
o que não fazer
 Não passar nenhum produto ou receita caseira, pois causa irritação da pele. Também favorece o alto risco de infecção por bactérias, fungos, vírus presentes nos produtos visto que há danificação do tecido, sendo uma porta de entrada para estes microrganismos. Não passar pomadas, pois o tecido se encontra sensível e estas podem danificar ainda mais as células cutâneas. Não estourar bolhas, geralmente se manifestam em queimaduras de 2° grau devendo somente ser manuseadas por um profissional especializado. 
eletrocussão - corrente elétrica produzida por contato com circuito energizado
 Caso o chão esteja molhado usar sapatos de borracha (proteger). Desligar a fonte de energia. Retirar a pessoa do local (procurar área protegida). Se necessário realizar RCP. 
 Descargas elétricas: não há o que fazer, pois a morte é imediata. 
afogamento
 OBS: Nem todo acidente provocado por água é afogamento.
 Acidentes provocados pela água: imersão/submersão:
Hidrocussão: síndrome de imersão. Diferença térmica de 5°C entre a água e o corpo, causando morte súbita. 
Água fria: causa morte por hipotermia (na maioria das vezes são acidentes aéreo náuticos. 
Afogamento: pânico inicial e luta para se manter na superfície, provocando apneia voluntária levando à broncoaspiração de líquido, laringoespasmo variável e consequente hipóxia e perda de consciência resultando em inundação pulmonar.
Fases do afogamento: 1- pânico (excessivas braçadas para não afundar); 2 – fadiga (cansaço excessivo devido ao pânico e luta); 3- exaustão (paralisia, perde a força do nado e luta para respirar e não afundar); 4- submersão (afundamento com conseguinte aspiração de água e perda de oxigênio); 5- morte (tende a ficar em posição fetal e entra em estado de inconsciência).
 
Avaliação
Intervenção 
Grau
Sobrevivência
Encaminhamento

Continue navegando