Buscar

ATIVIDADE 6 LICENCIAMENTO

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: GESTÃO AMBIENTAL
DISCIPLINA: LICENCIAMENTO AMBIENTAL
PROFESSOR: JANINE FARIAS DA SILVA
TUTOR: RAPHAEL BARROSO
ALUNA: ANNA PAULA DIONÍSIO RAMOS
A distribuidora X de combustíveis automobilísticos (gasolina, álcool, diesel e gás natural) decide edificar uma filial no Complexo Industrial Portuário de Suape - PE e lhe contrata para chefiar uma equipe que irá elaborar o EIA-RIMA da mesma para possível obtenção da licença ambiental.  
 
2. Agora, resumidamente, elabore o EIA que você entregaria a distribuidora X.
Este Relatório de Impacto Ambiental – RIMA apresenta a síntese dos estudos ambientais e avaliação dos impactos, como também a proposta de medidas mitigadoras para a construção da filial da Empresa X no Complexo Industrial Portuário do Suape – PE. O Estudo de Impacto Ambiental instrui o processo de solicitação de Licença Prévia (LP) do empreendimento, e, também, orienta e subsidia o órgão ambiental do estado de Pernambuco para analisar o pedido de licença. O objetivo deste EIA é mostrar a viabilidade ambiental do empreendimento, utilizando-se do delineamento do projeto, ciência e análise da real situação do ambiente de sofrer modificações pela sua implantação e operação – as denominadas áreas de influência – culminando com estudo comparativo entre situação atual e futura. Essa análise é realizada pela identificação e avaliação dos impactos ambientais potenciais da implantação e operação do empreendimento, que considera ações de gestão dos impactos para minimizar e/ou eliminar alterações negativas e incrementar os benefícios resultantes da ampliação da unidade industrial da Distribuidora X de combustível no Complexo Industrial Portuário do Suape – PE. Para isso, faremos uso de algumas legislações brasileiras que regem esse tipo de empreendimento, bem como as legislações que asseguram as futuras correções dos impactos ambientais causados pela distribuidora. A exemplo, temos a Constituição Federal de 1988, artigo 225, §1º, inciso IV, que determina a realização de EIA/RIMA para empreendimentos que possam causar significativos impactos ambientais, bem como as Resoluções CONAMA nº 01/86 e n° 237/97 e Nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997: institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Postos que fazem uso de poço artesiano ou semiartesiano como fonte alternativa de água devem estar afinados com esta lei.
BIBLIOGRAFIA
Disponível em: http://minaspetro.com.br/blog/2017/12/27/quais-sao-as-principais-leis-e-normas-para-postos-de-combustivel/> acessado em 24 de novembro de 2018.
Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. BRASIL.
Disponível em: < http://rizomas.net/index.php/educacao/educacao-para-hoje-e-amanha/politica/ensino-de-biologia/recursos-pedagogicos/262-como-se-faz-um-relatorio-de-impacto-ambiental-eia-rima.html> acessado em: 24 de novembro de 2018.

Continue navegando