behaviorismo
15 pág.

behaviorismo


DisciplinaPsicologia de Tsp152 materiais79 seguidores
Pré-visualização4 páginas
REVISÃO DE BEHAVIORISMO
Os behavioristas acreditam que a psicologia deve ser apreendida como a ciência do comportamento, que também pode ser nomeada como:
comportamento diacrônico
análise comportamental
comportamento sincrônico
análise radical
análise introspectiva
Às ideias de que: A) o comportamento é determinado unicamente pela hereditariedade e pelo ambiente e B) a escolha não é uma ilusão, são as próprias pessoas que causam o comportamento, dizem respeito, respectivamente, à(ao):
determinismo e livre-arbítrio	
livre-arbítrio e descontinuidade	
causalidade e determinismo	
determinismo e ilusão	
livre-arbítrio e conceitualidade
Para viver em sociedade, o homem se organizou e criou métodos de estudos, análises e atitudes que pudessem colaborar no desenvolvimento da humanidade em todos os aspectos. Questionar, perguntar, formular teorias e hipóteses, descobrir, revelar, fazem parte de um processo de conhecimento que permite os avanços nas mais diversas áreas e em tudo o que diz respeito à vida. Nesse sentido, considere as seguintes proposições: I Ciência é a busca de descrições econômicas e abrangentes da experiência natural humana. II O objetivo da ciência do comportamento é descrevê-lo em termos que o tornem familiar. III O behaviorismo radical baseia-se no dualismo, que permite uma visão dual das pessoas. São verdadeiras as afirmações contidas nas proposições:
I somente
II somente
III somente
I e II somente
II e III somente
Marque a alternativa correspondente à data e sobre o fundador do Behaviorismo.
1922, Skinner
1913, Watson
1913, Skinner
1922, Watson
1913, Pavlov
Na ideia de que é possível a uma ciência do comportamento estar implícito que o comportamento, como qualquer objeto de estudo científico, é ordenado pode ser explicado, pode ser previsto, desde que se tenham os dados necessários, e pode ser controlado, desde que se tenham os meios necessários. Chama-se a isso determinismo (BAUM, 1999, p. 25). Leia as sentenças abaixo e responda às questões propostas: As pessoas são livres para escolher que ações vão realizar. PORQUE Elas possuem livre-arbítrio. A) Correlacione as sentenças entre si. B) Correlacione as sentenças com o texto e ofereça argumentos que esclareçam a noção de determinismo e de livre-arbítrio.
resposta: ------------------------------------
A teoria da evolução teve um forte impacto sobre a Psicologia. Os seres humanos não eram mais vistos como entes à parte, mas como seres que compartilham traços comportamentais com outros animais. Assim nasceu a continuidade da espécie. No final do século XIX começam a ser conduzidos experimentos com animais. Watson critica a comparação entre a mente humana e a mente animal, conduzindo seus estudos para uma Psicologia do comportamento. O que Watson estava propondo com o termo Psicologia do comportamento?
resposta: ----------------------------------------------
A ideia de que as escolhas que fazemos possam ser independentes de eventos passados se chama:
Determinismo Compatível ou Determinismo
Livre Operantis ou Modo Operacional Simples
Livre-arbítrio libertário ou Livre-arbítrio
Ideal Comportamental ou Comportamentalismo
Materialismo histórico ou operacional
Para Watson, era claro que o caminho era fazer da psicologia uma ciência geral do comportamento, que:
Compreendesse todas as emoções humanas, depois as dos animais
Compreendesse todas as espécies, o homem seria apenas mais uma.
Estudasse os mamíferos e traçasse objetivos comportamentais para o homem.
Não estudasse os animais inferiores como os pombos e ratos, por exemplo.
Buscasse inferir como a mente funciona.
Historicamente, escolas psicológicas de origem européia tendem a valorizar processos ligados à (ao) ______ enquanto escolas psicológicas que tiveram origem nos Estados Unidos tendem a valorizar processos ligados à (ao) ______
	
introspecção - comportamento observável
atividade acadêmica - atividade aplicada.	
perspectiva biológica - perspectiva cultural	
abordagem dialética - abordagem experimental	
pensamento consciente - pensamento inconsciente
Quando supomos que há ___________, supomos que o comportamento é determinado unicamente pela hereditariedade e pelo ambiente. Assinale o conceito que melhor preenche a lacuna:
Pragmatismo
Determinismo
Behaviorismo metodológico
Livre-arbítrio
Realismo
Em relação à visão de homem, contrastante na abordagem comportamental e na psicologia evolutiva, são feitas as seguintes afirmativas: I. A abordagem comportamental considera que o homem é ambientalmente determinado pela sequência de comportamentos e de reforços, criando uma ilusão de liberdade; II. A abordagem comportamental surge como uma modalidade de discurso psicológico crítico da visão monista materialista de homem e da correspondente desvalorização daquilo que ocorre privadamente no indivíduo; III. A psicologia evolutiva descreve os componentes fundamentais da natureza humana, os quais podem ser compreendidos em termos de mecanismos psicológicos selecionados pelo indivíduo como úteis para a evolução pessoal; IV. A psicologia evolutiva sustenta que o comportamento humano depende de mecanismos psicológicos que foram modelados pela seleção natural no ambiente anterior de adaptação.
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Ao processo do condicionamento operante que envolve reforçar comportamentos cada vez mais semelhantes ao comportamento desejado chamamos de:
reforço
modelação
reforço primário
modelagem
punição
Mariana estava com notas baixas na escola e constantemente seus pais recebiam reclamações sobre o seu comportamento. Os pais resolveram retirar o tempo de brincadeiras até que suas notas aumentassem e o comportamento melhorasse. Qual o tipo de reforço seus pais aplicaram.
Reforço positivo.
Reforço negativo.
punição positiva.
punição negativa.
Reforço primário.
Ao se programar o reforçamento de um determinado comportamento pode-se utilizar um determinado esquema de reforçamento, ou seja, programar a forma como o reforço será liberado no processo de aquisição do comportamento desejado. Qual dos esquemas abaixo possui maior fragilidade à extinção?
Esquema de reforçamento parcial
Esquema de reforçamento parcial por ritmo
Esquema de reforçamento parcial por intervalo
Esquema de reforçamento contínuo
Esquema de reforçamento intermitente
Márcio roubou uma loja e foi condenado a 10 anos de prisão, sem direito a visitas íntimas. Dentro da visão do condicionamento operante, a prisão representa um tipo de:
Reforço positivo
Reforço negativo
Punição positiva
Punição negativa
Reforço primário
Em um determinado centro educacional que atende crianças com necessidades especiais, os atendimentos têm a duração de 40 minutos e estes intervalos são demarcados pelo soar de uma campainha. João já é atendido há dois anos neste centro e toda vez que soa a campainha ele se levanta da cadeira e diz: "acabou". Com base nos conceitos estudados, esse comportamento pode ser entendido como:
Condicionamento clássico
Condicionamento operante
Habituação
Potenciação
Cognição
A "modelagem é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento. O resultado final é um novo comportamento". Dê um exemplo do cotidiano onde utilizamos o conceito de modelagem para produzir um novo comportamento.
resposta: ------------------------------------------------------
Maria está ouvindo rádio querendo muito que toque sua música favorita, mas, ela não sabe a hora que essa música irá tocar, pois, não tem uma hora certa para isso acontecer. Neste caso, a música é um:
Reforço Intermitente de Intervalo Variável
Reforço Intermitente de Intervalo Fixo
Reforço Intermitente de Razão Variável
Reforço Intermitente de Razão Fixa
Reforço Social
O metrô passa de 20 em 20 minutos em uma estação. Diante disso, nessa situação há um/uma:
Modelagem
Reforço Intermitente de Razão Variável
Reforço Intermitente de Razão Fixa
Reforço Intermitente de Intervalo Variável
Reforço