Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
“A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para comer como um rapaz crescido, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupos de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seus músculos serão diferentes, como os seus reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dias sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.”
Interprete o texto acima destacando a importância da sociedade para a formação do indivíduo.
Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de qualquer coisa, valor moral pode ser definido como respeito à vida, não apenas a vida individual, mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros.
A sociedade impõe certos modelos e costumes, como por exemplo, as meninas usando saia. Quando certo estilo ou característica é imposto, a pessoas tendem a seguir para não ficarem “fora dos padrões”. Nos dias atuais, se você não for conforme o padrão ditado pela sociedade é taxado como um ser diferente, démodé. Portanto, a sociedade influi diretamente na vida de cada indivíduo, e não querendo ficar fora dessas regras ou padrões “exigidos” o indivíduo as seguem.
A sociedade hoje em dia independente do sexo dos seus filhos, buscar dar educação e formação, a diferença é que alguns criam seus filhos de forma mais refinada e outros de uma forma mais popular.
Qual seria a perspectiva das Ciências Sociais para explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos? 
Mulheres e homens ao longo de boa parte da história da humanidade desempenhavam papéis sociais muito diferentes. Trata-se das funções e atividades exercidas pelo indivíduo em sociedade, principalmente ao desempenhar suas relações sociais ao viver em grupos, mulheres e homens se comportam de diferentes modos, o papel do homem e o da mulher tem mudado bastante em nossa cultura nas últimas décadas. Estas mudanças nos trouxeram um homem e uma mulher muito diferentes dos que podíamos encontrar no início do século XX.
As meninas eram criadas para serem mais delicadas e sempre se preocupando com padrões de beleza. Já os meninos de uma maneira mais bruta, subindo em árvores, jogando bola e outras atividades. Isso talvez explicasse a diferença física e comportamental entre os sexos.
Atualmente encontramos a mulher lutando para ter os mesmos direitos que o homem no trabalho, na família, de que maneira? Exemplo: Numa família onde apenas o homem sustentava a família e a mulher era do lar, atualmente vemos o homem e a mulher dividindo as despensas do lar, no trabalho podemos observar a luta da mulher em ganhar igual ao homem, observa-se uma mulher querendo não apenas se igualar aos homens, mas buscando seu espaço no mundo.

Continue navegando