Buscar

simulado organização e politicas de saúde 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Nas civilizações mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, eles acreditavam que a doença era:
		
	
	Causada por falta de alimentação.
	 
	 Causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
	
	 Causada por causa da má qualidade da água.
	
	Causada por não conhecerem os riscos de suas manifestações.
	
	 Causada por falta de assepsia.
	
Explicação:
A literatura registra que entre os povos sem escrita, as pessoas associavam as enfermidades a causas sobrenaturais. Nesse contexto, o homem pouco ou nada poderia fazer para mudar o quadro. Existem registros de que os antigos povos da mesopotâmia ¿ sumérios, assírios e babilônios tinham um panteão de deuses. Dessa forma consideravam a doença como causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: ( ) A definição positiva de saúde está relacionada com a ausência de doença. ( ) Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade. ( ) A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento. ( ) Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. ( ) Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses, é:
		
	
	V, F, F, F, V.
	
	V, V, F, V, F.
	
	V, F, V, F, F.
	
	F, V, F, F, V.
	 
	F, V, V, F, V.
	
Explicação:
Organização Mundial de Saúde¿ (OMS) define a saúde como ¿um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades.
No que diz respeito ao indivíduo, quanto ao seu bem-estar físico, devemos referir que não há saúde de órgãos porque a saúde é total, é o todo. Assim como não existem doenças estritamente locais, não há também "saúde local".
O lado psíquico da saúde cresceu de importância na época agitada em que vive o mundo. Inquietudes, pressa, ânsias, incertezas, indagações ante os fatos da vida, particularmente da vida econômica, trepidação, desgaste constante de energias mentais, etc., levam o indivíduo ao cansaço e a sofrimentos psicossomáticos.
É preciso, porém, para o perfeito equilíbrio neuro-psíquico, que o homem esteja bem adaptado as condições de vida, dentro do ambiente em que vive; que haja entendimento, equilíbrio, tolerância, compreensão dos indivíduos entre si, pois a mente e o corpo Sãos não permanecerão sadios, por muito tempo, em ambiente agitado, adverso, tumultuoso e intranquilo.
A Doença e/ou a Mortalidade é variável de acordo com as características de cada pessoa e das comunidades aonde estão inseridas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A saúde, direito de todos e dever do Estado, deve oferecer acesso:
		
	
	restrito àqueles que contribuem com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
	 
	universal e igualitário.
	
	integral e igualitário.
	
	universal e não igualitário dando preferência ao atendimento de pessoas com doenças graves.
	
	restrito apenas àqueles portadores de carteira de trabalho.
	
Explicação:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população é CORRETO afirmar:
		
	
	Os fatores raça e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população.
	
	O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas.
	
	A organização de serviços de saúde de boa qualidade garante que uma população seja saudável.
	 
	Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde.
	
	O modelo econômico e político do país favorecem ao crescimento do estado de saúde da população.
	
Explicação:
Organização Mundial de Saúde¿ (OMS) define a saúde como ¿um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades,
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A alternativa INCORRETA em relação à promoção da saúde é:
		
	
	A ampliação da compreensão do processo saúde e doença, de modo que ultrapasse a tensão que coloca o indivíduo e o coletivo em antagonismo através da conjugação clínica e política, gestão e ação.
	
	A violência é um problema complexo que só se resolve com ações intersetoriais que impactem em todos os setores e criem uma cultura de paz e não violência.
	 
	As ações instrutivas de treinamento e condicionamento da população para diminuir os indicadores de saúde mais importantes.
	
	A gestão sanitária envolve o estabelecimento de uma rede de compromissos e co-responsabilidades em favor da vida e da criação de estratégias necessárias para que ela exista
	
	O comprometimento com sujeitos e coletividades que expressem crescente autonomia, capacidade para gerenciar satisfatoriamente os limites impostos pela doença e pelo contexto sociopolítico-econômico-cultural.
	
Explicação:
Quando o paciente e/ou cliente descreve o seu estado de doença relatando suas queixas ou quando se sentem melhor, relatando o seu estado de melhora, faz-se necessário que os profissionais de saúde entendam, definam e tornem claros estes estados.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As civilizações mais antigas do Egito e Mesopotâmia acreditavam  que as doenças eram causadas somente por algum fator externo. Qual era o significado dessa crença?
		
	
	Que o meio sócio cultural causava doenças.
	 
	Que o organismo da pessoa não participava do processo de adoecimento.
	
	Que o meio social era responsável pelo adoecimento.
	
	Que só o meio ambiente causava doenças.
	
	Que o meio onde viviam causava doenças.
	
Explicação:
As civilizações mais antigas do Egito e Mesopotâmia acreditavam que as doenças eram causadas somente por algum fator externo, e que o organismo da pessoa não participava do processo de adoecimento.
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No fim século XX e início XXI, houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como: I- Acolhimento, II- Acreditação hospitalar, III- Humanização e IV- Cuidado individualizado e integral. Dentre os conceitos citados, quais estão corretos?
		
	 
	I,II,III e IV
	
	I, II e IV
	
	Apena IV está correta
	
	I,II e III
	
	I, III e IV
	
Explicação:
O processo saúde e doença e sua promoção de saúde vem sendo motivo de atenção desde o fim século XX e início XXI, onde houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como acolhimento, acreditação hospitalar, humanização, e cuidado individualizado e integral dentre outros. São fatores que possuem relação com a subjetividade do sujeito, pois buscam laços entre aqueles que cuidam e os que são cuidados.8a Questão
	
	
	
	
	Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
		
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	 
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
Explicação:
A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, ou seja pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.

Continue navegando

Outros materiais