Buscar

NOVEMBRO AZUL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ALEXANDRA AP. DE OLIVEIRA
DANIELA VILELA SOUZA
DÉBORA DESIRRE
IVO JAQUES LACERDA
RHANNA MILENA SOUZA DE OLIVEIRA
ROGÉRIO FERREIRA LIMA JR.
PROJETO DE PESQUISA: CONCIENTIZAÇÃO NOVEMBRO AZUL
JUIZ DE FORA
2018
ALEXANDRA AP. DE OLIVEIRA
DANIELA VILELA SOUZA
DÉBORA DESIRRE
IVO JAQUES LACERDA
RHANNA MILENA SOUZA DE OLIVEIRA
ROGÉRIO FERREIRA LIMA JR.
PROJETO DE PESQUISA: CONCIENTIZAÇÃO NOVEMBRO AZUL
Projeto de pesquisa referente ao mês de combate ao câncer de próstata (Novembro Azul), como parte dos requisitos para obtenção dos pontos de verificação de trabalho da disciplina de Planejamento e Administração em Serviço Social II, do curso de Serviço Social da Universidade Salgado de Oliveira.
Orientadora: Profª. Drª. Sandra Gomes
JUIZ DE FORA
2018
JUSTIFICATIVA
 Diante da chegada do mês de Novembro, fomos direcionados – através dos conteúdos refletidos na disciplina, a realizar um projeto voltado à conscientização e reflexão sobre a importância do combate ao câncer de próstata.
 Todavia, nossa primeira idéia era direcionar a pesquisa apenas ao público alunato da Universidade Salgado de Oliveira, entretanto pensamos que seria mais viável realizamos a pesquisa via um programa e “questionário eletrônico”, direcionado por um aluno do curso de Sistema de Informação, através dessa maneira objetiva-se atingir um número maior de entrevistados e posteriormente no ato de conscientização também um maior número de pessoas, já que com a pesquisa saberemos quais pontos merecem maior atenção.
 No entanto, falar sobre o mês de combate ao câncer de próstata é fundamental visto que, além de conscientizar a respeito do diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens, o Novembro Azul também veio com a idéia de quebrar o preconceito que muitos homens têm em relação ao exame do “toque”. É fundamental que haja conscientização para assim, haver maior prevenção.
OBJETIVO GERAL
Conscientização, sobre o significado do Novembro Azul e câncer de pênis, através das perguntas do questionário e posteriormente panfletagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir o significado de Novembro Azul.
Investigar o histórico do Novembro Azul.
Investigar quais obstáculos impedem os homens de realizar tal exame.
Compreender como se deve abordar esses homens, de forma clara, para que o exame não se torne um “tabu”.
Realizar trabalho de panfletagem e conscientização.
DETALHAMENTO DO PROJETO 
 O presente projeto se dará através de um questionário que terá como objetivo entender quais os fatores que ainda levam homens à não procurarem ajuda médica para que haja a prevenção do câncer de próstata. Este questionário será feito através de uma plataforma digital que nos dará dados sobre esses homens. Após o recolhimento desses dados, faremos o trabalho de conscientização e divulgação de informações que acontecerá com os alunos da UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA- UNIVERSO e será feito através de slides que serão mostrados nos monitores da Universidade e panfletagem de folhetos que serão confeccionados com base nos dados que previamente foram obtidos através de questionários online. Os dados da pesquisa nos mostrará quais são as informações que mais precisam ser divulgadas e dessa forma alcançaremos o maior número de pessoas. 
2. 0 - REFERENCIAL TEÓRICO
 Para a realização desta pesquisa fomos impelidos à suscitar itens chave, para a compreensão do debate proposto, entretanto dividimos o referencial teórico desse trabalho em dois itens, sendo o primeiro que resgatara em síntese a história, como surgiu e onde, a campanha de conscientização do Novembro Azul, e na segunda parte, indicaremos a importância que esse debate tem atualmente na sociedade.
2.1- BREVE HISTÓRIA DO NOVEMBRO AZUL
 De acordo com, Unimed Lageado (2012)- Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade, principalmente aos homens, para a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnostico precoce do câncer de próstata.
Entretanto, o movimento surgiu na Austrália, em, 2003, aproveitando as comemorações do dia mundial do combate ao câncer de próstata, realizado no dia 17 de novembro.
 No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo instituto “Lado a Lado pela vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Em 2014 o instituto realizou 2.200 ações em todo o país, com iluminação de pontos turísticos, adesão de celebridades à campanha, além de palestras informativas, intervenções em projetos populares.
Em vários países, e localidades essa questão é bem “mais” que uma simples campanha, onde abre espaços para o debate de questões como: o câncer de próstata, câncer de testículos, entre outras doenças, abrindo o caminho para o debate da saúde masculina.
2.2- A IMPORTÂNCIA DO DEBATE
 A partir do debate sobre o câncer de próstata, vamos informar a importância desta Campanha do Novembro Azul. Vamos conscientizar de forma mais objetiva, relatando as formas de cuidados com a saúde de cada individuo.
 O câncer de próstata é o segundo em incidência entre homens no Brasil. Foram cerca de 61.200 mil casos diagnosticados em 2016 de acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer. É também a segunda maior causa de morte pela doença no País. 
 Para os homens que querem saber como se prevenir do câncer de próstata, a orientação para a avaliação da saúde prostática é que comecem com os exames de toque a partir dos 50 anos. Para indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata ou que já apresentam problemas urinários, esses exames preventivos devem iniciar aos 45 anos. Os urologistas também recomendam a realização de um exame de PSA antígeno prostático específico (via coleta sanguínea), por volta de 40 anos.
 A campanha, Novembro Azul é importante para reduzir os índices de diagnósticos tardios, quando as chances de cura são menores. Ela é, principalmente, os homens de 45 a 70 anos que não procuram atendimento médico devido a crenças e pré-conceitos que impedem que ele compareça à consulta com um urologista para o exame físico apropriado.
 Muitos são os tabus sobre doenças. Estes tabus são os principais responsáveis pelo diagnóstico tardio desta e de outras doenças. Por vergonha e por preconceito, muitos homens se recusam a fazer o exame de toque retal que é o exame mais seguro para identificar possíveis tumores na próstata. 
Temos que chamar a atenção, pois a prevenção e a melhor maneira de cuidar da saúde.
3. METODOLOGIA
 O projeto, pretende-se realizar através de um “questionário eletrônico”, que será enviado via aplicativo social a um eventual número de entrevistados, no qual suas respostas serão arquivadas em um “e-mail” eletrônico; contudo, as respostas do questionário serão: 1- a idade do entrevistado, 2- se o entrevistado sabe qual o significado do Novembro Azul, 3- se o entrevistado sabe com que idade deve se iniciar o acompanhamento para prevenção do câncer de próstata , 4- se o entrevistado já freqüentou um Urologista, 5- se em sua família há casos desse tipo de câncer, 6- se já ouviu falar no toque retal e exame de PSA, 6- se já sabe sobre o câncer de pênis, 7- se esse assunto é discutido pelo entrevistado, 8- se sabe os sintomas do câncer de próstata e de pênis, 9- se sabe qual tratamento é feito, 10- se a pessoa sabe que o SUS dispõe desses tipos de tratamento e após a pesquisa, será realizada a conscientização que se dará com base em nossa pesquisa. A conscientização se dará através de slides que serão transmitidas nos monitores da Universidade e panfletagem de material de apoio.
 Portanto, pretende-se dessa forma atingir um número maior de entrevistados, para queo trabalho de conscientização atinja um maior número de pessoas. A pesquisa online tem em vista que as redes sociais modificam as formas como se reajustam e modificam as relações sociais, tornando-se uma ferramenta social bastante presente na atualidade.
GRÁFICOS DA PESQUISA 
 Pesquisa online realizada entre os dias 9 e 12 de novembro que teve como objetivo, conhecer quais são as maiores dúvidas acerca do Câncer de próstata e Novembro azul.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Unimed. Lageado- novembro azul, in, HTTPS:\\pt.m.wikipedia.org\wiki\Novembro-azul. Acesso em novembro de 2018
https://www.mariopenna.org.br/instituto-mario-penna/noticia/novembro-azul-alerta-os-homens-para-a-importancia-da-prevencao-do-cancer-de-prostata/.Acesso em novembro de 2018
https://www.ibccoaching.com.br/portal/artigos/novembro-azul-papo-importante-autocuidado/.Acesso em Novembro de 2018

Continue navegando