Buscar

Tec_info_comunc_aula_02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
	
	Exercício: CCT0203_EX_A2_201409316041 
	 Voltar
	Aluno(a): DOMINGOS CRUZ DE SOUZA
	Matrícula: 201409316041
	
	Data: 04/10/2014 17:12:25 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201409413598)
	
	Situação em que o homem cria uma máquina ou um sistema para um propósito particular e limitado, mas assim que a máquina ou o sistema está em ação, nós temos a impressão, sempre para nossa surpresa, que tem vida própria, não podendo ser controlado e sendo capaz de mudar nossos hábitos e formas de pensar e agir. O texto se refere a(o):
	
	
	Neutralidade
	
	Determinismo com foco na Ciência e Tecnologia
	
	Determinismo com foco na Sociedade
	
	Cibercultura
	x
	Efeito Frankenstein
	 2a Questão (Ref.: 201409413746)
	
	Quanto à definição do Determinismo Tecnológico assinale a resposta correta:
	
	x
	A mudança tecnológica é causa da mudança social e a tecnologia é autônoma e independente das influências sociais, algo semelhante ao que denominamos, respectivamente de variante do Determinismo Tecnológico e da Neutralidade da Ciência e Tecnologia.
	
	O Determinismo Tecnológico fundamentada na perspectiva dos Estudos Sociais da Tecnologia, chega a uma proposta que busca escapar do falso dilema entre os dois determinismos abandonando, não apenas a idéia de que a tecnologia pode ser tratada como uma "caixa preta" como a de que não existiria "o tecnológico", "o social", "o político", "o econômico".
	
	O ponto de partida epistemológico que adota a proposta para abordar a dinâmica da mudança social e tecnológica é agudo e consistente. Entretanto, o fato de que ela, em parte devido à classificação que adota, suprime a questão política fundamental, relacionada ao papel que a tecnologia deverá cumprir na construção de uma alternativa à sociedade atual, parece, pelas razões apresentadas, a mais adequada.
	
	É interpretado em sua dimensão mais ampla, envolvendo os vários campos da atividade humana, incluindo o técnico, o científico, o econômico, o político, o militar e o organizacional, os quais se associam em redes para a construção e operação de fatos e artefatos tecnológicos.
	
	O Determinismo Tecnológico, dentro da relação entre a tecnologia e a sociedade que estudam a influência da tecnologia sobre a sociedade e os que estudam a influência da sociedade sobre a tecnologia, classificam-na como ponto de partida e, interpretam-na de forma radical, armando um cenário de disputa entre os dois tipos de determinismo - tecnológico e social.
	 3a Questão (Ref.: 201409413693)
	
	Leia o caso abaixo e relacione corretamente a uma das abordagens: 
André está atuando como gerente em um projeto para desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis e analisa cuidadosamente o papel e a atuação de cada ator na cadeia de desenvolvimento e também de utilização desses aparelhos. Está muito empolgado com a fase de testes, na qual poderá avaliar o impacto de cada ator na utilização desses aparelhos e identificar outros atores e artefatos também relacionados e não previstos nas fases de projeto e desenvolvimento.
	
	
	da neutralidade
	
	da sociedade da cibercultura
	
	da dialética
	
	do determinismo tecnológico
	x
	da associação em rede
	 4a Questão (Ref.: 201409413731)
	
	Leia os pequenos casos e os relacione corretamente às abordagens. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para preenchimento dos parênteses.
(1) da neutralidade
(2) do determinismo tecnológico
(3) da dialética
(4) da associação em rede
( 1 ) Cássio é analista de sistemas e em suas atividades necessita escolher tecnologias para desenvolvimento de sistemas. Ele sempre opta por uma metodologia que acredita não influenciar seus funcionários e nem os usuários finais em suas atividades organizacionais. 
( 4 ) André está atuando como gerente em um projeto para desenvolvimento de aplicativos para aparelhos móveis e analisa cuidadosamente o papel e a atuação de cada ator na cadeia de desenvolvimento e também de utilização desses aparelhos. Está muito empolgado com a fase de testes, na qual poderá avaliar o impacto de cada ator na utilização desses aparelhos e identificar outros atores e artefatos também relacionados e não previstos nas fases de projeto e desenvolvimento. 
( 2 ) Clarice é professora universitária e, em uma de suas aulas, apresentou aos alunos e colocou em discussão a história da computação e qual a sua influência na vida pessoas, deixando bem claro que o computador por si só determinou grandes mudanças no comportamento das pessoas. 
( 3 ) A interatividade através da TV Digital vem sendo bastantes alardeada, mas alguns estudioso entendem que ¿para que a interatividade vire realidade na TV Digital, estão em jogo questões muito maiores que essas discussões de normas e certificações. O mercado será o palco onde todas essas coisas vão acontecer ou não. O consumidor é rei e tem o poder de alavancar ou enterrar de vez qualquer onda tecnológica.¿ Isso se deve ao fato de que a TV Digital vai influenciar a sociedade e ao mesmo tempo a sociedade vai influenciar nos rumos da TV Digital, numa relação expressa através de um contínuo relacionamento recíproco de determinação mútua.
	
	
	1, 2, 4, 3
	
	4, 3, 1, 2
	
	1, 2, 3, 4
	x
	1, 4, 2, 3
	
	4, 3, 2, 1
	 5a Questão (Ref.: 201409586047)
	
	Se pensarmos na Evolução científica e tecnológica do homem contemporâneo, três conceitos são relevantes na evolução: Determinismo, Neutralidade e Associação em Rede. Dentre as características abaixo relacione "D" para Determinismo, "N" para Neutralidade e "A" para Associação. 
Em seguida marque a alternativa que corresponde a sequencia correta, de cima para baixo.
( D ) a C&T é desenvolvida de forma linear, seguindo um caminho próprio não sendo influenciada pela sociedade de alguma maneira.
( N ) ganha força a crença de que a ciência é a expressão de uma verdade absoluta, aumentando a confiança na ciência como fonte, senão única, privilegiada, do saber "verdadeiro e universal".
( A ) visão segundo a qual a tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos.
( N ) Os filósofos iluministas afirmavam que a razão guiaria o homem para a sabedoria, conduzindo-o à verdade. Assim, a razão era a fonte de todo o conhecimento.
( D ) a C&T gerada para uma determinada sociedade e, portanto, gerada para que seja funcional para ela está de tal forma "ligada" a esta sociedade que não é passível de ser utilizada por outra sociedade. Assim, outra sociedade com objetivos diferentes não terá sucesso com esta tecnologia.
	
	
	N - D - N - D - A
	
	N - N - A - A - D
	x
	D - N - A - N - D
	
	D - N - D - A - A
	
	N - A - A - D - N
	 6a Questão (Ref.: 201409413560)
	
	Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais:
(1) da neutralidade 
(2) do determinismo tecnológico 
(3) da dialética 
(4) da associação em rede 
Correlacione cada abordagem à sua definição e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência de preenchimento correta:
( 2 ) As tecnologias são apresentadas como autônomas, como algo fora da sociedade e são consideradas forças independentes, autocontroláveis, auto-determináveis e auto-expandíveis, vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade. 
( 1 ) A ciência e a tecnologia não são boas ou más, são neutras, e sua evolução seria o resultado do seu progressivo desvelamento e da contínua descoberta da verdade, e por isso, único, universal e coerente com o progresso. 
( 4 ) A tecnologia é vista como inserida numa rede de relações,
para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos. 
( 3 ) Baseia-se numa contínua relação recíproca, na qual nada pode ser entendido isoladamente, fora da realidade a sua volta e sem relações constantes de determinação mútua.
	
	
	2, 4, 1, 3
	
	3, 1, 2, 4
	x
	2, 1, 4, 3
	
	2, 1, 3, 4
	
	4, 3, 2, 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais