Buscar

EMBARGOS DE DECLARACAO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
1. Noções gerais: Essa peça é muito básica, pois as hipotese de cabimento são restritas. Utilizadas para combater qualquer decisão marcada pela,omissão, contradição ou obscuridade.(1.022 CPC). É endereçada ao próprio juiz prolator da sentença ou á turma julgadora, quando se tratar de segunda instância. Lembrem-se da denominação das partes: embargante e embargado.
2. Consequêncisa pelo seu não ajuizamento: ocorre preclusão na matéria não abordando, impedindo o seu tratamento em sede de apelação.
3. Prazo: 5 dias.(interrompe o prazo para aforamento do recurso principal).
Art. 1.026.  Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso.
4. Custas: dispensa.
5. Dicas para a sua identificação: o juizo omitiu ponto abordado na inicial, o juízo omitiu ponto abordado na contestação, o colegiado não tratou de todos os temas do recurso, há contradição entre o que consta na fundamentação da sentença e a sua conclusão, há prova documental nos autos mas não foi analisada pelo juizo.
6. Legislação: art. 1022 a 1026 CPC)
7. Resumo: Não se pode esquecer de apontar o tema objeto da omissão, da contradição ou obscuridade.
Art. 1.022.  Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para:
I - esclarecer obscuridade ou eliminar contradição;
II - suprir omissão de ponto ou questão sobre o qual devia se pronunciar o juiz de ofício ou a requerimento;
III - corrigir erro material.
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da... Vara Cível da Comarca de 
(Espaço)
Autos nº ........
Na ação cautelar preparatória, promovida por ........... e outros, contra a CÂMARA MUNICIPAL DE................. e o MUNICÍPIO ......................, e indeferida inaudita altera parte por Vossa Excelência, vêm os autores, por seu advogado infra-assinado (............, OAB/... - nº .....), nos temos dos arts. 1022 a 1026 Código de Processo Civil opor EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (COM EFEITOS INFRINGENTES, se for o caso) conforme segue:
 à respeitável decisão que julgou a medida cautelar pretendida, a fim de que haja por bem Vossa Excelência sanar a obscuridade e as omissões nela existentes, cuja declaração se requer, como de direito.
DAS OMISSÕES
A ação cautelar objetiva:
1) a sustação da cobrança do IPTU de 19...; 2) o depósito judicial, a título de caução, dos justos valores do IPTU/. 3) a vedação da prática de quaisquer atos do Município de ........., restritivos ao direito dos requerentes de obterem certidões negativas com relação ao IPTU em questão; 4) a exigência de esclarecimentos e apresentação de alguns documentos por parte da Câmara Municipal de............... e do Município de ...................
No entanto, em sua respeitável sentença, Vossa Excelência referiu-se apenas ao depósito judicial, requerido a título de caução, indeferindo-o inaudita altera parte.
Assim sendo, requer-se o pronunciamento de Vossa Excelência sobre os pontos que, apesar de constantes do requerimento da inicial cautelar, foram omitidos na decisão.
DA OBSCURIDADE
No parágrafo final da respeitável sentença, Vossa Excelência determinou “Cite-se na forma requerida.”
Tal determinação, data venia, apresenta-se de forma lacônica, gerando pouca clareza e, permissa venia, prejudicando a própria essência da cautelar, que busca subsídios a efeito de orientar a propositura da ação principal.
Um dos objetivos da cautelar era a citação do Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de ............... e do Sr. Prefeito do mesmo Município, para apresentarem os documentos e as explicações requeridas na exordial cautelar. Como na decisão não há referência a esse requerimento, fica a dúvida se, a citação “na forma requerida” inclui ou não a exigência feita à Câmara Municipal e ao Município de ............. para que apresentem e prestem os esclarecimentos pretendidos.
Assim sendo, requer-se que Vossa Excelência. complete e explicite o real sentido da aludida determinação.
Em razão do exposto, requer a Vossa Excelência se digne de dar provimento a estes Embargos Declaratórios para o fim de que esclareça a r. decisão, desfazendo a (contradição, obscuridade, omissão ou erro).
 
(ou, se os embargos forem modificativos):
 
Em razão do exposto, requer a Vossa Excelência se digne sanar a (contradição, obscuridade, omissão ou erro) acima apontada, para, atribuindo efeitos infringentes aos presentes embargos, reforme a sentença (ou decisão interlocutória, ou acórdão) de fls.. no sentido de...... Requer, ainda, que o embargado seja intimado para, no prazo de 5 dias úteis, possa oferecer as devidas contrarrazões.
 
Termos em que,
Pede e espera deferimento.
 
Local e data.
Assinatura do advogado/ OAB 
Wirna Alves ajuizou AÇÃO DE REPARAÇÃO DE DANOS MATERIAIS em face de Fábio Miranda , por este ter colidido com o seu carro. O processo tramita perante a 2a vara civel da comarca de Teresina. As provas foram apresentadas, e o juiz sentenciou no sentido de que o orçamento apresentado pelo Fábio Miranda estava correto para a reparação do dano causado ao veiculo de Wirna, vez que as provas trazidas por este(Fábio), objetivando aferir a composição do dano, são oriundas de diversos jornais, o que não obedece a um critério exato, variando, ainda, conforme o estado dos veículos. No entanto o Juiz disserta, no início da sentença, que os orçamentos trazidos por Fábio eram imprecisos. Você é Advogado Wirna, apresente o Recurso correto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais