Buscar

Prova final Discursiva Metodologia Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	 Metodologia Científica 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	1.Nos dias atuais, o fluxo de informações é muito grande, pois seu acesso não é mais um problema. O problema é que a temos demais. Saber filtrar aquilo que é importante do que não é, torna-se um exercício fundamental para formar profissionais habilidosos. Através do processo de digitalização de conteúdo, smartphones, mídias sociais como Instagram, Facebook e tantos outros, a apropriação do conhecimento perde o sentido. Assim, a geração de jovens se torna imediatista e se vive em um contexto na qual o cientista Zygmunt Bauman chama de Mundo Líquido, em que as relações entre as pessoas e o mundo se tornam mais frágeis e muito superficiais. Dessa forma nos deparamos com muitos problemas, de ordem social e ambiental. Dentro desse contexto, descreva as soluções para os problemas que atualmente vivemos.
	Resposta Esperada:
- A questão da Iniciação Científica e seus projetos desenvolvidos para resolução dos problemas sociais e ambientais.
- A universidade como centro de reelaboração do saber, as universidades ajudam a repensar a realidade, com capacidade de um olhar mais crítico.
- A universidade tem um papel de "validação" no conteúdo, ou ainda, de "curadoria" para a grande quantidade de informação que hoje temos disponível.
- A universidade fortalece os laços sociais entre os estudantes, aumentando o senso de responsabilidade, fazendo com que estes sonhem e se libertem do imediatismo de hoje.
	2.
	Dentre os casos de citações de obras ao longo dos textos das nossas pesquisas, além das tradicionais citações diretas e indiretas, podemos utilizar outros mecanismos, como a citação da citação. Essa técnica, conhecida como apud, pode ser utilizada sem problemas, desde que respeitadas algumas regras. Assim sendo, pergunta-se: é recomendável em um artigo científico a utilização de muitas obras utilizando o apud? Por quê? Justifique sua resposta.
	Resposta Esperada:
Não é recomendável a utilização de muitos ?apuds? no processo de construção de um artigo. Quando não temos acesso à obra original, o que é muito raro nos dias de hoje, com a utilização de várias plataformas de acesso a revistas e livros, o correto é optarmos por outra obra a qual possamos comparar nossos resultados. Obviamente quando a obra em questão é um clássico, e não podemos deixar de citar, não tendo acesso ao manuscrito original, podemos utilizar o apud, mas sempre é bom evitar.

Outros materiais