Buscar

RESENHA DO FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO FILME “BICHO DE SETE CABEÇAS”
O filme Bicho de Sete Cabeças, narra à história de um adolescente chamado Neto, neto vive uma vida comum para alguém de sua idade, possuindo dúvidas, anseios e insatisfações. Neto vive em um ambiente familiar onde não há uma falta de interesse e dialogo entre os familiares. A mãe do personagem vive em um tempo paralelo onde seu refúgio é uso de cigarros e seu pai cria expectativas quanto a Neto, querendo que ele seja melhor e consiga mais do que ele conseguiu.
Neto faz uso de maconha com seus amigos, mas um dia o pai do personagem encontra em sua bolsa um cigarro de maconha que o adolescente esqueceu após uma de suas saídas com os amigos. A partir deste dia o adolescente é taxado como um viciado sem ao mesmo ser indagado a cerca do uso desta substância.
Seu pai diz que vai levá-lo para visitar um colega no hospital, porém quando eles chegam lá, os enfermeiros o levam a força e ele é internado sem a realização de um exame psicológico para constatar a necessidade de internação, recebendo um sedativo antes do diagnóstico do Dr. Cintra Araújo, que raramente se encontra no hospital. Quando acorda, se depara com Ceará, um homem de comportamento hiperativo, e vai até o refeitório, onde encontra uma situação decadente e de descuido. Alguns presos pedem um cigarro para ele, porém eles são afastados pelo enfermeiro Marcelo.
Ele também conhece Rogério, um usuário de drogas injetáveis internado por sua família há cinco meses, que lhe diz que é impossível fugir dali e se ele tentar seria drogado submetido a medicamentos. Seu colega lhe instrui a não consumir os remédios dados pelos enfermeiros, pois eles despertam o apetite para que os pacientes se alimentem e pareçam saudáveis. Após pelo menos quinze dias de internação, o tempo mínimo para um interno poder receber visitas, os pais e a irmã de Neto vão visitá-lo, descobrem que ele terá que ficar meses no local e mesmo após ele implorar para ser levado embora, eles recusam.
Em um dia, Neto tenta fugir aproveitando a distração dos enfermeiros, mas é capturado e, naquela noite, recebe descargas elétricas como punição.  De repente, seu pai vai visitá-lo, diz que ele e sua mãe estão sentindo muito a falta dele e que nunca viu ela tão triste. Neto pede que seu pai o leve embora e ele faz isso.  Na sua casa, sua mãe pergunta ao garoto abatido, que diz ainda não estar recuperado, se deseja voltar para o colégio ou trabalhar como vendedor e ele decide que quer o emprego. Neto começa a ficar estressado a ponto de abandonar um clientes em meio as negociações para passear. Para aliviar tensão, a noite, ele decide ir a uma festa, onde faz uso de bebidas alcoólicas, e após ficar bêbado leva Bel para o banheiro; porém, ele não consegue ter ereção devido, um dano causado devido ao tratamento ineficaz e inaceitável que ele recebe ma clínica, então ele se descontrola e começa a destruir diversos objetos. A garota foge e ele é preso por resistir à prisão e internado novamente. 
Nessa nova instituição, Neto desperta a ira do enfermeiro Ivan após contar ao seu superior que ele exagerou ao tentar acalmar um paciente.  A partir de então, o enfermeiro fica de olho em Neto e quando o vê não tomando um comprimido aproveita para dar a ele uma injeção. Na noite do mesmo dia, Neto deixa uma enfermeira inconsciente e pede para Biu colocar fogo em vários medicamentos e como castigo é levado para uma sala isolada e trancado. Num outro dia, Neto escreve uma carta, e quando seu pai vem visitá-lo, ele apenas a entrega e não quer conversar. Após se recusar a cortar o cabelo, ele é preso novamente num quarto isolado, onde ele põe fogo. Ivan vê e não faz nada achando que ele morreu, porém abrem a porta e Neto sai de lá. Após ler a carta em que Neto conta tudo o que passou na instituição, seu pai o tira do hospital.
Este filme retrata uma realidade sobre o que ocorriam nos tratamentos manicomiais e de como os tratamentos realizados eram ineficazes, dolorosos e desumanos com os pacientes, servindo como uma reflexão para que seja possível pensar em novas formas de tratamento e de considerar estas formas mais viáveis.

Outros materiais