Buscar

Equilíbrio eletrolítico

Prévia do material em texto

Equilíbrio eletrolítico
A água é fundamental para o acontecimento de reações metabólicas que permitem a vida, a realização de processos metabólicos. A falta de água possui efeito deletério direto e imediato, mais intenso se comparado com a ausência de alimento. A perda de 4% a 5% da água corpórea diminui de 20% a 30% a capacidade de trabalho dos órgãos e sistemas do organismo. As perdas de água entre 8% e 15% levam à hipotensão e superior a 15%,ao estado de choque. A movimentação da água está intimamente relacionada com a concentração dos eletrólitos, que podem se localizar extra e intracelular. Éum eletrólito localizado no interior da célula:
A ( ) sódio
B ( X ) potássio
C ( ) bicarbonato
D ( ) Cloreto
E ( ) Nenhuma das alternativas
O balanço dos fluídos intracelular e extracelular, e dos eletrólitos é fundamental no controle de qualquer paciente que esteja gravemente doente. Eletrólitos são substâncias químicas ativas no organismo humano. Estão distribuídos nos fluídos extracelulares e intracelulares. O principal eletrólito no fluído extracelular é:
A ( X ) sódio
B ( ) potássio
C ( ) bicarbonato
D ( ) Cloreto
E ( ) Nenhuma das alternativas
Aproximadamente 60% do peso de um adulto comum são representados por líquido (água e eletrólitos). Os fatores que influenciam a quantidade de líquido corporal são:
Idade - as pessoas mais jovens possuem um maior percentual de líquido corporal que as pessoas idosas.
Sexo - os homens possuem mais líquido que as mulheres.
Gordura corporal - pessoas obesas apresentam menos líquido que as pessoas magras porque as células adiposas contêm menos água.
São corretas as afirmativas:
A ( ) I apenas
B ( ) II apenas
C ( ) III apenas
D ( ) I e II apenas
E ( X ) I, II e III
O líquido corporal localiza-se em dois compartimentos líquidos: o espaço intracelular (líquido nas células) e o espaço extracelular (líquido fora das células). Aproximadamente dois terços do líquido corporal estão no compartimento do líquido intracelular (LIC). Como está dividido o espaço extracelular?
Está dividido: plasma e espaço intersticial.
Determinações de osmolalidade são feitas em amostras de soro sanguíneo e de urina. Elas ajudam a diagnosticar desordens de fluidos do nosso corpo e frequentemente são solicitadas para avaliação de terapia por diálise e administração endovenosa de fluidos. Defina Osmolaridade.
É onúmero de partículas de soluto disperso nos fluidos corporais. Para garantir aosmolaridadedo organismo, a osmolalidade do fluido interno deve ser igual a do fluido externo.
Os fluídos corporais variam enormemente em sua composição. Se você ingere muito sal (NaCl), este sal vai para a corrente sanguínea e vai aumentar a osmolaridade do sangue. A pressão osmótica no sangue vai ser maior do que nos tecidos. Consequência disto, vai sair H2O dos tecidos e vai para o sangue, atraídos pela pressão osmótica do sangue, aumentando a volemia e a pressão sanguínea. Ocorre uma situação de equilíbrio, as pressões osmóticas se equilibram: O tecido que estava mais diluido, perdeu água e se concentrou. O sangue, que estava concentrado, ganhou água e se diluiu. Diante do exposto, pode-se afirmar:
Os fluídos corporais (extra e intracelular)o número de partículas de partículas devem
ser idênticas.
A osmolalidade dos fluidos corporais deve ser idêntica.
A osmolalidade do fluido intracelular é igual a do fluido extracelular. Os dois compartimentos contém soluções isotônicas.
São corretas as afirmativas:
A ( ) I apenas
B ( ) II apenas
C ( ) III apenas
D ( ) I e II apenas
E ( X ) I, II e III
A água corporal e os eletrólitos que ela contém estão em um estado de fluxo constante. Para sobreviver , os seres humanos precisam manter o volume do Fluido extracelular, logo, há necessidade de regular a retenção e excreção de água no organismo, para manter o equilíbrio osmótico entre os fluidos corporais. Mecanismo de regulação da água:
O hormônio Arginina vasopressina produzido no hipotálamo, pela glândula pituitária regula a excreção e retenção de água
Uma osmolalidade elevada promove a secreção de Arginina vasopressina levando a retenção de água .
Uma osmolalidade diminuída interrompe a secreção de Arginina vasopressina levando a excreção de água
Ao regular a excreção e retenção de água, a arginina vasopressina mantém as concentrações deeletrólitos no organismo.
São corretas as afirmativas:
A ( X ) I, II, III, e IV
B ( ) II apenas
C ( ) III apenas
D ( ) I e II apenas
E ( ) I, II e III apenas
O sódio é o eletrólito de maior concentração no Fluido extracelular, com um valor de referência de 140mmol\L. Num indivíduo saudávelo sódio corporal total não muda, mesmo que o consumo seja diminuído ou elevado. A excreção de sódio urinário é regulada por dois hormônios:
Aldosterona e peptídieo natriurético
Arginina vasopressina e pituitária
Insulina e glucagon 
São corretas as afirmativas:
A ( X ) I apenas
B ( ) II apenas
C ( ) III apenas
D ( ) I e II apenas
E ( ) I, II e III
Para manter a concentração de sódio de 140mmol\L, a excreção de sódio deve ser igual ao consumo de sódio. O mecanismo de regulação é realizado:
A aldosterona diminui a excreção de sódio pela urina, através do aumento da reabsorção pelos túbulos renais, à custa de íons potássio e Hidrogênio.
O peptídeo natriurético atrial é um hormônio secretado pelos cardiomiócitos do átrio direito docoração.
O hormônio peptídeo natriurético aumenta a excreção de sódio urinário.
São corretas as afirmativas:
A ( X ) I , II, e III
B ( ) II apenas
C ( ) III apenas
D ( ) I e II apenas
E ( ) I apenas

Continue navegando