Buscar

APRESENTAÇÃO ALGOLOGIA 2018 FIBRO


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA-DCVII
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
FISIOTERAPIA EM ALGOLOGIA
FIBROMIALGIA
SALVADOR
2018
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA-DCVII
BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
FISIOTERAPIA EM ALGOLOGIA
Trabalho apresentado ao curso de Fisioterapia na Universidade do Estado da Bahia pelos discentes Liliane dos Santos,Lara Sampaio,Matheus e Rebeca como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Fisioterapia em algologia ministrada pela docente Cíntia Pinheiro.
 SALVADOR 
 2018 
FIBROMIALGIA
Introdução:
Fibromialgia é definida como uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória de etiologia desconhecida com manifestações musculoesqueléticas, podendo apresentar sintomas em outros aparelhos e sistemas orgânicos ,onde a principal características é a dor presente a no mínimo três meses. ( Roberterson et al.,2009)
É uma entidade patológica que se caracteriza não só pela dor generalizada, mas também ,embora nem sempre, pela fadiga,depressão,distúrbios do sono e outros sintomas somáticos. (CLAUW,2014,p.10)
FIBROMIALGIA
Histórico
Estudos iniciais sobre a fibromialgia datam 1816 pelo médico britânico William Balfour;
Traut (1968)incluiu em seus estudos um conjunto de sintomas cervicais, lombalgias ,sendo assim descritos na literatura como fibrose;
Em meados de 1935 o termo foi substituído por fibromialgia;
Em 1990 simpósio médico realizado pelo colégio americano de reumatologia (ACR) surgiu o primeiro protocolo para diagnóstico da fibromialgia;
Em 1993 a OMS adotou esse protocolo, reconhecendo oficialmente a FM através da declaração de Copenhagen.
FIBROMIALGIA
Etiologia
A sua etiologia é muito provavelmente multifatorial ,podendo envolver fatores genéticos ,estados inflamatórios ,perturbações do sono e vários fatores psicológicos. Sensibilização central: áreas matriciais do cérebro responsáveis pelo estímulo álgico são mais fortemente ativadas em indivíduos acometidos pela FM. (Wolfe et al.,2010)
Entre as hipóteses citadas na literatura para explicar a evolução da fibromialgia encontra-se: relacionamento de sua origem a interação de fatores genéticos ,neuroendócrinos, psicológicos e distúrbios do sono.(Castellano et al.,2001)
FIBROMIALGIA
Epidemiologia:
A FM ocorre em qualquer idade e é mais frequente em mulheres;
Estudo realizado pela CAR encontrou prevalência de FM de 3,4% para mulheres e 0,5% para os homens;
No Brasil a prevalência de 2,5% na população,sendo a maioria do sexo feminino, das quais 40,8% entre 35 e 44 anos de idade.
FIBROMIALGIA
Bibliografia:
CASTELLANO, M. A. C.; GIGIREY, V. Fibromialgia. Disponível em HTTP://www.vista.diciembre2001/945-947.pdf.html.
 ROBERTSON, D.; ESTER, M. STRAUS, S.E; EISENHOFER, G. Dysautonomias: Clinical Disorders of the Autonomic Nervous System (NIH Conference). Ann of Intern Med, v. 137, supl. 9, p. 753-763, 2009