Buscar

CasoClínico2

Prévia do material em texto

Caso Clínico
Artrite, Artrose e Osteoporose
Local de Estágio:​
Hospital Municipal de Natal Dr. Newton de Azevedo
Preceptora:​
Neuza Brito​
Grupo de Estágio:​
Darcigleide Cloosterman​
Elizabeth Janosek​
Karina Bento​
Sandra Sara Soares​
Paciente:
Feminino
83 anos
Obesa
Cadeirante
Refere dor e nega trauma
Com dificuldade de comunicação, acompanhada pelos filhos
Exame solicitado: Raio X do pé direito AP e Perfil
Data:14/10/2018
Imagens:
Imagens utilizando:
37kV
Foco100 
5 mAs
OSTEOPOROSE
Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.
OSTEOPOROSE
Sintomas:
A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.
OSTEOPOROSE
Tratamento:
Existem várias classes de medicamentos que podem ser utilizadas de acordo com o quadro de cada paciente. São elas: os hormônios sexuais, os bisfosfanatos, grupo que inclui diversas drogas (o mais comum é o alendronato), os modeladores de receptores de estrogênio e a calcitonina de salmão.
ARTRITE
Artrite é uma inflamação na articulação. Os sintomas incluem dor, rigidez e inchaço na articulação afetada. Dentre os principais tipos de artrite estão a osteoartrite, a artrite reumatoide, a artrite traumática e a artrite infecciosa.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo, causando inflamação da articulação e destruição da cartilagem. Trata-se de uma doença crônica, mais comum em mulheres.
Artrite Psoriática
Gota
ARTRITE
Primeiramente, o médico fará um exame físico para identificar os locais de dor. Nele, o paciente deverá movimentar as articulações para ver se há alguma lesão. Em seguida, o médico poderá solicitar alguns exames específicos, como:
Exame de sangue
Exames de imagem, como raios-X, tomografia computadorizada, exame de ressonância magnética e ultrassom para identificar as articulações doentes
Artroscopia, um exame específico para artrite.
Artrite Reumatóide
ARTRITE
Tratamento:
A artrite reumatoide é uma doença crônica, portanto ainda não tem cura, mas pode ser controlada.
O tratamento para a artrite reumatoide pode incluir orientações não medicamentosas, ou seja, modificações na rotina do paciente e recomendar a prática de atividades físicas, fisioterapia e hábitos saudáveis.
ARTROSE
A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, mas que também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.
ARTROSE
Sintomas:
Dor , inchaço e limitação funcional. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.
ARTROSE
Tratamento:
Os sintomas da artrose podem ser aliviados por uma variedade de medicamentos, incluindo:
Analgésicos simples
Anti-inflamatórios não esteroides
Narcóticos.
Artrite
Para acompanhar a progressão da doença, os exames de imagem, como ultrassom e ressonância magnética, são muito utilizados. No ultrassom, detecta-se se há inflamação de membranas, e a ressonância mostra fielmente a articulação e seu grau de comprometimento.
“O diagnóstico da artrite reumatoide é primeiramente baseado em exames clínicos, mas a Ressonância Magnética tem auxiliado reumatologistas a detectar precocemente erosões ósseas e sinovites, antes mesmo de haver alguma alteração física visível em raios-X”, diz Eduardo Secaf, radiologista da URP Diagnósticos Médicos.
Artrose ou Osteoartrite
Até algum tempo atrás, a causa da dor era, em muitos casos, identificada apenas com cirurgia. Isso mudou com a evolução dos exames de ressonância magnética, atualmente o método mais eficiente para se descobrir anormalidades, incluindo aquelas que ainda não causam dor.
De acordo com o departamento de radiologia da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, aproximadamente 90% dos joelhos que não mostravam nenhum sinal de osteoartrite no raio-X apresentaram claras evidências com o uso de ressonância magnética.
Osteoporose
A Densitometria Óssea  é o exame mais adequado para o diagnóstico precoce da Osteoporose, possibilitando descobrir o estágio da doença, além de ser o melhor método para acompanhar o tratamento.
BIBLIOGRAFIA
https://pebmed.com.br/osteoartrite-uso-racional-dos-metodos-de-imagem/
http://cedip.com.br/osteoporose/
https://www.tuasaude.com/artrite-e-artrose/
https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/artrite-e-artrose/

Continue navegando