Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

THAYNAN DOS REIS SANTOS – RA 1138016
ATIVIDADE 13ª SEMANA
								
							Centro Universitário Claretiano
							Curso Tecnologia m Gestão de RH
							Antropologia, ética e cultura
							Profª :Marcos Antonio Alves de Lima
PALMAS
2014
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
	Curso: Tecnologia em Gestão de RH
	Disciplina: Antropologia, ética e cultura
	Tutor: Marcos Antonio Alves de Lima
	R.A.: 1138016
	Aluno: Thaynan dos Reis Santos
	Turma: DGRH1401PAM1V
	Unidade(s): Atividade 13ª semana
 DISCIPLINA SEM PRATICA
Conceituação de humano e suas mudanças ao longo do tempo
 Podemos analisar as doutrinas existentes na antiguidade e representar a ética como uma reflexão que faz parte da conduta humana e nela podemos esta considerando seus dois aspectos: particular e social, onde o aspecto particular pode ser subjetivo e o social objetivo.
 A dimensão ou forma subjetiva representa a forma de ser da pessoa ou do ser humano e pode ser considerada como caráter. Já a forma social traz os costumes e hábitos que são vistos como o que vem de casa e que vem surgindo dentro dos costumes da comunidade.
 A comunidade por sua vez é constituída e formada por pessoa ou seres humanos. A partir daí podemos então esta identificando o homem como pessoa, e que ele possui uma boa autonomia ética que pode ser vista como capacidade de distinção entre o bem e o mal. E também que é uma pessoa determinada que possui boas qualidades, como por exemplo: possui a capacidade de esta assumindo com firmeza a condução de sua própria vida relacionada com a perspectiva moral.
 Outra coisa importante que não podemos deixar de falar é sobre a liberdade, pois esta por sua vez vem se tornando muito importante na vida de cada cidadão. A liberdade faz com que o ser humano se torne um ser mais responsável e que possa ter a capacidade de esta agindo e que possa se sentir cada dia mais responsável pelos seus atos. Outro fato importante é saber que a cada dia que passa a liberdade ética vem caracterizando os seres humanos, fazendo com que eles possam agir em conformidade, seja com agentes externos ou não, por isso, o direito vem considerando o homem como um sujeito ético e que traz consigo uma boa responsabilidade profissional.
 Podemos também esta pondo em destaque a moral, nesta a ética que vem se representando como filosofia moral vem se tornando algo muito importante no dia a dia, pois vem fazendo o trabalho de fundamentar e justificar a forma de um bom comportamento moral. A moral é algo que deixa de forma explicita como o ser humano deve se comportar no decorrer do tempo, pois é um ser que possui liberdade e traz consigo sua responsabilidade ética. Antes de mais nada, devemos deixar bem claro que o ser humano não nasce perfeito, é um ser que pode se aperfeiçoar com o passar do tempo. Porém é fundamental saber que se por acaso o ser humano não possuir liberdade de escolha, ele esta fora do grupo que possui responsabilidade ética, pois sem liberdade de escolha é impossível conseguir alcançar a responsabilidade ética.
 A moral é algo que traz muita tranquilidade e sossego para a sociedade, pois é algo que faz evitar muitos constrangimentos na vida das pessoas no dia a dia, como por exemplo, quem tem moral não liga som alto que possa perturbar os vizinhos , não joga lixo na rua, não incomoda as pessoa com gritos, e sim, dar bons exemplos aos amigos, principalmente aos menores de idade. 
 Dentro do termo moral, também existem regras que vem mudando a vida de muitas pessoas no mundo inteiro, são regras que vem orientando o comportamento de vários seres humanos, por isso são regras que possui normas, ou seja, são regras normativas. Essas regras são complexas de ações e referencias concretas: não roubar, não mentir, não enganar, não desrespeitar os pais, os maiores e as pessoas que podem ser superiores.
 Também, antes de mais nada, devemos deixar claro ou que a ética não cria a moral ,como muitos pensam. Ela procura estabelecer a essência da moral. A ética por sua vez é de certa maneira concebida pela ciência da moral.
 A moral é uma peça fundamental dentro da sociedade, pois ela garante a ordem e harmonia entre o povo, regulamentando a conduta entre os homens. Os cidadãos ou indivíduos que pertence a sociedade passam a colaborar com valores e normas que distinguem, e se voltam livremente a eles.
 A moral tem uma boa relação com o direito, ambos os dois são baseados em regras que procura esta organizando as relações humanas. Porém há uma diferença entre os dois, pois o direito busca garantir o comprimento do sistema social sempre em vigor, já a moral, busca fazer com que os indivíduos existentes na sociedade procuram harmonizar de maneira consciente, voluntaria e que busquem livrar seus interesses pessoais com os interesses coletivos. 
 As normas morais são de certa forma um caráter obrigatório para todos os indivíduos existentes dentro da sociedade, mas é preciso lembrar que a moral não entra em nossa consciência com facilidade como se fosse uma injeção, ou seja, o sujeito deve ter a responsabilidade pessoal de possui-la. Além disso deve aprender a como agir em determinadas situações, para que não possa esta saindo das normas morais.