Buscar

Gestão de tributos na formação de preços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FISCAL E TRIBUTÁRIA
Fichamento de Artigo
***********
Trabalho da disciplina: Gestão de Custos e Formação de Preços
Tutor: Prof. Alessandra Silva Santana
Ano
2018
Como a gestão de custos pode ajudar uma empresa a reduzir custos e despesas tributárias
Custos e despesas tributárias são gastos relacionados com a natureza do negócio e que compreendem impostos, taxas e contribuições desembolsados pela empresa com a destinação de manutenção e desenvolvimento do Estado. Nesse trabalho serão expostas as formas que uma empresa pode aperfeiçoar seus resultados financeiros reduzindo os custos e o pagamento de tributos.
Muitas são as discussões sobre a alta carga tributária em que as empresas estão sujeitas, principalmente no Brasil, quando comparamos com outros países, vemos a grande desvantagem que sofremos. Mas a questão que se discute é como reduzir o desembolso os tributos, sem que a empresa caia na irregularidade.
Há um termo usado por contabilistas para o planejamento tributário visando formas de amenizar os custos e despesas advindos da tributação de forma legal. O termo Elisão Fiscal relaciona-se com uma forma lícita e legítima de evitar tributos por meio de estratégias e análises do cenário em que a empresa está inserida. Muitos são as ferramentas e conhecimentos que podem ser usados no controle e planejamento de custos e despesas tributárias, desde análise do enquadramento correto regime de tributação – lucro real, lucro presumido e simples nacional-, sistema de compensação, recuperação e restituição de impostos, incentivos ou benefícios do governo e até atos jurídicos ou situações materiais que resultem numa carga tributária menor. Outro fator a ser considerado também é a não-cumulatividade dos tributos, com vistas a tornar o processo menos oneroso. Análises mais específicas também podem ser úteis para a redução dos tributos: regime de caixa X competência, variação cambial, hipóteses de redução da base de cálculo, substituição tributária do ICMS, descontos de PIS e COFINS, opção de pessoas jurídicas de poderem apurar seus resultados tributáveis do IRPJ com base no Lucro Real, entre outras situações. 
 Para que essa gestão seja eficaz é indispensável que o trabalho seja realizado por profissional(is) da área contábil ou em alguns casos, jurídica, com qualificação e experiência para poder oferecer à empresa as opções de forma segura e confiável, identificar brechas na legislação e também acompanhar as mudanças que ocorrem constantemente. É importante destacar que a gestão de custos e despesas tributárias deve atuar de forma preventiva e respeitar a lei de forma integral.
�

Outros materiais