Buscar

ABNT A história da radiologia no mundo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LS ESCOLA TÉCNICA
Bárbara Fabiana Pires Silva
Erivan Torres Cunha
Gabriel Soares Oliveira 
Juliana Martins Ferreira
Lucas de Oliveira Alves de Brito
Lucielma Veríssimo da Silva
Natalia Dávila Maia
Pedro Gabriel Lemos Sobraes Santos
Ruth Silva de Oliveira 
A HISTÓRIA DA RADIOLOGIA NO MUNDO 
TAGUATINGA-DF
2018
Bárbara Fabiana Pires Silva
Erivan Torres Cunha
Gabriel Soares Oliveira 
Juliana Martins Ferreira
Lucas de Oliveira Alves de Brito
Lucielma Veríssimo da Silva
Natalia Dávila Maia
Pedro Gabriel Lemos Sobraes Santos
Ruth Silva de Oliveira
A HISTÓRIA DA RADIOLOGIA NO MUNDO 
Trabalho do grupo de técnicos em radiologia do turno matutino a disciplina de Introdução à Metodologia Científica da Escola Técnica LS.Para obter a primeira nota.
Profª: Eliane Soares do nascimento
TAGUATINGA-DF
2018
 
INTRODUÇÃO
	O presente trabalho tem por objetivo descrever sobre a Radiologia: Contribuições nos setores hospitalares, industrial, digital, sua descoberta, importância e como tem evoluído ao longo dos anos.
	O uso de radiação para fazer exames como mamografia, tomografia, ressonância magnética e radiotecrepia foi um ato que mudou a historia da radiologia e como isso a radiologia se expandiu para outras áreas como em aeroportos, áreas da odontologia e industrial. 
A HISTÓTIA DA RADIOLOGIA NO MUNDO 
Descoberta dos Raios X:
	Ao final do século XIX, mais precisamente no dia 08 de novembro de 1895 foi descoberto os Raios X pelo físico alemão Wilhelm Conras Röntgen ao ver sua mão projetada numa tela enquanto trabalhava com radiações. Por ser muito perspicaz e inteligente imaginou que de um tubo em que ele trabalhava deveria estar sendo emitido um tipo especial de onda que tinha a capacidade de atravessar o corpo humano.
	Em seguida, resolveu realizar uma documentação para provar sua descoberta, sendo assim efetuou a primeira radiografia, usando a mão esquerda de sua esposa por cerc de 15 minutos sobre um chassi preto, o filme revelado mostrou claramente a imagem dos ossos e uma nova era na ciência estava inaugurada. Por ser uma radiação invisível, ele a chamou de Raios X. sua descoberta valeu-lhe o premio Nobel de Física em 1901.
	Na época, começo do século XX, ocorreu uma revolução no meio medico, trazendo um grande avanço no diagnostico por imagem.
	Ciente da importância de sua descoberta, que ele chamou de raios X por não saber realmente do que se tratava, sendo X a incógnita da matemática, Prof. Röntgen passou os últimos dias de dezembro a redigir o artigo que submeteu ao Secretario da Sociedade Físico - Medica de Wurzburg, solicitando sua publicação no Sintzungsberichte da sociedade, embora não tivesse o trabalho sido apresentado em uma das reuniões da Sociedade, assim foi feito e no exemplar de dezembro de 1895 daquela revista saiu publicado o “Eine neure art Von strahlen” ( sobre uma nova especia de raios ). Nele, o autor descreve minuciosamente suas experiências e observações.
	Cerca de 20 dias após a comunicação de Röntgen, Dr Otto Walkhoff, de Braunschweig, Alemanha, fez a primeira radiografia dental. Esta foi conseguida usando uma placa de vidro com emulsão fotográfica, envolvido em papel preto e lençol de borracha. A radiografia foi tomada de sua própria boca com um tempo de exposição de 25 minutos.
Evolução da Radiologia Com o Passar dos Anos:
	Em abril de 1896, fez-se a primeira radiografia de um projétil de arma de fogo no interior do crânio de um paciente, essa radiografia foi feita na Inglaterra pelo Dr. Nelson. Em novembro de 1899, Oppenhein descreveu a destruição da selatúrcica por um tumor hipofisário. Em março de 1911, Hensxhen radiografou o conduto auditivo do nervo acústico. Em novembro de 1912, Lackett e Stenvard descobriram ar nos Ventrículos ocasionados por uma fratura do crânio. Um neurocirurgião de Baltimore, Dandy, em 1918,desenvolveu a ventriculografiacerebral, substituindo o liquor por ar.Assim ele trouxe grande contribuição no diagnostico dos tumores cerebrais.
	Por volta de 1931, J. Licord desenvolveu a mielografia com a introdução de um produto radiopaco nos espaços subaracnóideo lombar.
	Em julho de 1927, Egas Moniz (Neurocirurgião Português) descobriu a angiografia cerebral pela introdução de contraste na artéria carotida no pescoço.
	A evolução dos equipamentos trouxe novos métodos. Assim surgiu a Planigrafia linear, depois a Politomografia onde os tubos de Raios X realizavam movimentos complexos enquanto eram emitidos.
	Tambem na década de 1970, um engenheiro inglês, J Hounsfield, desenvolveu a Tomografia Computadorizada, acoplando o Raio X a um computador. Ele ganhou p premio Nobel de Física e Medicina. Ate então as densidades conhecidas nos Raios X eram ossos, gorduras, líquidos e partes moles. Com esse método, devido a sua alta sensibilidade foi possível separar as partes moles assim visualizando sem agredir o paciente, o tecido cerebral demonstrando-se o líquor, a substância cizenta e a substância branca.
	O homem não satisfeito ainda, descobriu e colocou em aplicação clínica a Ressonância Magnetica por volta de 1980. Ela obtém imagens do nosso corpo similares às da tomografia computadorizada, só que com várias vantagens adicionais. Não utiliza radiação ionizante, raramente necessita uso de contraste e são obtidas imagens nos três planos: sagital, coronal e transversal.
	O uso do ultra-som na medicina começou logo após a segunda Guerra mundial, em vários centros no mundo, O trabalho do Dr Karl Theodore Dussik, na Áustria, em 1942, sobre o uso medico do ultra-som na investigação do cérebro foi o primeiro trabalho publicado na área.
	Mais de vinte e cinco anos se passaram antes que novas características destes raios fossem descobertas.
	Após a comunicação nos meios científicos, centenas de trabalhos foram publicados apenas no primeiro ano após a descoberta, mesmo porque os laboratórios de física da época estavam equipados para produzi-los.
História da Radiologia – Cronologia 
-1895: Röentgen descobriu os raios X;
-1896: É realizada a primeira radiografia no Brasil;
-1898: Ocorrem o isolamento do Polônio e descoberta do Rádio;
-1901: Röentgen ganha o 1º Prêmio Nobel de Física;
-1902: Um inglês cria uma maquina de raios X controlada por moedas;
-1934: Casal Curie descobre a radioatividade para aplicações médicas;
-1948: Fundação do Colégio Brasileiro de Radiologia;
-1950: Manuel de Abreu inventou a Abreugrafia: radioagrafia;
-1970: Manuel de Abreu desenvolveu a radiologia intervencionista e terapêutica;
-1970: J. Hounsfield descobriu a Tomografia computadorizada;
-1980: J. Hounsfield descobriu e colocou em aplicação clínica a Ressonância Magnética.
Cientistas que Procederam À Descoberta dos Raios X:
	MICHAEL FARADAY (1791 – 1867) = Físico e químico inglês, nascido em Londres, foi um dos maiores cientistas experimentais de todos os tempo. Suas teorias foram de grande importância a utilidade nos campos da química, eletricidade e magnetismo.
	JAMES CLERK MAXWELL (1831 – 1879) = Célebre físico e matemático, nascido na escócia, desenvolveu vários estudos no campo dos fenômenos eletromagnéticos. É considerado o fundador da teoria eletromagnética.
	JOHAN HEINRICH GEISSLER (1815 – 1879) = Mecânico alemão de Bonn, também era soprador de vidro, produzia tubos de raios catódicos de diferentes formas e tamanhos, especialmente para físicos e químicos.
	WILLIAM CROOKES (1832 – 1919) = De origem humilde, veio a se converter num gênio autodidata. O tubo que levava seu nome é o antepassado das lâmpadas florescentes e os atuais tubos de neon. Crookes era químico e físico da Universidade de Londres.
	EUGEN GOLDENSTEIN (1856 – 1931) = Físico alemão da Universidade de Berlim, em 1876, atribuiu à corrente elétrica colorida entre os eletrodos rarefeitos do tubo o nome de raios catódicos.
	HERMANN VON HELMHOLTZ (1821 – 1894) = Foi o primeiro a observar os raios X, um fenômeno apresentado por Röentgen. Em sua teoria
de espectro, Helmhotlz pesquisou e especificou as propriedades dos raios X anos antes de Roentgen.
	HEINRICH HERTZ (1857 – 1894) = Fisico alemão natural de Hamburgo, descobriu as ondas de radio e seguidor de Helmholtz, continuou sua pesquisa, observando as propriedades das ondas eletromagnéticas geradas por uma bobina de indução. Constatou que as ondas de radio e as de luz são ambas as ondas eletromagnéticas, que diferem apenas na freqüência.
	PHILIP E. A. LENARD (1862 – 1947) = Dentre todos os pesquisadores, este húngaro foi quem mais se aproximou da descoberta. A fim de verificar se os raios catódicos produzidos no interior do tubo de Crokkes também aeram produzidos fora do tubo, construiu um tubo com uma pequena janela de alumínio na extremidade do anodo. Passou a observar um tubo com uma pequena janela de alumínio na extremidade do anodo. Passou a observar os raios catódicos fora do tubo e fez testes com materiais fosforescentes. A partir daí, Lenard descobriu que o raio era capaz de atravessar folhas finas de metal e percorrer uma distancia de até 01 cm no ar.
A Radiologia no Brasil:
	Em 1897, o professor Alfredo Brito realizou, na Bahia a primeira radiografia no campo de batalha, durante a guerra dos canudos, para localizar projeteis de arma de fogo nos combates. Foram realizados 98 radiografia e radioscopias em 70 feridos.
	A realização da primeira radiografia no Brasil é atribuída a diferentes pesquisadores.
	A maioria da academia brasileira considera que a primeira radiografia foi feita por Alfredo Britto na Bahia. Mas a quem diga que Silva Ramos inaugorou a Tecnologia, em São Paulo.
	Verdade seja dita, inobstante quem foi o primeiro, é necessário reconhecer que o Brasil esta na vanguarda radiológica. Independente de todas as dificuldades comunicação e transporte do ípra, os pesquisadores estudaram, ajudaram a desenvolver a tecnologia logo os seus primeiros anos.
	A cidade de Formiga, Minas Gerais recebeu o primeiro aparelho de radiologia instalado no interior do Brasil. Quem trouxe o equipamento foi o Dr Carlos Ferreira Pires no final do século XVIII. 
Pioneiros da Radiografia no Brasi:
-1896: Primeira radiografia no Brasil – Silva Ramos (SP) – Francisco Pereira Neves (RJ) – Alfredo Brito (BA).
-1913: Professores de radiologia – Rafael de Barros (Santa Casa de Misericórdia – SP) – Duque Estrada (Snta Casa da Misericórdia – RJ).
-1950: Médico radiologista Manuel de Abreu – Inventou a abreugrafia.
Os Primórdios da Radiologia Médica do Brasil:
	O ensino da radiologia brasileira começou com o curso ministrado pelo professor Roberto Duque Estrada, em 15 de julho de 1916, em 30 lições teórico-práticas, ilustradas com material seleciodado do arquivo do Gabinete de Radiologia de Santa Casa. Anos depois, novas instalações enriqueciam o Gabinete de Radiologia da Faculdade de Medicina, transformando-o em um dos grandes patrimônios da historia da Radiologia carioca. A partir dos anos de 30 a Radiologia se estabiliza no Rio. Na área de ensino, o curso do professor Duque Estrada já contava com a assistência de um jovem radiologista na época: Nicola Caminha.
A Origem da Profissão de Técnico de Radiologia no Brasil:
	A profissão de técnico em radiologia do Brasil tornou-se realidade em 1975 quando o Deputado Federal Dr Gomes do Amaral deu entrada na Câmara dos Deputados Federais, após muitas lutas com ida e volta, o processo para regularização da profissão, sendo aprovado pela Câmara dos Deputados é encaminhado ao senado Federal. Nesta jornada, destacou-se a figura do Sr Jair Pereira da Silva, presidente da Associação dos Tecnicos do Estado de Goiás, que politicamente conseguiu amizades com as mais iminentes figuras da Politica local e de Brasilia, principalmente o Ilmo. Senador da República Henrique Santillo e seus assessores diretos. 
Outros Professores:
-NICOLA CASAL: Formador da maioria dos radiologistas do Brasil;
-JOSÉ CABELLO: Fundador do Colégio Brasileiro de Radiologia;
-FERES SECAF: Ex-presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia;
-WALTER BONFIM: Fundador do primeiro curso técnico do Brasil;
-HENRIQUE DODSWORTH: Incorporador da Radiologia à medicina.
-ÁLVARO ALVIM: Instalador do aparelho de raios X no Rj.
CONCLUSÃO
	Conclui-se que a radiologia é importante para a sociedade, e que sem ela não haveria o diagnostico por imagem, dificultando, assim a detecção de traumas e lesões.
	Houveram muitas modificações no método desde sua invenção até os tempos atuais. A Tecnologia avançou, os aparelhos se aperfeiçoaram, e, ultimamente o desenvolvimento da radiologia digital vem dando novo impulso ao método.
	Demorou um tempo para a radiologia ganhar sua independência como profissão. No inicio foi integrado na grade curricular de medicina, uma forma de usar os raios X como diagnostico.
	Portanto a história da radiologia no mundo contribuiu para melhorar a vida da sociedade e de certo modo, sem a radiologia e sem a descoberta da radiação o mundo teria evoluído pouco.
BIBLIOGRAFIA
Disponível em: (http://www.diagnostico.med.br). Acesso em: 1 de Março às 19:34.
Disponível em: (http://www.radionuclear.wordpress.com/historia-da-radiologia). Acesso em: 1 de Março às 15:20.
Disponível em: (http://www.radiologia.blog.br). Acesso em: 1 de Março às 15:09.
 	Disponível em: (http://pt.slideshare.net/magnocavalheirofaria/historia-da-radiologia-no-mundo-aula-1). Acesso em: 10 de Março às 10:34.
	Disponível em: (http://radiologia.blog.br/diagnosticoporimagem/historia-da-radiologia) . Acesso em: 10 de Março às 14:00.
Disponível em: (http://radiologiaxx.blogspot.com.br/2014/04/a-radiologia-no-brasil.html) Acesso em: 11 de Março as 16:23.
Disponível em: (hhtp://conter.gov.br/site/). Acesso em: 11 de Março às 16:34.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando