Logo Passei Direto
Buscar
Material

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Métodos E Técnicas De Pesquisa Em Educação
1 ) Em que medida o dogmatismo, o desinteresse por problemas sociais e a impaciência pode ser consideradas atitudes prejudiciais ao desenvolvimento de pesquisas científicas? (Valor: 3,50)
Pesquisa é buscar conhecer alguma coisa de forma sistemática. Durante esta pesquisa temos que ter o cuidado com o dogmatismo porque, crer num dogma, é ter ele como um conjunto de ideias e/ou conhecimentos tidos como verdade total. Esta fé pode levar o cientista pesquisador à incapacidade de superar um conceito ou hipótese que lhe foi apresentado como verdadeiro e imutável. O impede também de receber críticas e poder aprimorar sua pesquisa. Um bom pesquisador deve estar aberto para receber críticas, questionamentos e sugestões que podem vir ao encontro do seu conhecimento ou contrariá-lo. 
Quanto ao desinteresse pelos problemas sociais é muito mais uma questão de ignorância do próprio sujeito. Sujeito este que muitas vezes não tem a capacidade de ter um olhar diferenciado para o outro, contemplar as necessidades do seu próximo. Porém quando se fala em pesquisas cientificas este desinteresse não tem muita conexão, não de forma direta, a não ser que a área da pesquisa seja sociológica (voltada aos problemas sociais).
Um fator considerado extremamente prejudicial para a pesquisa cientifica é a impaciência. Ela é prejudicial, pois, para alcançar um conhecimento sobre determinado assunto, teoria ou experimentos levam muito tempo. BN N Consequentemente, um cientista que não tem a paciência como sua aliada, pode acabar desistindo ou prejudicando a pesquisa com hipóteses precipitadas. 
2) Classifique os problemas a seguir como científicos (C), de valor (V) ou de "engenharia" (E):
(Valor: 1,25/0,25 cada)
A) O que determina o interesse dos psicológicos brasileiros pela orientação psicanalítica? ( c )
B) Que fatores estão associados à intenção de voto em candidatos conservadores? 
( c )
C) Qual a melhor técnica psicoterápica? ( v )
D) Qual o procedimento mais prático para o armazenamento de milho em pequenas propriedades rurais? ( e )
E) É lícito fazer experiências com seres humanos? ( v )
3) Verifique se os problemas abaixo estão formulados de acordo com as normas apresentadas nos capítulos do nosso livro de referência e nas vídeo-aulas. Responda sim (S) ou não (N): (Valor: 1,25/0,25 cada)
A) Qual a preferência político-partidária dos habitantes da cidade de Belo-Horizonte? ( s )
B) Como são os habitantes da Europa? ( n )
C) As donas-de-casa de classe média baixa preferem fazer suas compras em feiras livres, pois os preços são mais acessíveis. ( n )
D) Como se comportam os ratos após intenso período de privação? ( s )
E) Como evoluiu o nível de emprego na construção civil nos últimos dez anos? ( s )
4) O termo hipótese deriva dos étimos gregos hipo (posição inferior) e thesis (proposição). A partir dessa etimologia, explique a importância da hipótese à atividade científica. (Valor: 2,00)
A hipótese é uma tentativa de resposta a um determinado problema definido pelo pesquisador capaz de ser examinada ou testada por outro pesquisador. A hipótese é fundamental para a pesquisa, pois é ela que vai instigar pesquisadores a procurar uma estratégia metodológica para o problema apresentado e oferecer uma solução possível. Ao se formular uma hipótese é necessário que os termos conceituais sejam apresentados de forma explicativa e com clareza para que os demais pesquisadores possam contribuir com seus experimentos e conhecimentos.
5) Sobre as diversas formas de classificação das pesquisas científicas, é possível afirmar que aquelas que se pretendem descritivas devem referir-se ao quê e ao como, e as explicativas ao porquê. Explique essa afirmação. (Valor: 2,00)
Tudo que se pretende classificar é baseado em critérios para que se possa identificar e conceituar. SANTOS (2004) conceitua as pesquisas descritivas dizendo “são constituídas por levantamentos de características conhecidas que compõe um fenômeno”. Neste sentido, como o significado da palavra já nos sugere que, as pesquisas descritivas vão descrever sobre algo ou alguma coisa, referindo-se ao quê e como este método de pesquisa tem como objetivo observar, fazer o registro ou analise dos fenômenos ou elementos sem entrar no mérito das questões pesquisadas. As pesquisas explicativas objetivam explicar o porquê das coisas, fenômenos ou acontecimentos. São investigações que vão propor análise e criação de uma explicação de um fenômeno. Tentam explicar os fatores que podem contribuir para a ocorrência de um determinado fenômeno ou acontecimento.

Mais conteúdos dessa disciplina