Buscar

Resumo vias de administração fármacos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
Vias de administração de drogas
- São os métodos de introdução do fármaco no organismo
Vias tópicas:
- Derme, mucosa orofaringe, mucosa nasal, mucosa retal, vaginal e uretral, ouvido e conjuntivas.
- Pelas vias tópicas só há dois pontos em que o medicamento pode entrar: poros das glândulas sebáceas e folículo piloso.
- Os efeitos da via tópica podem ser locais ou sistêmicos.
- As drogas com caráter lipossolúvel são facilmente absorvidas, devido a camada lipídica da membrana celular das células
- Desvantagens da via: o efeito demorado, pele íntegra e os níveis sanguíneos
Vias enterais.
A via enteral tem 3 formas de administração: sublingual, oral e uretral
- Deglutição -> estômago (onde ocorre a quebra do medicamento) -> intestino (ocorre a absorção) -> sistema porta -> fígado (efeito de primeira passagem) -> corrente sanguínea -> distribuição 
- Vantagens da via oral: econômica, segura, auto medicação, administração diária.
- Desvantagens: velocidade de esvaziamento do trato gastrointestinal, ph, ação irritante, vômitos e efeito de primeira passagem
Sublingual: a absorção é muito rápida devido a grande vascularização por parte das veias tributárias da jugular interna e maxilar interna, evitando o sistema porta/efeito de primeira passagem, combinação com alimentos e enzimas digestivas.
Estômago: absorve drogas apenas de caráter ácido, pequena área de vascularização e absorção. Os alimentos podem afetar a absorção de fármacos (aumentando, diminuindo ou até impedindo), ou seja, alimentos tem a capacidade de retardar o esvaziamento do TGI fazendo com que a absorção do medicamento seja reduzida. Absorção pode ser aumentada em indivíduos que apresentem ulceras pois não há barreira da membrana celular, o medicamento cai direto na corrente sanguínea.
Intestino: absorve apenas drogas de caráter básico pois seu pka está entre 3 e 8, grande área de vascularização e absorção de medicamentos. Essa absorção pode estar aumentada em indivíduos com distúrbios intestinais inflamatórios e diminuída em indivíduos com quadros de diarreia e disenteria
Retal: evita o TGI e o sistema porta
Vias parenterais
- Essas vias evitam o TGI
- São caracterizadas por: Via subcutânea, via intramuscular, via intravenosa
Via subcutânea: Tem uma absorção lenta e uma ação prolongada. A sua desvantagem é a pequena quantidade que pode ser aplicada, de 0.3 a 1 ml de solução apenas. 
Via intramuscular: A deposição da droga é feita na massa muscular, onde há uma grande vascularização (caracterizando boa absorção) e poucos nervos sensitivos. Pode ser aplicado em forma de solução (indolor), oleosa e suspensão. As desvantagens são que em grandes volumes pode ocorrer inflamação, paresia, febre. 
Via endovenosa: Nessa via não existe absorção, pois o medicamento cai direto na corrente sanguínea. O efeito é rápido, administração de grandes volumes. As desvantagens são: reação anafilática, embolia, irritação do endotélio vascular, bacteremia e extravasamento de sangue.

Continue navegando