Buscar

Apresente exemplo de uma situação cotidiana em que estejam presentes os conceitos discriminação e/ou generalização, além de conceito estímulo aversivo. Justifique a resposta.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Psicologia
Disciplina: Análise Experimental do Comportamento
Docente: Profª Drª Gisele de Lima Fernandes Ribeiro
Nome: Damiana Adriele de Oliveira Viana RGM 17137624
Tema: Apresente exemplo de uma situação cotidiana em que estejam presentes os conceitos discriminação e/ou generalização, além de conceito estímulo aversivo. Justifique a resposta.
 Discriminação de estímulos ocorre quando há consequências diferentes para o mesmo comportamento, dependendo da situação ou ambiente. Ex; uma piada que poderia ser contada com o resultado de risos entre um grupo de amigos, mas a mesma piada pode ter críticas se for contada em um velório. A discriminação de estimulo é o que acabara por levar a generalização de estímulos. 
A generalização é quando uma pessoa vai responder da mesma forma a dois estímulos diferentes que podem ter pequenas diferenças entre eles. Ex; uma criança não sabe a diferença entre raças de cães, mas muitas vezes vai saber que diferentes raças são todos considerados cães. Elas não faram a discriminação entre um labrador e buldogue, mas vão saber que ambos são cães.
Estímulo aversivo é um conceito funcional e que envolve relações entre os eventos. Não existem estímulos eminentemente aversivos que serão aversivos para todas as pessoas, por exemplo, o cheiro da jaca pode ser um estimulo aversivo para algumas pessoas e um reforçador para outras. Sendo assim, esses estímulos são definidos como aqueles que reduzem a frequência do comportamento que os produzem, ou aumentam a frequência do comportamento que os retiram. Reforço Negativo é quando uma resposta ou comportamento é reforçado por remover/evitar um resultado negativo ou estimulo aversivo. Os comportamentos que são reforçados negativamente são fuga e esquiva. Um comportamento é uma fuga quando um estímulo aversivo está presente no ambiente, e esse comportamento retira-se do ambiente. Ex: Adolescente usar creme para secar uma acne que já está no seu rosto. E o comportamento de esquiva ocorre quando um determinado estimulo aversivo não está presente no ambiente, e emitir este comportamento faz com que o estimulo não apareça, ou demore para aparecer. Ex: Fazer uma boa alimentação para evitar o aparecimento de acne.
A punição ocorre por meio da retirada de um reforço positivo ou da apresentação de um estímulo aversivo. Ex: Jogar bola dentro de casa levar “surra” e não jogar mais.
Referências:
Leitura: SKINNER, B. F. Discriminação operante. Em: SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. Tradução de João Carlos Todorov e Rodolpho Azzi. 7º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989/1953.

Continue navegando