Buscar

Educação e Diversidade Atv. aprendizagem

Prévia do material em texto

1)A discriminação por idade no mercado de trabalho é mal conhecida, mas os resultados disponíveis indicam claramente a sua presença, mesmo dentro de um grupo já discriminado, como os trabalhadores incapacitados (Sampaio, Navarro & Martín, 1999). Em 2005, mais de um quarto dos homens entre 50 e 65 anos e 30% das mulheres entre 50 e 59 anos eram definidos como economicamente inativos, no Brasil. 
(Fonte: Goldani, 2010, p.422 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302010000200007&lng=en&nrm=iso . Acesso em:  15  Nov.  2016) 
Segundo estes dados, podemos chegar à algumas conclusões sobre a inatividade de homens e mulheres entre 50 e 65 anos. Assinale a afirmativa que traga indícios que sugiram corretamente as causas dessa inatividade econômica:
Alternativas:
a)Nas idades entre 50 e 65 anos as pessoas estão desatualizadas, por isso não conseguem se encaixar nas vagas de trabalho que exigem novos conhecimentos.
b)Possivelmente as pessoas inativas entre as faixas etárias assinaladas no texto estão nesta situação devido às empresas procurarem pessoas mais jovens, pois as mais velhas não aceitam as mudanças do trabalho contemporâneo.
c)podemos concluir que a inatividade das pessoas mais velhas tenha a ver com a dificuldade de lidarem com novas tecnologias, que os trabalhos atuais exigem.
d)Provavelmente porque acreditam, com base nas suas próprias experiências, que a discriminação por idade vai pesar contra eles no mercado de trabalho.
Alternativa assinalada
e)As pessoas mais velhas ficam inativas porque estão aposentadas e deficientes, por isso, não podem mais trabalhar em empregos que exigem compromissos com o trabalho formal.
2)A reportagem "Um tiro no futuro", da revista Carta Capital de dezembro de 2006 (edição 424), assinada por Phydia de Athayde, trouxe dados alarmantes sobre a mortalidade juvenil no país. A reportagem  apresenta constatações que revelam a segregação social e racial que assolam nosso país [...] As vítimas são fundamentalmente homens negros. Os jovens negros têm um índice de vitimização 85,3% superior aos brancos. Nessa perspectiva, em que todos parecem que se tornam inimigos, a sociedade tem de encontrar um bode expiatório: os jovens, os jovens negros que moram na periferia, que são vistos pela sociedade ao mesmo tempo como as grandes vítimas e grandes agentes da violência. A partir daí, Phydia de Athayde levanta uma questão muito importante: os jovens que são mortos nas favelas com certeza não são todos criminosos e, mesmo que fossem, isso não significa que devessem morrer. A verdade é que o jovem pobre vive em um ambiente conflagrado e, mesmo que não seja criminoso, fatalmente está mais exposto ao crime. (Fonte: Silva, F.C. da. A Juventude na Mídia Brasileira: estereótipos e exclusão. In___Revista Anagrama  Revista Interdisciplinar da Graduação Ano 1 - Edição 4  Junho/Agosto de 2008, p. 4 disponível em:http://www.usp.br/anagrama/Silva_Juventude.pdf Acasso em 18/11/2016)
Conforme os dados representados no texto acima sobre a mortalidade juvenil, assinale a alternativa que exprime a maneira correta de identificar essa segregação no Brasil:
Alternativas:
a)Esse preconceito é constituído por interseccionalidade de várias discriminações, pois a vítima é homem, negro, da periferia e jovem.
Alternativa assinalada
b)Esses dados mostram como a juventude negra, pobre e da periferia pensa, pois é por meio da criminalidade que ela se impõe e nada tem a ver com preconceito.
c)A partir desses dados percebemos a violência da polícia que invade a periferia para matar jovens. No entanto, não constitui uma discriminação racista, mas da juventude pobre. 
d)Os dados sobre a mortalidade de jovens no Brasil mostram a discriminação contra o pobre, o trabalhador, o morador da periferia, independente de ser homem, mulher, negro ou branco.
e)Esse preconceito é constituído pela luta de classes em que a classe dominante procura eliminar as classes menos abastadas por meio da morte de jovens.
3)Ser humano é entender que a
diversidade leva à unidade,
que a unidade leva à solidariedade,
que a solidariedade leva à igualdade,
que a igualdade leva à liberdade,
que a liberdade leva à diversidade.
(BOURDOUKAN, apud Cadernos da EJA. Diversidades e trabalho. 2007, p. 26 e 27 Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/02_cd_al.pdf. Acesso em:  30/11/2016 )
A escola tem um importante papel a cumprir ajudando por meio de uma educação inclusiva a implantação da Lei n° 10.639/03. Assinale a alternativa que indica quais são os objetivos dessa Lei  e de uma escola inclusiva.
Alternativas:
a)Oferecer para a população uma escola que tenha nutricionistas que cuidam da elaboração dos lanches, para que sejam nutritivos e, assim, melhorem a produtividade dos alunos mais pobres.
b)Conhecer as questões familiares e sociais dos alunos, para que a escola possa dividi-los em classes que delimitam aqueles mais problemáticos, a fim de manter a ordem escolar.
c)Superar a visão preconceituosa sobre a diáspora, o negro, a África, denunciar o racismo, implementar ações afirmativas, abolir a ideia de democracia racial.
Alternativa assinalada
d)A escola deve mostrar para os alunos a história dos negros e dos índios, como grupos humanos secundários que colaboraram, por meio da escravidão, com a formação da sociedade brasileira.
e)A Lei 10.639/03 chama a atenção para a diversidade dos estudantes nas escolas públicas, mostrando como é importante manter a ordem por meio do domínio dos alunos desordeiros.
4)Ações afirmativas são políticas resultantes de reivindicações de movimentos sociais que têm a ver com democracia e direitos civis. Elas são elaboradas "pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. (O que são ações afirmativas.  Ministério da justiça e cidadania . Disponível em http://www.seppir.gov.br/assuntos/o-que-sao-acoes-afirmativas acesso em 11/12/2016)
As ações afirmativas são praticadas em muitos países do mundo. No entanto, ela tem uma origem. Assinale a afirmativa correta que mostra a origem desse tipo de política:
Alternativas:
a)Têm origem no Brasil nos anos 1964 e vem atreladas aos movimentos contra o governo militar que, possibilitava uma conversa ampla com diversos setores da sociedade.
b)Têm origem nos anos 1960 nos Estados Unidos da América e vêm atreladas, principalmente, aos Movimentos Negros, ao desmantelamento das leis segregacionais e aos direitos humanos.
Alternativa assinalada
c)Tem origem no Brasil colônia com os problemas enfrentados com os negros e indígenas que se rebelavam contra a escravatura e os maus tratos.
d)As ações afirmativas surgiram com as discussões sobre a imigração de europeus para o Brasil em substituição ao trabalho escravo dos negros africanos, que ficaram sem trabalho.
e)Tem origem nos Estados Unidos da América a partir da Lei seca que vigorou de 1920 a 1933 e o governo norte americano promoveu intenso trabalho médico de recuperação de alcoólatras.

Continue navegando