Buscar

Tecnociência: O Poder e os Riscos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TECNOCIÊNCIA
Tecnociência é um conceito amplamente utilizado na comunidade interdisciplinar de estudos de ciência e tecnologia para designar o contexto social e tecnológico da ciência. O termo indica um reconhecimento comum de que o conhecimento científico não é somente socialmente codificado e socialmente posicionado, mas sustentado e tornado durável por redes materiais não-humanas.
O termo "tecnociência" foi criado pelo filósofo belga Gilbert Hottois em fins dos anos 1970.
"A tecnologia é tão antiga quanto a humanidade, sendo seus meios utilizados para alcançar sucesso nas mais simples atividades." Iremos refletir e questionar todo o poder e riscos levantados pela tecnociência, bem como refletir acerca do necessário diálogo entre a ciência e a ética, de forma a podermos fornecer respostas face a toda a problemática patente no progresso tecnológico da nossa sociedade.
Desde o início de sua existência, o Homem vem sempre recorrendo à ajuda da tecnologia que evolui juntamente com este. Hoje, em pleno século XXI, vivemos perante uma sociedade totalmente dependente não só da tecnologia como também de próprio progresso científico, a chamada sociedade tecnocientífica; a ciência é um tema muito presente em nossos dias, a qual nos chega através de televisões e rádios, passando por jornais, revistas, internet, correios etc.
Numa época de grandiosas descobertas e progressos científicos e tecnológicos, principalmente ligados a genética e a cura da AIDS por exemplo, é de vital importância conhecermos não só a utilidade da tecnociência, como também sua essência, pois as questões que confrontam o cientificamente possível e o eticamente admirável serão cada vez mais freqüentes.
Abordando a face negra da questão, percebemos que a tecnociência tem vindo a levantar questões problemáticas face ao seu desenvolvimento incontrolado e gigantesco poder sobre o homem e sobra a natureza. Apesar dos inúmeros esforços feitos " a solução dos problemas criados pelo desenvolvimento tecnológico não será nem de natureza científica nem de cariz técnico", a solução para este problema assenta somente na filosofia.
TECNOCIÊNCIA - O QUE É AFINAL?
É relevante lembrar a importância que a distinção entre ciência e tecnologia desempenhou no universo intelectual do período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial. Chocada com o impacto das bombas de Hiroshima e Nagasaki, a comunidade científica deparou-se com a necessidade de distinguir ciência e tecnologia.
São às vezes que a ciência é tida e confundida com a tecnologia. Na realidade, e apesar da sua estreita relação, estas são completamente distintas.
A ciência consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecerem um sistema coerente. Subjetivamente, é um conhecimento certo das coisas por suas causas ou por seus princípios. Proporciona ao Homem um conhecimento objetivo da realidade. Tal conhecimento deve ser aplicado para tornar mais eficiente à produção da vida material, e a referida aplicação constitui a tecnologia. Esta, por sua vez, irá contrastar com a técnica que se refere a outros recursos não informados pelo conhecimento científico, de que o homem se vale para resolver problemas práticos.
Por um lado, a ciência constitui a fonte da tecnologia e fornece-lhe formas e o saber que irão permitir criar tecnologias (por exemplo, o microscópio). Por outro lado, o progresso de ciência está dependente dessas tecnologias que, por exemplo, permitem a criação de termômetro.
Mas, embora seja possível fazer a sua distinção, na prática é impossível separá-las; pois o desenvolvimento e progresso de ambas assentam na sua cooperação mútua. Assim, deverão ser tratadas como uma unidade, daí o conceito... TECNOCIÊNCIA.
A SOCIEADE TECNOCIENTÍFICA
Podemos afirmar que vivemos todos numa sociedade em que a tecnologia e a ciência se interligam de tal forma que se tornam mesmo indissociáveis; toda a sociedade em geral, e até os próprios cientistas estabelecem como única razão de ser a ciência a geração de aplicações tecnológicas, dizemos por isso e logicamente que " toda a ciência é, na verdade, tecnociência" .
A tecnologia vem, no entanto causando grandes discussões sobre as suas vantagens e desvantagens, e é certo que o desenvolvimento tecnológico-científico tem sido muito importante para o crescimento da nossa sociedade. É devido a esse conhecimento obtido que o homem pode hoje orgulhar-se de conseguir dominar e até acabar com muitas doenças, dominar a mecânica, a eletrônica, a informática, o mais completo dos meios de informação, a Internet! E num futuro não muito distante até a análise de uma gota de sangue permitirá antever a propensão de uma pessoa desenvolver determinada patologia.
" O avanço da tecnologia é importante, porém é necessário que tenhamos consciência do que estamos criando e para que isto está sendo feito", ainda mais quando se tem a nação de que a tecnociência é co-responsável pelos problemas que afligem a humanidade no presente momento histórico de hegemonia neoliberal...
Por isso se diz que todo este desenvolvimento científico é imensamente ambíguo, pois pode ser usado tanto para o bem como para o mal, tanto proporcionando felicidades ou agravando as desgraças.
Abordando um outro pólo da questão, será que vale a pena tirar muitos homens que dedicam as suas vidas pelo seu trabalho e o fazem da melhor forma possível e colocar no lugar deles uma máquina que fará de maneira fria e mecânica? Aumentaremos com certeza a velocidade da produção, mas quantas famílias cairão na miséria?
Existe ainda um aspecto negativo bem visível na nossa sociedade, o chamado custo de oportunidade. Por exemplo, quando uma família deixa de comprar alimento para fazer a aquisição de um veículo automotor.
A criatividade e a dinamicidade do homem têm sido ameaçadas pelo uso de máquinas e as nossas atitudes tomadas de forma mecânica.
Já não mais atingimos da maneira que achamos melhor, mas sim da forma que nos impõem como sendo a melhor.
É, pois necessário que passem a serem impostos alguns limites éticos e políticos que possam controlar o poder da tecnociência.
RISCOS DA TECNOCIÊNCIA
A condição humana traz-nos uma série de questões importantes, se por um lado somos seres racionais com uma sensação de invencíveis, por outro somos dotados de uma fragilidade que nos coloca num conjunto de incertezas. É-nos possível criar maquinarias capazes de realizar funções que menos gostamos, mas não conseguimos controlar essa de nova realidade cultural e tecnológica.
A tecnologia apresenta-nos uma ambivalência, pois se por um lado liberta o homem de determinadas funções, de outro vem subjugando a sociedade à lógica quantitativa dessas mesmas máquinas.
A tecnociência leva o homem a confrontar-se com questões que são únicas nos nossos tempos. Esta nova ordem traz ao homem uma expansão da capacidade técnica inimaginável e cujas conseqüências irão provocar um enorme tremor na própria existência do ser humano. Ou seja, a definição do homem, tal como foi concebida é, hoje em dia, colocada em dúvida. A capacidade moral e ética é atingida, sendo-nos cada vez mais difícil decidir o que é correto do que está errado. Os nossos valores e juízos éticos são abalados atingindo desta forma, a nossa inestimável capacidade de raciocinar.
As evoluções na tecnociência têm sido encaradas como atos violentos, inumanos e antinaturais. Se vemos qualquer manipulação simbólica como aceitável, por outro, como por exemplo uma intervenção genética, passa a ser considerada impensável e diabólica.
Com todas estas evoluções já existe quase um ditado popular: " o problema não é especializar, mas o especialista generalizar", ou seja, com todas estas mudanças e exigências todos nós temos que ter um pouco de conhecimento em todas as áreas.
CONSIDERAÇÕES
Em meio ao apanhado geral verificou-se realmente que a ciência é hoje em dia detentora de um tremendo poder, poder esse que lhe permite conhecer, controlar e intervir quer na própria Natureza, quer no Homem e em toda a sua Sociedade.É, pois através de técnica/tecnologia que a ciência irá ser aplicada em domínios como a informação, os transportes, a manipulação genética etc.
Torna-se urgente salientar que se tomem medidas e que os políticos do mundo em conjunto com os cientistas possam realmente reunir-se e terem a consciência de que é necessário estabelecer limites éticos a toda esta evolução desmedida, assim, evitando mais riscos que possam vir a surgir.
CONCLUSÃO
Ao término das pesquisas e finalização desta obra, cheguei à constatação do quanto é complexo o conceito e as definições de tecnociência. Quais são suas relações com a nossa sociedade e como podemos utilizá-la de forma que sua aplicação seja modera, obedecendo desta maneira, seus limites entre benefícios e riscos.
E o mais engrandecer foi que encontrei um suporte ao qual posso apoiar a teoria de que a Administração é uma TECNOCIÊNCIA. Podendo desta forma, fazer a utilização adequada de seus recursos para proporcionar uma administração séria e voltada para o bem-estar e o desenvolvimento da área em atuação.
Trabalho apresentado pelo aluno:
Santos, Erinaldo Albino dos
FAL - Faculdade de Alagoas
http://qualidadeeservico.blogspot.com.br/2008/05/tecnocincia-o-que-e-quais-seus-riscos-e.html
http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/o-uso-internet-na-educacao.htm
file:///C:/Users/flavio/Downloads/EDUCAÇÃO%20E%20TECNOCIÊNCIA%20NO%20BRASIL%20CONTEMPORÂNEO_%20PERSPECTIVAS%20INVESTIGATIVAS%20AOS%20ESTUDOS%20CURRICULARE.pdf
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/utilizando-internet-na-educacao.htm
http://www.sbpcnet.org.br/livro/65ra/resumos/resumos/8781.htm
A Internet hoje vem revolucionando o mundo com seu grande poder de comunicação vêm conquistando pessoas nas redes sociais, gerando emprego e educação. Hoje é bem comum ouvir falar em EAD (Educação à Distância). A Grande Rede também contribui com um acervo de bibliografias e pesquisas prontas que se pode ajudar muito no processo de escolarização. Por isso a importância de estimular os alunos do ensino básico a utilizarem dessa ferramenta. É importante que o uso do computador com internet se torne cada vez mais comum nas escolas, para que assim os alunos possam ter um contato maior e possa tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Para que assim a educação pública não possa ficar estacionada no tempo. Pois hoje vivemos a ‘’Era da Tecnologia’’e não podemos ficar fora dessa realidade. A internet põe à disposição um novo mar de possibilidades para novas aprendizagens, permite a interação com outras pessoas das mais variadas culturas, possibilita o intercâmbio de diferentes visões e realidades, e auxilia a procura de respostas para os problemas. Ela é um excelente recurso para qualquer tipo de aprendizagem, em particular nas aprendizagens em que está aprendendo assume o controle.

Outros materiais