Buscar

Caso Filosofia 3 ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
Professora. Ana Maria Aguiar
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso Concreto 3
 A política
 Na conversa diária, usamos a palavra política de diversas formas que não se referem necessariamente a seu sentido fundamental. Por exemplo, sugerimos a alguém muito intransigente que "seja mais político" na sua maneira de agir, ou nos referimos à "política" da empresa, da escola, da Igreja, como formas de exercício e disputa do poder interno.
 Há também um sentido pejorativo de política, atribuído pelas pessoas desencantadas, que, diante da corrupção e da violência, a associam à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Afinal, de que trata a política? (ARANHA, Maria Lúcia de A.; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando. Introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 214)
 Diante da citação acima, responda as perguntas que seguem:
 
1 - Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique.
 Não. A filosofia é um campo do conhecimento que busca a legitimidade do Estado, que traduzas relações de poder que existem no Estado, objetivando a boa governabilidade, ou seja, o bem comum, as relações humanas em sentido coletivo. Já politicagem é a degeneração do conceito de politica, “o poder exercido para si, corrupção trafego de influencia”, caracterizado pela utilização de técnicas abusivas do poder.
 2 - Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política?
 A filosofia política é assim a análise filosófica da relação entre os cidadãos e a sociedade. As formas de poder e as condições em que este se exerce, os sistemas de governo, e a natureza, a validade e a justificação das decisões políticas. Segundo Aristóteles, “O homem é um animal político, que se define por sua vida na sociedade organizada politicamente”. Em sua concepção e na tradição clássica em geral, a política como ciência pertence ao domínio do conhecimento prático e é de natureza normativa, estabelecendo os critérios da justiça e do bom governo e examinando as condições sob as quais o homem pode atingir a felicidade (o bem-estar) na sociedade, em sua existência coletiva.

Outros materiais