Buscar

Trabalho final de tecnicas I 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Técnicas de construção I – 5º período /N- Arquitetura e Urbanismo
Introdução
1. Observar a fase da “obra bruta”: estrutura, vedações verticais de alvenaria e sistemas prediais
2. Analisar os principais métodos construtivos praticados nas obras de edifícios de múltiplos pavimentos, na cidade deMontes Claros.
3. Obtendo informações necessárias o desenvolvimento da obra: serviços terceirizados, materiais utilizados, maquinas e equipamentos 
Escolha da Obra
	Cada grupo deverá escolher uma obra de edifício de múltiplos pavimentos, em fase de execução de estrutura de concreto armado moldado no local e vedação vertical em alvenaria (nestas fases sempre há partes das instalações sendo produzidas).
	A escolha da empresa e da obra é de responsabilidade do grupo de acadêmicos. 
Não poderá haver dois grupos trabalhando com uma mesma obra. 
Visita a Obra
	 Visitas a obra selecionada.
	Importante a identificação como acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Santo Agostinho (preferencialmente utilizar a carteirinha de estudante).
	Para as visitas à obra devem ser verificadas as condições básicas de segurança: capacetes e botas de solado grosso, além de vestuário adequado (calça comprida e camisa ou camiseta).
	Não esperem pelos equipamentos de segurança das obras. 
Roteiro para Elaboração do Trabalho
PARTE I: Características do empreendimento.
PARTE II: Caracterização da Tecnologia Construtiva e Gestão da Produção.
PARTE I: Características do Empreendimento
A) Descrição da Obra
	- nome da construtora; 
	- área de atuação da construtora;
- características relevantes do empreendimento (inclusive o seu endereço, nome do engenheiro, arquiteto ou gerente responsável pelo empreendimento e telefone da obra);
	- planta do terreno, com o posicionamento do edifício (croqui);
	- planta do pavimento tipo do edifício (croqui);
	- estágio atual (características gerais de todos os serviços em andamento), com ilustração das atividades através de fotos tiradas durante a visita inicial;
	- planejamento da obra: início e término; planejamento macro das atividades regime de contratação do empreendimento.
Observação
	Os pontos anteriormente destacados servirão para o professor avaliar a adequação da obra escolhida ao trabalho. Por isto, é essencial que sejam produzidas fotos relevantes de todo o empreendimento e seja feita sua adequada caracterização.
PARTE II: Caracterização da Tecnologia Construtiva e Gestão da Produção
Trata-se aqui da parte central do trabalho, enfocando, para os processos e métodos a serem estudados, as tecnologias e os processos de gestão da produção envolvidos (planejamento, organização, modos de contratação, acompanhamento e controle dos serviços). 
Outros itens poderão ser acrescidos a critério dos alunos, em função da especificidade de cada obra.
A) Descrição do Canteiro de Obras e Equipamentos
	Descrição detalhada do canteiro de obras, contendo, para todos os serviços em curso por ocasião das visitas, ao menos: um croqui, em vista superior e cortes, mostrando terreno, edifício, posição de equipamentos, áreas de descarga e estocagem de materiais, áreas deprocessamento, áreas administrativas, alojamentos, etc.
B) Projetos Envolvidos – 
	Deverá ser feito o levantamento de todos os projetos disponíveis na obra relativos aos subsistemas em execução e objeto do trabalho e, se possível, os principais projetos poderão ser incorporados ao trabalho.
	Um questionamento específico deverá ser feito em relação a como ocorre o processo de coordenação dos projetos na empresa e como se dá a relação da gerência da obra com os projetistas.
C) Recursos Envolvidos – 
	- insumos de materiais e componentes: especificações, características, tipo, forma de aquisição, estocagem (implicações na organização do canteiro) e controle da qualidade no recebimento;
	- consumo de materiais e mão-de-obra (com perdas). Insumos de equipamentos e ferramentas: especificações, características, tipo, etc.; política de aquisição e ou locação, guarda, manutenção, etc.
	- transporte de materiais e componentes e seu manuseio;características da mão-de-obra a ser empregada (formas de contratação dos serviços envolvidos - serviços especializados, empreiteiros, etc., com destaque para questões de produtividade);
	- quando o serviço for executado por empresa terceirizada, o foco da atenção deverá se voltar para esta empresa e os dados sobre os serviços deverão ser obtidos junto à mesma. 
Observação
	Não fiquem atrelados somente aos engenheiros das obras, pois muitas vezes eles não têm o domínio da tecnologia que está sendo empregada e, tão pouco das formas de gestão da mão-de-obra, uma vez que não são responsáveis por ela
D) Desenvolvimento dos Métodos Construtivos - Tecnologia de Execução
	- sequência de execução completa, serviços que precisam ser realizados antes; execução propriamente dita; incluindo todos os detalhes e fazendo uso de desenhos explicativos;
	- planejamento completo: do preparo para a montagem de fôrmas até a finalização da estrutura, por exemplo, com destaque para as interferências com o sistema de instalações, passo a passo;
	- serviços a serem controlados e formas de controle (insumos, execução e recebimento);
E) Discussão dos Métodos Construtivos 
	A exposição dos métodos construtivos deve ser fundamentada nas visitas que deverão ser realizadas à obra. Todas as visitas deverão ser documentadas por meio de fotografias, sendo obrigatória a realização de relatório de visita, assinado pelos alunos do grupo que efetivamente participaram da visita e pelo (s) profissional (ais) da empresa construtora que os acompanhou (aram).
	F) Análise Crítica e Considerações Finais
	O grupo deverá tecer uma análise critica sobre os temas tratados, levando em consideração não só as vantagens mencionadas pelos fornecedores, mas também os aspectos construtivos e dificuldades verificadas durante as visitas à obra.
Avaliação
	Além do CONTEÚDO, também serão considerados, para efeito da avaliação:
	- a Estruturação do Trabalho (forma; distribuição dos assuntos)
	- a Qualidade da Apresentação (clareza do texto, facilidade de entendimento e linguagem, figuras, fotos, anexos, etc.) e;
	- o cumprimento dos prazos de entrega.
	O texto técnico final deverá ser entregue em uma única via, acondicionado em capa apropriada e incluindo todas as fotos tiradas ao longo do trabalho. 
A análise deverá envolver a caracterização dos materiais e componentes e sua completa aplicação, incluindo as formas de contratação dos serviços e o controle da produção (gestão da produção, objetivo principal da disciplina).
Entrega e Apresentação dos Trabalhos
Os trabalhos serão entregues sob a forma de texto técnico e serão apresentados na forma de slides em um "workshop" que envolverá todo o grupo de alunos da disciplina, nos dias 19/05; 02/06 e 09/06
O atraso no dia da apresentação será descontada na nota do grupo, tolerância de apresentação do 1º grupo do dia será de 10 min.
Avaliação relativa aos trabalhos dia 16/06/2016

Outros materiais