Buscar

RNM (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido 6 – Diagnóstico por Imagens 
Tema: Ressonância Nuclear Magnética (RNM) 
Em relação ao exame de ressonância nuclear magnética, responda as seguintes questões: 
1) Defina o termo físico Ressonância.
Propriedade física exibida por núcleos de determinados elementos que, quando submetidos a um campo magnético forte e excitados por ondas de rádio RF, em determinada freqüência de Larmor, emitem rádio sinal, o qual pode ser captado por uma antena e transformado em imagem
2) O que é o exame por Ressonância Nuclear Magnética? (Por que ressonância, por que nuclear e por que magnética?). 
Na ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) são criadas imagens transversais dos órgãos internos. Entretanto, a RM utiliza poderosos ímãs em vez de radiação para formar as imagens. Uma ressonância magnética pode ter cortes transversais que podem ser vistos de vários ângulos, por exemplo, de frente, de lado ou de cima. A ressonância magnética cria imagens de partes moles do corpo, que são, difíceis de serem observadas utilizando outros exames de imagem
Ressonância: Dependência da frequência dos campos magnéticos e da radiofrequência.
Nuclear: Apenas os núcleos de alguns átomos reagem desta maneira.
Magnética: Um campo magnético é necessário para completar a ação.
3) Para uso da RNM é preciso compreender um pouco dos princípios físicos deste exame. Uma vez que sabemos que: 
• Ao submeter o núcleo a uma onda de radiofrequência, este passa a oscilar com mais energia e desvia sua direção em relação a posição do campo magnético externo. 
• Quando se utiliza uma frequência igual a frequência de precessão, produz-se ressonância. Os núcleos energizados dão um giro, alinhando-se. Precessam com a mesma frequência e mesma direção no espaço (precessão em fase). 
• Quando o sinal de radiofrequência é interrompido, os magnetos (próton dos núcleos) retornam a sua posição de equilíbrio num processo descrito como relaxamento. 
• Quando os núcleos voltam para o local de origem, liberam energia. 
• Esta energia é conhecida como sinal de ressonância nuclear magnética. 
• Dependendo do grau de concentração de determinadas substâncias nos tecidos, este sinal será variável, o que possibilita o registro de diferentes estruturas. 
Para compreender melhor, explique: 
a) a importância do o uso de magnetos.
Os pequenos magnetos (ímãs) possuem cada, um campo magnético próprio. Os campos magnéticos formados pelos imãs são medidos em unidades próprias
b) Unidades Tesla. 
Tesla é a unidade de referência que mede o campo magnético do equipamento
c) O que significa o momento angular do núcleo atômico? 
O Spin é um momento angular, propriedade fundamental de elétrons e núcleos como massa, carga
d) Spin e momento magnético 
O Spin está diretamente associado ao magnetismo da partícula através de uma relação de com o momento magnético. No caso de núcleos no seu estado fundamental, existe uma relação de proporcionalidade entre o spin nuclear e o momento magnético.
e) Explique o que é Precessão. 
Um piao girando fora do eixo vertical realiza um movimento de precessao. Cada pequeno magneto do núcleo apresenta um movimento de rotação inclinado em relação ao seu eixo, a inclinação dependerá de sua energia e este movimento é denominado Precessão.
f) O que é relaxação ou relaxamento? 
Relaxação, estabelecimento do equilíbrio térmico. Quando o sinal de radiofrequência é interrompido, os magnetos (próton dos núcleos) retornam a sua posição de equilíbrio num processo descrito como relaxamento.
 4) No que consiste o exame de RNM? 
A ressonância nuclear magnética utiliza um campo magnético de forte intensidade, pulsos de radiofrequência e um computador para produzir imagens detalhadas das estruturas internas do organismo. As imagens obtidas servem para avaliar o cérebro, os órgãos torácicos, abdominais e pélvicos, os vasos sanguíneos, ossos, músculos, articulações e as mamas.
5) O que é tempo de relaxação 1 e 2 (T1 e T2)? E o que significa imagens ponderadas em T1 e T2? 
T1 - Estabelecimento do equilíbrio térmico, tempo que leva para a componente de magnetização longitudinal Mz retornar ao seu estado de equilíbrio. 
T2: E o tempo para a componente Mxy, de magnetização transversa. 
6) De acordo com as escalas de cinza (que vai do preto ao branco), nosso tecidos podem aparecer como regiões mais claras ou mais escuras. Quais delas possuem imagens com sinal mais baixo e mais alto? O que significa imagem com hipo-sinal, hiper-sinal, iso-sinal e ausência de sinal, de acordo com a escala? Como podemos diferenciar, portanto, os tecidos desta forma?
Regiões de sinal mais intenso: áreas claras 
Regiões de baixo sinal: áreas escuras
7) Qual é a relação do uso do íon Hidrogênio (H) para a formação da imagem? 
8) Quais as vantagens e desvantagens do exame de RNM? 
Vantagens - Não utiliza radiação, Baixa frequência de efeitos colaterais, Captação de imagens de alta definição. Gera imagens de qualquer plano. [E capaz de criar imagens axiais e imagens no plano sagital ou a qualquer nível.
Desvantagens - Há muitas pessoas que não o podem fazer por questões de segurança e há pessoas que são grandes demais para entrar na máquina e existe também o facto de muitas pessoas claustrofóbicas. A máquina faz muito barulho, os pacientes ficam completamente imóveis durante um longo período de tempo. 
9) Qual a função dos componentes do aparelho do RNM? (Bobinas de superfície e de volume; bobinas de gradiente; bobinas de radiofrequência; mesa, sistema de suporte eletrônico e computador; magneto (gantry). 
10) No exame de RNM não utilizamos radiação. No entanto é muito importante sabermos sobre os princípios de segurança (paciente e operador). Qual a importância da segurança na RNM? Explique sobre magn 
Dentre as normativas específicas destacam-se as recomendações do ECRI quanto à política de fiscalização, ressaltando a necessidade de se criar oficialmente o cargo de segurança ou responsável por garantir que os procedimentos ou as normativas sejam aplicadas e atualizadas. Sendo que é consenso entre os órgãos, considerando a orientação de que a segurança precisa ser reforçada, evidencia-se a necessidade de um profissional capacitado para fiscalizar, orientar e oferecer treinamento contínuo a todos os profissionais envolvidos na aquisição de imagens por ressonância magnética.
11) Qual a importância da Ressonância Magnética Funcional (RMf)? Qual a aplicabilidade desta técnica? Relacione com uso de Deoxi-hemoglobina e Oxi-hemoglobina. 
A ressonância magnética é atualmente o exame de imagem que nos fornece as mais nítidas imagens do interior do corpo humano. Entao, restrita aos casos em que os outros exames de imagem não conseguem ser suficientemente bons. Atualmente a ressonância magnética tem sido utilizada para todo o corpo, mas ela tem especial importância na Neurologia e na Ortopedia. Permite explorar funções cerebrais como memória, linguagem e controle da motricidade. Auxilia no planejamento cirúrgico e radioterápico de tumores cerebrais e outras lesões.
Oxi-hemoglobina (Hb com O2): diamagnética.
Deoxi-hemoblobina (Hb sem oxigênio): paramagnética.
12) Existe algum modo de pesquisa possível no caso de dúvida de próteses e materiais não compatíveis com RM? Se sim, quais? 
Implantes, aparelhos, acessórios ou outros objetos ferromagnéticos. Próteses vasculares implantados há mais de 6 semanas costumam ser seguros. Ja existem marca-passos que podem ser usados na ressonância. Próteses ortodônticas (aparelhos de dente) não costumam ser um problema, mas podem atrapalhar a qualidade da imagem gerada. A maioria dos incidentes relacionados com à RM tem sido causada por deficiências nos métodos de triagem e / ou por falta de controle adequado ao acesso no ambiente 
13) Explique a importância do uso do questionário antes da realização do exame
Os questionários proporcionam confiabilidade, pesquisa o histórico de saúde do paciente, identificando os principais riscos aos quais ele se submete durante um exame, e sua realaptidão para realizá-lo em segurança ou não. Uma brevia anamnese do paciente, alergias a remedios e etc.

Continue navegando