Buscar

Composição e Funções de Proteínas, Carboidratos, Lipídios e Vitaminas

Prévia do material em texto

PROTEINAS
1- carboxila de um aminoácido e o grupo amina do outro
2- 1,2,3
3- não é sintetizado no organismo humano.
4- 1,2 Verdade
5- enzimas; catalisam; interior; desnaturadas
6- peptídica
7- 	Proteínas nutrientes e de armazenamento, encontradas nas sementes de muitas plantas, são necessárias para a germinação e o crescimento do broto.
Proteínas contrateis ou de motilidade habilitam células e organismos com a capacidade de contraírem-se, de mudarem de forma, ou de se deslocarem no ambiente.
Proteínas estruturais participam da organização celular, como citoplasma e membrana celular, e fornecem proteção ou resistência a estruturas biológicas.
Proteínas reguladoras ajudam a regular a atividade celular ou fisiológica. Entre elas estão muitos hormônios
Proteínas catalisadoras ou enzimas, proteínas com função catalítica. São catalisadas por enzimas todas as reações químicas nas quais participam as biomoléculas orgânicas das células.
Proteínas de defesa defendem os organismos contra a invasão de outras espécies ou os protegem de ferimentos.
8-	estrutura primária, é uma sequência de aminoácidos em uma cadeia polipeptídica
	estrutura secundária, são estruturas dobradas sobre si que formam um polipeptídeo, 
Estrutura terciária é principalmente resultante das interações entre os grupos R dos aminoácidos que compõem a proteína.
estrutura quaternária. proteínas constituídas por várias cadeias polipeptídicas, também conhecidas como subunidades. 
CARBOIDRATOS
1- 2-1-3-3-1-2
2- glicose
3- Açúcares, mel, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose
4- Os dissacarídeos são constituídos pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a celulose, a quitina e o glicogênio.
 
	LIPIDIOS
1- Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno);
2-fosfatídeos, glicerídeos, ceras, colesterol
3- são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Tem como funções como: Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
 
- Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
 
- Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
 
- Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
4- Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas) e em quatro grupos: os glicerídios, os cerídios, os fosfolipídios e os esteroides.
Glicerídios: Podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente, e são encontrados na gordura de origem animal, no leite, ovos, queijo e nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol etc.;
Cerídios: Classificados como lipídios simples, neste grupo encontramos as ceras, como a cera do nosso ouvido, da carnaúba, no corpo de alguns animais e no favo da abelha. Exercem a função de impermeabilização e proteção;
Fosfolipídios: Formam o grupo de lipídios que constitui as membranas celulares;
Esteroides: Formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si, são considerados uma categoria especial de lipídios, sendo o colesterol o mais conhecido entre eles. Além disso, constituem os hormônios sexuais e a vitamina D.
5- Os triglicerídeos constituem a principal reserva de energia para o organismo
 Gordura na forma de triglicerídeos, o que formam essas células são os adipócitos. 
6- São formados por cadeias de átomos de carbono que se liga a átomos de hidrogênio com um radical ácido em uma de suas extremidades. Saturada (onde os carbonos apresentam ligações simples) ou não saturada (com uma ou mais ligações duplas)
VITAMINAS
A classificação das vitaminas é feita apenas por suas solubilidades e não pelas funções que exercem. Cada uma é responsável por uma ou mais funções específicas, independentemente do grupo a que pertencem.

Continue navegando