Buscar

Cenários e Conjuntura – 01.04.2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cenários e Conjuntura – 01/04/15
St = s Ty- s
It= k ( Yt-Yt-1)
It= St
S(Y-1)= k(Yt-Yt-1)
Y-1/Yt-Yt-1 = s/k
 
d é depreciação
Se s=10 k = 1/5 = 10/0,2 = 50
Se s=10 e k = ½ = 10/0,5 = 20
- Exemplos numéricos: 
	
	Subdesenvolvido
	Em desenvolvimento
	k
	1,5
	2,5
	d
	4%
	5%
	s
	8,5%
	20%
	
	3,8%
	6%
	
	
	
8,5 – 4 / 1,5 = 4,5/1,5 = 3%
20-5/2,5 = 15/ 2,5 = 6%
Se quer crescer 6 %, tem que ter uma formação bruta de capital fixo de 6% ou uma outra de 20%. 
Obs: o PIB industrial na margem caiu 9% de janeiro para fevereiro, não há nada que indique crescimento no momento. O grande erro foi não ter aproveitado o BOOM das commodities e sim torrar dinheiro para ganhar as eleições, por exemplo os PACs, criaram uma teoria de que isso algum dia criaria uma demanda, mas não vai acontecer. Para o brasil conseguiu novamente uma conjuntura tão boa quanto tinha antes não vai ter antes, caght-up – agarrar a oportunidade. PIB alto porque o país é um pais grande, porém o PIB per capita é mais baixo do que o do Chile e Argentina. Precisa de 50 anos crescendo a 6% para conseguir agarrar a oportunidade. Se produz muitas roupas e tao tem um multiplicador muito baixo. Se vocês cresce via renda você tem um multiplicador mais alto. A China tem uma tx de formação bruta de capital fixo muito alta (40 a 45%), por isso conseguia crescer muito. Agora que já se equipou, eles estão consumindo um pouco mais. 
O investimento público alavanca o investimento privado. Precisa de uns 5% para alavancar uns 25 de investimento privado. Atualmente a nossa tx é de 1%, o que é nada. 
Moeda – Politica Monetária
A moeda é um meio de troca utilizado para transações que nem sempre existiu em meio físico. Antigamente não haviam moedas, haviam trocas silenciosas, quando as tribos estavam em guerra, e trocavam os excedentes. Funções da moeda.
Quando o petróleo aumentou, porque os EUA desvalorizou o dólar em relação ao ouro em 10% . hoje em dia não temos mais o lastro ouro, hoje em dia você acredita no dólar porque acredita e ponto final, é uma convenção forte e baseada na economia americana. 
A moeda tem que servir de unidade de valor e reserva de valor. Ela tem que servir para poupança. Na inflação você destrói a moeda, acaba com suas funções. Toda a economia de desajusta, você perde a noção dos preços relativos, você não sabe se aumentou o leite e você não aumenta a carne você perde a relação carne e leite. Não porque a carne vale mais ou menos o leite, mais porque o leite aumentou e você tem que aumentar a carne também.
Quem faz oferta da moeda é o Banco central e os bancos comerciais via multiplicador bancário. Quem demanda publico para realizar transações ou para retenção.
	Multiplicador bancário: você faz um cheque e deposita num banco, ele pega todo esse deposito e faz empréstimos, e com esse empréstimo alguém faz um cheque e deposita e o ciclo começa novamente. O banco faz a alavancagem, ele recebe todos os cheques e vai emprestando, o dinheiro não fica no banco, o dinheiro vai circular, só que a alavancagem fica muito alta é ruim, porque pode chegar um momento que os bancos não vão ter dinheiro para pagar todo mundo. A ideia do multiplicador bancário é essa que acontece desde que o mundo é mundo. O governo obriga os bancos a ter reservas bancárias para diminuir o multiplicador.

Continue navegando

Outros materiais