Buscar

questionario exercicio fixaçao modulo IEII

Prévia do material em texto

Considerando que o Diretor de TI de um órgão, responsável por autorizar os projetos de contratações relativas ao seu departamento, recebeu hoje para assinatura “Termo de Referência” e “Pesquisa de Preços” para atender alegada necessidade de aquisição de 25 scanners de produção. Nesse caso, sendo este o primeiro contato dessa autoridade com a referida instrução técnica licitatória, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. Houve duas falhas: falta de planejamento e troca da necessidade com a solução;
b. Houve apenas uma falha – falta de planejamento;
c. Houve apenas uma falha – troca da necessidade com a solução;
d. Não houve falhas: a instrução técnica licitatória foi adequadamente realizada.
Questão 2
Resposta salva
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A existência de necessidade ________ a ser atendida, a identificação de encargo hábil ao atendimento da necessidade ________, a seleção de _______ capaz de cumprir o encargo e a _________________ são pilares de sustentação dos princípios administrativos e estruturam a lógica do regime jurídico da contratação pública. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. pública; privada; objeto; melhor equivalência entre encargo e remuneração;
b. pública; pública; pessoa; melhor equivalência entre encargo e remuneração;
c. privada; privada; pessoa; proposta mais vantajosa para a administração;
d. pública; pública; objeto; proposta mais vantajosa para a administração.
Questão 3
Resposta salva
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Critérios mais analíticos previstos em legislação específica
Em alguns casos, o julgamento não adotará diretamente nenhum tipo, mas sim outros critérios mais analíticos previstos em legislação específica. Julgue os itens abaixo em relação aos critérios previstos na Lei no 8.987/95 e assinale a sequência correta:
I – Melhor proposta técnica, com preço fixado no edital;
II – Melhor proposta em razão da combinação dos critérios de menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado com o de melhor técnica;
III – Melhor proposta em razão da combinação dos critérios de maior oferta pela outorga da concessão com o de melhor técnica;
IV – Menor valor da tarifa do serviço público a ser prestado;
V – Maior oferta, nos casos de pagamento ao poder concedente pela outorga da concessão;
VI – Melhor oferta de pagamento pela outorga após qualificação de propostas técnicas;
VII – Combinação, dois a dois, dos critérios menor valor e maior ou melhor oferta.
Escolha uma:
a. V, V, V, V, V, V, F;
b. V, V, V, V, V, V, V;
c. F, F, F, V, V, V, V;
d. F, F, F, V, V, V, F;
Questão 4
Resposta salva
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da ___________, a seleção da proposta ____________ para a administração e a promoção do ______________. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. isonomia; de menor preço; desenvolvimento nacional sustentável;
b. economicidade; de menor preço; bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação;
c. isonomia; mais vantajosa; desenvolvimento nacional sustentável;
d. economicidade; mais vantajosa; bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Questão 5
Resposta salva
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Para que o certame licitatório consiga atender às suas finalidades, há pressupostos. Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta quanto aos pressupostos pertinentes:
I – Existir uma pluralidade de objetos e de ofertantes;
II – Licitação constituir meio apto para a Administração pelo menos em tese conseguir atender à necessidade pública no caso concreto;
III – Existir interessados em disputar a licitação.
Escolha uma:
a. V, V, V;
b. F, V, V;
c. V, F, V;
d. V, V, F.
Questão 6
Resposta salva
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo em relação aos princípios da contratação pública e assinale a sequência correta:
I – Nenhum competidor deve ser eliminado, senão por motivo de descumprimento de exigência essencial;
II – O preço a ser pago deve ser o menor exequível;
III – Todas as decisões adotadas devem ser motivadas e devem poder ser discutidas;
IV – Não deve ser adotada nenhuma discriminação, ainda que justificada.
Escolha uma:
a. F, F, F, F
b. F, V, F, V
c. V, F, V, F
d. V, V, V, V
Questão 7
Resposta salva
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Um servidor detectou que em pouco tempo seu departamento ficaria impossibilitado de arquivar novos documentos. Assim, para atender à demanda das unidades por transferência e recolhimento de documentos, alguma solução precisa ser adotada em relação ao espaço disponível para essa finalidade. Nessa situação, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta quanto às possíveis melhores soluções para o caso concreto:
I – Disponibilização de mais instalações físicas para essa finalidade, em virtude de reorganização interna ou recebimento de espaço físico de outro departamento; II – Realização de obra para expandir as instalações físicas atuais, reformando o mesmo local ou construindo um novo arquivo para essa finalidade; III – Manutenção do espaço físico, após a eliminação de documentos, respeitada a tabela de temporalidade – alguns diretamente, outros após microfilmagem; IV – Otimização do armazenamento no espaço, com o melhor aproveitamento de uso de cada caixa, da quantidade de caixas por estante, da quantidade de estantes no ambiente (otimização horizontal) ou da altura das estantes (otimização vertical).
Escolha uma:
a. F, V, F, F;
b. V, F, F, F;
c. F, V, V, V;
d. V, V, V, V.
Questão 8
Resposta salva
Vale 10,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
No que concerne aos tipos de licitação, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. No tipo menor preço, a administração é orientada a escolher a proposta de melhor preço, o que não se confunde com o menor valor monetário, pois existem hipóteses em que pagar o valor mais elevado traz maiores vantagens à administração.
b. No tipo maior lance, a administração escolhe a proposta de maior valor, situação que ocorre em alienações de seus bens e direitos, geralmente através da modalidade leilão.
c. No tipo técnica e preço, o vencedor é escolhido quando a variação de qualidade da prestação refletir na satisfação das necessidades do Estado, fazendo-se uma análise do preço e da qualidade do bem ou serviço que será prestado.
d. No tipo melhor técnica, o critério de escolha é a qualidade do produto a ser adquirido ou do serviço a ser prestado, independentemente do preço.
A habilitação dos interessados em participar da licitação poderá ser realizada com base ___________. Já a classificação das propostas deve atender ___________, de acordo __________. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. no tipo e na modalidade adotada; aos aspectos jurídicos, de qualificação fiscal e trabalhista e de regularidade técnica e econômico-financeira; com os detalhes da lei e do edital;
b. em aspectos jurídicos, de qualificação fiscal e trabalhista e de regularidade técnica e econômico-financeira; ao tipo e à modalidade adotada; com os detalhes da lei e do edital;
c. no tipo e na modalidade adotada; aos detalhes previstos na lei e no edital; com os aspectos jurídicos, de regularidade fiscal e trabalhista e de qualificação técnica e econômico-financeira;
d. em aspectos jurídicos, de regularidade fiscal e trabalhista e de qualificação técnica e econômico-financeira; aos detalhes da lei e do edital; com o tipo e a modalidade adotada.
No que se refere aos passos da fase interna de um procedimento de licitação com base na Lei no 8.666/93, marque a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O primeiro passo da fase interna consiste na verificaçãoda necessidade pública a ser atendida, seguida da autorização para autuar o correspondente processo.
b. As especificações do objeto serão denominadas Termo de Referência, se pregão, ou Projeto Básico, se outra modalidade, e, em caso de obras, conterão as soluções técnicas suficientemente detalhadas para sua utilização na elaboração do Projeto Executivo.
c. Uma ampla pesquisa no mercado relevante deve ser realizada para a melhor avaliação do valor esperado, prescindida a prévia indicação dos recursos orçamentários para cobrir as despesas correspondentes.
d. O último passo da fase interna consiste na elaboração do edital, de forma clara, precisa e objetiva, contemplando os aspectos definidos em lei.
	Avaliar
	90,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo quanto à natureza jurídica dos consórcios públicos e assinale a sequência correta:
I – O consórcio público com personalidade jurídica de direito público constitui associação pública de natureza autárquica com a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções.
II – O consórcio público com personalidade jurídica de direito privado constitui sociedade privada sem fins econômicos com o atendimento dos requisitos da legislação civil, devendo, contudo, observar as normas de direito público quanto à realização de licitação, celebração de contratos, prestação de contas e admissão de seus empregados públicos regidos pela CLT.
III – Independentemente de adquirir personalidade jurídica de direito público ou privado, o consórcio público integra a Administração Indireta de todos os Entes consorciados.
Escolha uma:
a. F, F, V.
b. V, F, V.
c. V, V, F. 
d. F, V, F.
Feedback
Resposta: letra “C”.
O consórcio público só integra a Administração Indireta de todos os Entes consorciados quando adquirir personalidade jurídica de direito público, sequer integrando a Administração Pública na hipótese de adquirir personalidade jurídica de direito privado. Os demais itens encontram-se em conformidade com o estudado (Módulo 2; Unidade 3; Fundamento, Natureza e Atuação).
A resposta correta é: V, V, F..
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
É possível a União celebrar convênios com entidades privadas sem fins lucrativos que, em suas relações anteriores com o Ente, tenham incorrido na conduta de:
Escolha uma:
a. Omissão no dever de prestar contas.
b. Descumprimento justificado do objeto de termo de parceria. 
c. Desvio de finalidade na aplicação dos recursos transferidos.
d. Ocorrência de dano ao Erário.
Feedback
Resposta: letra “B”.
Conforme o art. 2º, V, do Decreto nº 6.170/07, a vedação à celebração de convênios contempla a conduta de descumprimento injustificado do objeto de convênios, contratos de repasse ou termos de parceria. Assim, caso apenas anterior termo de parceria tenha sido justificadamente descumprido, é possível a União celebrar convênios com essa entidade. As demais hipóteses reproduzem adequadamente a vedação constante no referido dispositivo (Módulo 2, Unidade 2, Convênios, Vedações).
A resposta correta é: Descumprimento justificado do objeto de termo de parceria..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Os Entes consorciados comprometem-se a fornecer os recursos financeiros necessários à realização de despesas do consórcio público por meio de contrato de rateio, que é o único instrumento hábil para essa entrega de recursos ao consórcio.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Contrato de rateio constitui o compromisso de os Entes consorciados fornecerem os recursos financeiros necessários à realização de despesas do consórcio público. Assim, é o único instrumento hábil para os Entes consorciados entregarem recursos ao consórcio (Módulo 2, Unidade 3, Contrato de Rateio).
A resposta correta é: Os Entes consorciados comprometem-se a fornecer os recursos financeiros necessários à realização de despesas do consórcio público por meio de contrato de rateio, que é o único instrumento hábil para essa entrega de recursos ao consórcio. → Verdadeiro.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à aplicação do contrato de gestão, uma Agência Executiva só não pode:
Escolha uma:
a. Ter celebrado contrato de gestão com periodicidade semestral, estabelecendo objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, os recursos necessários e os critérios e instrumentos para a avaliação do cumprimento. 
b. Realizar uma compra ou serviço comum de até R$ 16.000,00 por contratação direta.
c. Ter recebido essa qualificação em virtude de ter celebrado Contrato de Gestão com o respectivo Ministério supervisor e possuir plano estratégico de reestruturação e de desenvolvimento institucional em andamento.
d. Realizar uma obra ou serviço de engenharia de até R$ 30.000,00 por contratação direta.
Feedback
Resposta: letra “A”.
A Agência Executiva não pode ter celebrado contrato de gestão com periodicidade semestral, já que o art. 52, § 1º, da Lei nº 9.649/98 exige uma periodicidade mínima anual. As demais alternativas estão corretas, conforme o art. 51, caput, da Lei nº 9.649/98, e o art. 24, I, II e § 1º, da Lei nº 8.666/93 (Módulo 2, Unidade 1, Contrato de Gestão, Para Agências Executivas).
A resposta correta é: Ter celebrado contrato de gestão com periodicidade semestral, estabelecendo objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, os recursos necessários e os critérios e instrumentos para a avaliação do cumprimento..
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
O contrato de programa não deve atender à exigência de:
Escolha uma:
a. Atendimento à legislação de concessões e permissões de serviços públicos.
b. Previsão de procedimentos que garantam a transparência da gestão econômica e financeira de cada serviço em relação a cada um de seus titulares.
c. Atendimento à legislação de regulação dos serviços a serem prestados, especialmente quanto ao cálculo das tarifas.
d. Atribuição ao contratado do exercício de poderes de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços por ele próprio prestados. 
Feedback
Resposta: letra “D”.
É vedado atribuir ao contratado o exercício de poderes de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços por ele próprio prestados, sendo nula cláusula do contrato de programa nesse sentido. Assim, a assertiva se equivoca ao afirmar que o contrato de programa deve atender à exigência de atribuição desses poderes ao contratado. As demais alternativas estão adequadas ao conteúdo ministrado no curso (Módulo 2, Unidade 3, Contrato de Programa).
A resposta correta é: Atribuição ao contratado do exercício de poderes de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços por ele próprio prestados..
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Caso a União necessite de um instrumento administrativo, de interesse recíproco, por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, deve se valer de um contrato de repasse.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Conforme o art. 1º, § 1º, II, do Decreto nº 6.170/07, contrato de repasse é o instrumento administrativo, de interesse recíproco, por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, que atua como mandatário da União (Módulo 2, Unidade 2, Contrato de Repasse).
A resposta correta é: Caso a União necessite de um instrumento administrativo, de interesse recíproco, por meio do qual a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, deve se valer de um contrato de repasse. → Verdadeiro.
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00Marcar questão
Texto da questão
A aplicação do contrato de gestão para _________ foi a pioneira, já que precedeu a Emenda Constitucional nº 19/98 e a Lei nº 9.649/98. O objetivo desta aplicação é diverso das demais aplicações, já que _________ a autonomia da organização mediante a fixação de metas a serem atingidas. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. Organizações Sociais, limita. 
b. Órgãos e entidades públicas; amplia.
c. Organizações Sociais; amplia.
d. Agências Executivas; limita.
Feedback
Resposta: letra “A”.
A aplicação do contrato de gestão para as Organizações Sociais foi a pioneira, já que a Lei nº 9.637/98 foi editada duas semanas antes da Emenda Constitucional nº 19/98 e três semanas antes da Lei nº 9.649/98. O objetivo desse tipo de contrato de gestão é diverso das demais aplicações: limita-se a autonomia de organização privada sem fins lucrativos mediante a fixação de metas a serem atingidas, que usará, em contrapartida, recursos orçamentários, financeiros, materiais ou humanos públicos (Módulo 2, Unidade 1, Contrato de Gestão, Para Organizações Sociais).
A resposta correta é: Organizações Sociais, limita..
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Pode ser celebrado termo de execução descentralizada visando ao ressarcimento de despesas entre um órgão integrante do Orçamento Fiscal e uma entidade integrante do Orçamento da Seguridade Social, embora admitida nessa hipótese a dispensa da formalização do instrumento.
	Resposta 1
Feedback
Resposta: Verdadeiro.
Conforme vimos, termo de execução descentralizada é o instrumento por meio do qual é ajustada a descentralização de crédito entre órgãos e/ou entidades integrantes dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, para execução de ações de interesse da unidade orçamentária descentralizadora e consecução do objeto previsto no programa de trabalho, respeitada fielmente a classificação funcional programática. Nessa linha, a celebração de termo de execução descentralizada deve atender à execução da descrição da ação orçamentária prevista no programa de trabalho e pode ter como finalidade o ressarcimento de despesas entre as unidades, admitida a dispensa da formalização do instrumento para essa finalidade (Módulo 2, Unidade 2, Termo de Execução Descentralizada).
A resposta correta é: Pode ser celebrado termo de execução descentralizada visando ao ressarcimento de despesas entre um órgão integrante do Orçamento Fiscal e uma entidade integrante do Orçamento da Seguridade Social, embora admitida nessa hipótese a dispensa da formalização do instrumento. → Verdadeiro.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A extinção do contrato de consórcio público depende de ________. Nesse caso, as obrigações já constituídas ________ prejudicadas. Qual alternativa completa corretamente as lacunas no texto acima?
Escolha uma:
a. Instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por todos os Entes consorciados; são.
b. Lei de cada Ente consorciado, mediante ratificação da assembleia geral; não são. 
c. Instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por todos os Entes consorciados; não são.
d. Lei de cada Ente consorciado, mediante ratificação da assembleia geral; são.
Feedback
Resposta: letra “C”.
A alteração ou extinção de contrato de consórcio público depende de instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por todos os entes consorciados. Nesse caso, as obrigações já constituídas não são prejudicadas. Tanto é que os contratos de programa continuam vigentes e só são extintos após o prévio pagamento das indenizações eventualmente devidas (Módulo 2, Unidade 3, Retirada de Ente e Alteração ou Extinção do Consórcio).
A resposta correta é: Instrumento aprovado pela assembleia geral, ratificado mediante lei por todos os Entes consorciados; não são..
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo quanto à relação entre contrato, convênio e consórcio público e marque a sequência correta:
I – Nos contratos, via de regra precedido de licitação, o Estado almeja atender a uma necessidade pública e o particular deseja auferir lucro, só podendo ser rescindido nas hipóteses previstas em lei.
II – Nos convênios, os quais não dependem de prévia licitação ou autorização legislativa, as partes cooperam para o alcance dos interesses comuns, podendo ser denunciado a qualquer tempo, com uma das partes abandonando a cooperação, que permanece em vigor se remanescer ao menos dois integrantes.
III - Nos consórcios públicos, as partes formam uma pessoa jurídica autônoma, o que não ocorre nos convênios e nos contratos.
Escolha uma:
a. V, V, F.
b. V, V, V. 
c. F, F, V.
d. F, F, F.
Feedback
Resposta: letra “B”.
Todas as colunas encontram-se em consonância com o que estudamos no curso. Deveras, os ajustes convênios e contratos diferenciam-se pelos interesses das partes envolvidas. Nestes o Estado almeja atender à necessidade pública, o particular deseja auferir lucro e o contrato, via de regra precedido de licitação, só pode ser rescindido nas hipóteses previstas na lei. Por sua vez, naqueles as partes cooperam para o alcance dos interesses comuns e o convênio, que não depende de prévia licitação ou autorização legislativa, pode ser denunciado a qualquer tempo, com uma das partes abandonando a cooperação, que permanece em vigor se ainda remanescer ao menos dois integrantes. Os convênios diferenciam-se, outrossim, dos consórcios públicos que veremos na última unidade deste módulo, uma vez que nestes as partes formam uma pessoa jurídica autônoma e naqueles (bem como nos contratos) essa constituição não ocorre (Módulo 2, Unidade 2, Convênio). Unidade 3, Consórcio Público.
A resposta correta é: V, V, V..
Parte inferior do formulário

Continue navegando