Buscar

Revisão para AV1 de Gestão de processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão de processos
Definição de processos – É um conjunto definidos de passos para a realização de uma tarefa.
Quaisquer atividades que recebem entradas (inputs) e as transformam em saídas (outputs) podem ser consideradas como um processo.
Características de processos – São atividades coordenadas que envolvem: Pessoas; Procedimentos; Recursos e Tecnologia. Estes processos afetam a capacidade da empresa ser realizada de várias maneiras distintas com resultados que afetam o custo, valr, serviço ou qualidade.
Stakeholder – (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos,administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.
TQC (Total Quality Control) – É um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto.
TQM (Total Quality Management) – Consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
Vantagens – Estimula o crescimento da produtividade, faz crescer a satisfação e a confiança dos consumidores, e possível acessar cada vez mais mercados de modo eficaz.
CRM (Custom Relationship Management) – É um sistema integrado de gestão cujo foco é o cliente. Este software especializado trabalha com o gerenciamento do relacionamento com os clientes através do conhecimento de seus hábitos, preferenciais, necessidades de consumo e expectativas. Sua principal função é fidelizar seus clintes.
PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) – O processo visa estimular o desenvolvimento do país, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Downsizing – Conhecido como “achatamento”, é uma técnica conhecida que visa a eliminação de processos desnecessários que engessam a empresa e atrapalham a tomada de decisão, tornando a empresa mais ágil e competitiva.
Objetivos – redução de custos, rapidez na tomada de decisão, comunicação menos distorcida e mais rápida.
Empowerment – É um conceito da administração que significa descentralização de poderes, ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa.
Vantagens – Por ter um propósito de descentralização pode promover novos líderes gerando oportunidades novas. Por partilhar a liderança, as pessoas se sentem motivadas a mudar.
Reengenharia – A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente. 
Como funciona? 
De forma simples e objetiva, a metodologia de implementação de processos de reengenharia pode-se estruturar em quatro fases, são elas: 
Preparação: Listar todos os processos da organização, selecionar aqueles que serão redefinidos e viabilizar os recursos necessários para esta atividade; 
Planejamento: Garantir os recursos necessários: tempo, dinheiro e pessoas; estruturar as equipes de trabalho e distribuir as tarefas entre seus membros; 
Implementação: Analisar os processos selecionados (responsável, envolvidos, pontos fracos e pontos fortes), reinventar o processo, avaliar o impacto das mudanças e implementá-lo;
 Avaliação: Medir e comunicar os resultados obtidos, controlar o processo como um todo e gerir o impacto das alterações efetuadas em outros processos. 
Segundo José Carlos Rodrigues Junior afirma em seu artigo, a reengenharia introduz mudanças significativas em três níveis gerenciais da organização, são eles: 
operacional, de gestão de processos e de gestão de negócios. Veja abaixo cada um deles detalhadamente: 
Operacional – as pessoas passam a trabalhar em equipes multifuncionais e as relações hierárquicas, que geralmente criam conflitos são eliminadas. O excesso de hierarquias, com grande diluição de responsabilidade, torna o processo decisório lento e burocratizado; 
Gestão de processos – neste nível, ocorrem as maiores mudanças no que tange a aplicação das inovações tecnológicas. Os processos são todos integrados e informatizados; 
Gestão de negócios – neste nível ocorrem as maiores mudanças na empresa. Rompem-se as barreiras com clientes e fornecedores, e todos integrados, repensam os negócios, e até criam novos negócios e produtos.
Adhocracia - A Adhocracia é um termo criado por Alvin Tofler e popularizado por Robert Waterman, no livro “Adhocracy – The Power to Change“. É um termo utilizado na Teoria das Organizações, que estabelece modelos de gestão de empresas baseadas em projetos não-permanentes. 
É caracterizada pela utilização de grupos e equipes multidisciplinares, que cooperam entre si para o atingimento de um determinado objetivo. Em outras palavras, Adhocracia é um sistema temporário, variável e adaptativo, que está relacionado com o estabelecimento de um grupo de pessoas, com habilidades, profissões e conhecimentos diferentes, porém complementares, que são reunidas para resolver determinados tipos de problemas organizacionais. Alguns pensadores da Administração a consideram uma boa opção à tradicional e já estabelecida departamentalização. 
Benchmarking – Consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking e as cargas usadas são chamadas de benchmarks.
O processo de benchmarking não se limita à simples identificação das melhores práticas; também contempla, por exemplo, a sua divulgação por intermédio das diversas técnicas de marketing.
Just in time – É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.
O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implementado, o stock de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
Gestão de processos 
1- Assinale a opção que apresenta a característica da adhocracia: 
B) Equipes autogerenciáveis ou auto-administrativas. 
2 - Assinale a alternativa que não constitui uma razão para utilizar o beachmarking:
 B) Baseada na história ou no sentimento interno. 
3 - As abordagens contemporâneas como beachmarking a reengenharia e o just in time... 
D) Ampliou-se na influência das decisões estratégicas e nas análises ambientais. 
4 - A técnica ou filosofia de trabalho que elimina o desperdício e o trabalho que não agrega valor ao produto... 
D) qualidade total 
5 - Em busca de maior competitividade no mercado globalizado... 
B) Agregar valor ao produto, é fundamental conhecer o cliente 
6 - Atualmente a importância de medir o desempenho... 
C) 1 e 2 estão corretas 
7 - intervenção de melhoria...
A) processo com baixo resultado ao cliente. 
8 - O primeiro passo para identificar o processo é descobrir oq fazem como empresa... 
A) Processos críticos

Continue navegando